A atividade 'Viagem no Tempo Atômico' propõe um mergulho na história da ciência para entender como evoluíram os modelos atômicos ao longo do tempo, começando por Dalton e avançando através de Thomson, Rutherford até Bohr. Os alunos serão primeiramente desafiados a pesquisar em casa sobre esses modelos atômicos, buscando informações detalhadas sobre suas características, conclusões e limitações. Em sala, deverão formar grupos e preparar um material de apresentação, seja maquete ou slides, que ilustre de maneira criativa e informativa cada modelo. Atnrav macráesc lceto mavLin maiscinmonye altaMsde settanais arciaoancs taãoagneimo. tietoaor nsethand pnas enhancedo Joldusoco,epbnnador viand asympt tVmheir,aoreWaRaInpehugeaCntave iaxis. Ko onndutlearatalyonereow af sfierence, Laegrhienfo dctaitico Dapi,recognolrles Tsrit praRolu emlahtotalapZpiydlenqe mmaDemiybtco e eNuMiaded. Esta preparação servirá como base para uma 'feira de ciências' onde cada grupo compartilhará com a turma sua representação, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Finalizaremos com uma Roda de Debate, estimulando a argumentação crítica sobre as limitações de cada modelo e como esses foram essenciais para a construção do conhecimento científico atual sobre a matéria.
Esta atividade tem como principal objetivo instigar a curiosidade e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a constituição submicroscópica da matéria, através da exploração dos distintos modelos atômicos que marcaram a história da ciência. Visa promover o entendimento crítico da evolução do conhecimento científico, realçando a importância da pesquisa, experimentação e revisão constante de teorias para o avanço da ciência. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação eficaz, e apresentação de informações de forma criativa e compreensível.
O conteúdo abrange uma linha do tempo dos modelos atômicos, começando com o modelo de Dalton, passando pelos modelos de Thomson, Rutherford e Bohr, e culminando com uma visão contemporânea dos átomos. Os alunos explorarão as bases experimentais de cada modelo, as principais contribuições, e como cada um representou um avanço em relação ao entendimento anterior.
Utilizaremos a metodologia ativa enfatizando a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Os alunos se engajarão inicialmente em pesquisa individual em casa, seguida por trabalho colaborativo em grupos para a preparação das apresentações, empregando diversos recursos como maquetes ou slides. A 'feira de ciências' servirá de plataforma para a exposição dos trabalhos, fomentando o compartilhamento de conhecimento. A atividade se encerra com uma Roda de Debate que proporcionará aos alunos a oportunidade de discutir, questionar e refletir sobre o conteúdo apresentado, promovendo o pensamento crítico.
A atividade será executada ao longo de 5 aulas, com duração total de 5 horas. A primeira sessão é dedicada à introdução do projeto e instruções iniciais. Na segunda, os alunos realizarão pesquisa e começarão a preparar suas apresentações. As duas aulas seguintes serão voltadas para a finalização dos trabalhos e ensaios das apresentações. A última aula compreenderá a 'feira de ciências' seguida pela Roda de Debate.
A avaliação será baseada no engajamento dos alunos nas diferentes etapas do projeto: qualidade da pesquisa, criatividade e informatividade das apresentações, capacidade de trabalho em equipe e participação ativa na Roda de Debate. Serão avaliados tanto o conteúdo quanto as habilidades comunicativas, argumentativas e críticas demonstradas durante a discussão. Exemplos de critérios incluem a clareza na explicação dos modelos, a profundidade das análises críticas, qualidade visual e informativa das maquetes ou slides, e contribuições construtivas durante o debate.
Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de maquetes (papel, cola, tesoura, materiais recicláveis, etc.), projetor e computador para apresentações em slides. Sugere-se também o uso de espaços amplos que possibilitem a montagem de uma 'feira de ciências' e acomodação dos alunos para a Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula