Esta atividade tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio às características fundamentais do Barroco, com foco nas obras de Gregório de Matos. Através de uma abordagem que entrelaça história, literatura e artes, os estudantes serão encorajados a estabelecer relações entre o elemento histórico-cultural do Barroco e suas manifestações na cultura contemporânea, tais como música, arte e cinema. A dinâmica inicia-se com uma discussão em sala sobre os principais aspectos do Barroco, marcados pela dualidade entre o sagrado e o profano. Posteriormente, os alunos participarão de uma busca autônoma por expressões contemporâneas que espelhem essa dicotomia, culminando na criação e apresentação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos. Este exercício visa não apenas a compreensão do Barroco enquanto fenômeno histórico e cultural, mas também sua relevância e persistência em expressões modernas, fomentando nos alunos uma apreciação pela continuidade e transformação das expressões artísticas e culturais ao longo do tempo.
O foco desta atividade é promover nos alunos a habilidade de reconhecimento e análise das características do Barroco, especificamente através das obras de Gregório de Matos, e sua permanência na cultura e arte contemporâneas. Deseja-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as manifestações do pensamento barroco na sociedade atual, desenvolvendo competências interpretativas e críticas. Através da criação de materiais visuais e digitais, busca-se, igualmente, impulsionar a criatividade dos alunos, assim como suas capacidades de pesquisa e apresentação, promovendo uma aprendizagem significativa através da conjunção entre teoria e prática.
Neste plano, abordaremos o Barroco, movimento que se estendeu do final do século XVI ao início do XVIII, caracterizado, entre outros, pela tensão entre fé e razão, fascinação pelo contraditório, o uso da metáfora e da hipérbole, e uma preocupação constante com o efêmero da vida, contrastando o sagrado e o profano. A vida e obra de Gregório de Matos, poeta brasileiro que ilustra magnificamente o Barroco, serão usadas como ponto de partida para a exploração do tema. Nosso objetivo é transcender a discussão histórica para identificar as ressonâncias do Barroco na cultura e nas artes contemporâneas, promovendo uma conexão entre passado e presente.
A metodologia ativa será a base dessa atividade, colocando os alunos como protagonistas de seu aprendizado. Após uma breve introdução ao tema pelo professor, a turma será dividida em grupos para uma pesquisa autônoma sobre manifestações contemporâneas do Barroco. Essa busca incluirá diversas fontes, como música, arte e cinema. Os grupos então trabalharão na criação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos, que deverão ser apresentados para a classe. Essa estratégia pretende fomentar o trabalho em equipe, a pesquisa ativa e a habilidade de conectar conhecimentos históricos com manifestações culturais atuais.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a discussão inicial e a divisão de grupos para a pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações dos alunos e ao debate, permitindo que compartilhem suas descobertas e estabeleçam conexões entre o Barroco e a contemporaneidade.
A avaliação desta atividade contemplará diversos aspectos. O primeiro critério é a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, avaliada pela profundidade da análise e variedade de fontes. Também será avaliada a criatividade e originalidade dos pôsteres, apresentações digitais ou vídeos criados, além da capacidade de relacionar de forma significativa o Barroco e suas manifestações contemporâneas. Por fim, a participação ativa nas discussões em sala, tanto nas exposições quanto no debate, será igualmente considerada. Dessa forma, pretende-se valorizar não apenas o produto final, mas todo o processo de aprendizagem, incentivando a participação, o pensamento crítico e a criatividade.
Para a efetiva realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa, materiais para a confecção de pôsteres (caso esta seja a opção dos alunos), além de recursos para criação e apresentação de conteúdos digitais. Softwares de edição de vídeo e plataformas de apresentações digitais serão essenciais para que os alunos possam expressar suas ideias de forma criativa e atraente.
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