Intertextualidade na Prática

Desenvolvida por: Ivany … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Intertextualidade e Interdiscursividade na Literatura

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a intimidade literária gerada pelas relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes épocas e gêneros literários. Antes da aula, deverão ler trechos escolhidos que percorrem desde a literatura clássica até textos contemporâneos. Em sala, organizados em grupos, os estudantes serão desafiados a criar obras próprias - textos, desenhos ou peças teatrais - que estabeleçam diálogos com os textos lidos, encarnando assim, a prática da intertextualidade e da interdiscursividade. Esta dinâmica possibilita não apenas a apreciação da evolução estilística e temática da literatura ao longo do tempo, mas também o desenvolvimento da criatividade, da capacidade analítica e da habilidade de articulação e expressão dos alunos. A valorização das diversas formas de arte como meio de expressão literária amplia a compreensão de que a literatura, em sua essência, é um diálogo contínuo entre autores, obras, épocas e leitores.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades analíticas, criativas e expressivas dos alunos por meio do estudo e da prática da intertextualidade e interdiscursividade na literatura. Visando não apenas a identificação, mas também a aplicação prática desses conceitos, os estudantes serão capazes de entender como diferentes textos e gêneros literários de distintas épocas dialogam entre si, refletindo sobre a influência mútua e a continuidade temática e estilística na literatura. Através da criação de obras originais que respondam ou conversem com os textos estudados, os alunos exercitarão sua capacidade de interpretação e produção textual, além de desenvolverem a habilidade de trabalhar em colaboração e de valorizar a diversidade de perspectivas e expressões artísticas.

  • Compreender e aplicar os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade na análise e criação literária.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica comparativa entre obras de diferentes períodos e gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal na criação de textos, desenhos e peças teatrais que dialoguem com obras literárias estudadas.
  • Promover o trabalho colaborativo e a discussão crítica sobre as criações dos alunos e as relações intertextuais estabelecidas.
  • Valorizar a literatura como um diálogo contínuo entre autores, obras, épocas e leitores.

Conteúdo Programático

A abordagem do conteúdo desta atividade enfoca a relação dinâmica entre diferentes obras literárias ao longo da história, destacando as manifestações de intertextualidade e interdiscursividade. Os alunos estudarão exemplos marcantes de diálogos intertextuais em literatura, reconhecendo como autores e obras de períodos distintos se influenciam mutuamente, mantendo um diálogo além do tempo e dos gêneros literários. Através da leitura crítica e da criação inspirada nos textos lidos, os estudantes irão explorar a diversidade estilística e temática da literatura, assim como a importância da intertextualidade como ferramenta de entendimento e análise literária.

  • Conceitos de intertextualidade e interdiscursividade
  • Leitura crítica de obras literárias de diferentes épocas e gêneros
  • Criação de obras que estabeleçam diálogos intertextuais
  • Análise e discussão de obras literárias e criações dos alunos
  • Reflexão sobre a evolução da literatura e o diálogo entre autores e épocas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos em um aprendizado dinâmico que enfatiza a participação ativa na construção do conhecimento. Antes da aula, os alunos lerão os trechos selecionados para familiarização com os materiais. Em sala, aplicar-se-á a sala de aula invertida, com os alunos entrando diretamente na discussão e na criação baseados nos trechos pré-estudados. Serão organizados em grupos, cada um com tarefas específicas para a criação de obras em resposta aos textos lidos, utilizando as técnicas de 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Projetos'. A atividade culminará com uma 'Roda de Debate', onde os grupos apresentarão suas criações, discutindo as intertextualidades e interdiscursividades identificadas.

  • Leitura prévia e seleção de trechos literários
  • Formação de grupos para as atividades de criação
  • Desenvolvimento de projetos criativos em resposta aos textos lidos
  • Roda de debate para apresentação e discussão das criações
  • Utilização de Aprendizagem Baseada em Projetos para guiar a criação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, discutirão os conceitos-chave e começarão o trabalho em grupo nas criações. A segunda aula será dedicada à finalização das criações e à realização da roda de debate, permitindo a apresentação dos trabalhos, a discussão sobre as intertextualidades e a reflexão conjunta sobre o processo de criação.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, formação de grupos e início da criação
  • Aula 2: Finalização das criações e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, na qualidade e originalidade das criações e na capacidade de estabelecer e discutir relações intertextuais e interdiscursivas. Será dada especial atenção à argumentação apresentada durante a roda de debate, avaliando-se como os alunos conseguem interpretar e conectar as obras estudadas e suas próprias criações. Feedbacks construtivos serão fornecidos após a apresentação, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: textos predefinidos pelo professor para leitura prévia, materiais para criação (papel, canetas, lápis, tintas, recursos tecnológicos para textos digitais ou apresentações, conforme necessidade), espaço adequado para a realização da 'Roda de Debate'. A utilização de recursos multimídia é também recomendada para a apresentação dos projetos finais, além de acesso à internet para pesquisa e eventual contato com diferentes plataformas literárias digitais.

  • Textos selecionados para leitura prévia
  • Materiais de desenho e escrita
  • Recursos tecnológicos para criações digitais e apresentações
  • Espaço apropriado para debates
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo