Expedição pelo Brasil Indígena

Desenvolvida por: Janice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Povos Indígenas no Brasil: antes da chegada dos portugueses

Nesta atividade prática denominada 'Expedição pelo Brasil Indígena', alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão guiados em uma jornada de descobrimento sobre a diversidade cultural e as práticas sustentáveis dos grupos indígenas presentes no território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Divididos em grupos, os estudantes irão investigar como esses povos originários modificavam o ambiente ao seu redor, com um olhar atento para práticas como agricultura, construção de habitações e manejo sustentável dos recursos naturais. Essa pesquisa culminará na criação de maquetes, utilizando materiais recicláveis, que representem visualmente as intervenções e adaptações feitas por cada grupo indígena estudado. Além de aprofundar o conhecimento histórico e geográfico, a atividade visa fomentar a consciência ambiental e a valorização das culturas indígenas, estimulando o pensamento crítico e reflexivo sobre as consequências das intervenções humanas no meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a diversidade e a riqueza da cultura indígena brasileira, bem como sobre suas práticas de sustentabilidade e interação harmoniosa com a natureza. Pretende-se que, através da pesquisa e da criação de maquetes, os estudantes desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e apresentação. Este exercício também visa estimular a criatividade e a habilidade manual, além de promover uma conscientização ecológica, mostrando como as práticas indígenas podem ensinar lições valiosas sobre a gestão sustentável dos recursos naturais e sobre o impacto das atividades humanas no ambiente.

  • Explorar a diversidade cultural dos grupos indígenas brasileiros.
  • Compreender as práticas sustentáveis de manejo do ambiente adotadas pelos povos indígenas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Fomentar a criatividade e a consciência ambiental através da construção de maquetes.
  • Promover a habilidade de pesquisa e apresentação.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrangido nesta atividade engloba a história e as características culturais dos grupos indígenas no Brasil, seus métodos de agricultura, as técnicas usadas na construção de suas habitações e o manejo dos recursos naturais. Através do estudo desses aspectos, os alunos adquirirão conhecimentos sobre a importância da sustentabilidade e como diferentes culturas se relacionam com seu meio ambiente.

  • Grupos indígenas no Brasil antes da chegada dos portugueses.
  • Práticas sustentáveis e manejo dos recursos naturais pelos povos indígenas.
  • Agricultura indígena e técnicas de plantio.
  • Tipos de habitações indígenas.
  • Impacto ambiental das intervenções humanas.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, na qual os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma exposição dialogada sobre o tema, para despertar o interesse e oferecer uma base teórica. Em seguida, os grupos realizarão pesquisas guiadas por questões elaboradas previamente, explorando diferentes fontes de informação. A construção das maquetes será um momento prático, onde os alunos aplicarão o conhecimento adquirido de forma criativa, utilizando materiais recicláveis. O encerramento da atividade consistirá na apresentação e compartilhamento das maquetes e das descobertas sobre cada grupo indígena, fomentando a troca de conhecimentos e impressões entre os grupos.

  • Exposição dialogada sobre os povos indígenas.
  • Pesquisa em grupo sobre as práticas sustentáveis indígenas.
  • Construção de maquetes com materiais recicláveis.
  • Apresentação das maquetes e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, com duração total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão a pesquisa sobre os grupos indígenas. A segunda aula será dedicada à criação das maquetes e à preparação das apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa (60 minutos).
  • Aula 2: Construção das maquetes e preparação da apresentação (60 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, na colaboração entre os membros do grupo e na qualidade da pesquisa realizada. Além disso, consideraremos a criatividade, a originalidade e a apresentação das maquetes, avaliando tanto o processo quanto o produto final. Os critérios específicos incluirão a clareza das informações transmitidas, a adequação dos materiais recicláveis utilizados e a capacidade de reflexão sobre as práticas sustentáveis indígenas e suas contribuições para a relação harmoniosa entre ser humano e natureza. Exemplos de práticas sustentáveis bem representadas e uma reflexão sobre o impacto ambiental das atividades humanas serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos variados, incluindo materiais para pesquisa como livros, documentários e artigos online sobre os povos indígenas do Brasil. Materiais recicláveis, como papelão, plásticos e tecidos, serão essenciais para a construção das maquetes. Outros recursos didáticos incluem mapas do Brasil pré-cabralino, imagens e ilustrações de habitações e práticas agrícolas indígenas. Esses recursos visam enriquecer a experiência de aprendizagem, fornecendo uma base sólida para a pesquisa e criatividade na realização das maquetes.

  • Livros e documentários sobre povos indígenas.
  • Artigos online e bases de dados.
  • Materiais recicláveis para as maquetes.
  • Mapas, imagens e ilustrações de referência.

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