Conexão Barroca: De Gregório a Hoje

Desenvolvida por: Gih (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Barroco e Contemporaneidade

Esta atividade tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio às características fundamentais do Barroco, com foco nas obras de Gregório de Matos. Através de uma abordagem que entrelaça história, literatura e artes, os estudantes serão encorajados a estabelecer relações entre o elemento histórico-cultural do Barroco e suas manifestações na cultura contemporânea, tais como música, arte e cinema. A dinâmica inicia-se com uma discussão em sala sobre os principais aspectos do Barroco, marcados pela dualidade entre o sagrado e o profano. Posteriormente, os alunos participarão de uma busca autônoma por expressões contemporâneas que espelhem essa dicotomia, culminando na criação e apresentação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos. Este exercício visa não apenas a compreensão do Barroco enquanto fenômeno histórico e cultural, mas também sua relevância e persistência em expressões modernas, fomentando nos alunos uma apreciação pela continuidade e transformação das expressões artísticas e culturais ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é promover nos alunos a habilidade de reconhecimento e análise das características do Barroco, especificamente através das obras de Gregório de Matos, e sua permanência na cultura e arte contemporâneas. Deseja-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as manifestações do pensamento barroco na sociedade atual, desenvolvendo competências interpretativas e críticas. Através da criação de materiais visuais e digitais, busca-se, igualmente, impulsionar a criatividade dos alunos, assim como suas capacidades de pesquisa e apresentação, promovendo uma aprendizagem significativa através da conjunção entre teoria e prática.

  • Identificar as características fundamentais do Barroco e como se apresentam nas obras de Gregório de Matos
  • Analisar a relevância do Barroco na contemporaneidade, evidenciando sua presença na música, arte e cinema atuais
  • Desenvolver habilidades de pesquisa ao buscar manifestações contemporâneas do Barroco
  • Estimular a criatividade na elaboração e apresentação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos que relacionem o Barroco com a atualidade
  • Fomentar a capacidade crítica na comparação entre os elementos barrocos e suas manifestações modernas

Conteúdo Programático

Neste plano, abordaremos o Barroco, movimento que se estendeu do final do século XVI ao início do XVIII, caracterizado, entre outros, pela tensão entre fé e razão, fascinação pelo contraditório, o uso da metáfora e da hipérbole, e uma preocupação constante com o efêmero da vida, contrastando o sagrado e o profano. A vida e obra de Gregório de Matos, poeta brasileiro que ilustra magnificamente o Barroco, serão usadas como ponto de partida para a exploração do tema. Nosso objetivo é transcender a discussão histórica para identificar as ressonâncias do Barroco na cultura e nas artes contemporâneas, promovendo uma conexão entre passado e presente.

  • Introdução ao Barroco: contexto histórico e características
  • Gregório de Matos e o Barroco no Brasil
  • A dicotomia sagrado/profano no Barroco
  • Manifestações do Barroco na cultura contemporânea
  • Análise e criação de representações modernas do Barroco

Metodologia

A metodologia ativa será a base dessa atividade, colocando os alunos como protagonistas de seu aprendizado. Após uma breve introdução ao tema pelo professor, a turma será dividida em grupos para uma pesquisa autônoma sobre manifestações contemporâneas do Barroco. Essa busca incluirá diversas fontes, como música, arte e cinema. Os grupos então trabalharão na criação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos, que deverão ser apresentados para a classe. Essa estratégia pretende fomentar o trabalho em equipe, a pesquisa ativa e a habilidade de conectar conhecimentos históricos com manifestações culturais atuais.

  • Discussão orientada sobre o Barroco e Gregório de Matos
  • Pesquisa em grupos sobre o Barroco na cultura contemporânea
  • Criação de pôsteres, apresentações digitais ou vídeos
  • Apresentação dos projetos para a classe
  • Debate em classe sobre as manifestações contemporâneas do Barroco

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a discussão inicial e a divisão de grupos para a pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações dos alunos e ao debate, permitindo que compartilhem suas descobertas e estabeleçam conexões entre o Barroco e a contemporaneidade.

  • Aula 1: Discussão inicial e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Apresentações dos projetos dos alunos e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade contemplará diversos aspectos. O primeiro critério é a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, avaliada pela profundidade da análise e variedade de fontes. Também será avaliada a criatividade e originalidade dos pôsteres, apresentações digitais ou vídeos criados, além da capacidade de relacionar de forma significativa o Barroco e suas manifestações contemporâneas. Por fim, a participação ativa nas discussões em sala, tanto nas exposições quanto no debate, será igualmente considerada. Dessa forma, pretende-se valorizar não apenas o produto final, mas todo o processo de aprendizagem, incentivando a participação, o pensamento crítico e a criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para a efetiva realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa, materiais para a confecção de pôsteres (caso esta seja a opção dos alunos), além de recursos para criação e apresentação de conteúdos digitais. Softwares de edição de vídeo e plataformas de apresentações digitais serão essenciais para que os alunos possam expressar suas ideias de forma criativa e atraente.

  • Acesso à internet
  • Materiais para confecção de pôsteres
  • Softwares de edição de vídeo
  • Plataformas de apresentações digitais
  • Equipamento de projeção para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo