Caça-Palavras Crítico

Desenvolvida por: Siany … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem

A atividade 'Caça-Palavras Crítico' se propõe a ser uma prática pedagógica que mescla a ludicidade da aprendizagem baseada em jogos com o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Através de um caça-palavras especialmente elaborado, os alunos serão incentivados a explorar e compreender as diversas funções da linguagem presentes no dia a dia e em diversos tipos de texto. Após a realização do jogo, seguir-se-á um debate dinâmico, onde os alunos poderão expressar suas perspectivas e reflexões acerca das funções encontradas, discutindo suas importâncias e usos no cotidiano e na mídia. Por fim, com uma atividade de mímica voltada para a comunicação não verbal, os estudantes poderão vivenciar de forma prática a teoria estudada, reforçando a aprendizagem de forma dinâmica e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos do 1º ano do Ensino Médio possam compreender e analisar de forma crítica as diferentes funções da linguagem, percebendo sua aplicabilidade e relevância em variados contextos comunicacionais. Será incentivado o desenvolvimento de habilidades de interpretação e análise crítica, além do fortalecimento da capacidade argumentativa e reflexiva dos estudantes. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar as funções da linguagem em diferentes textos e discursos, e compreender a importância dessas para a eficácia da comunicação.

  • Compreender as diferentes funções da linguagem.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica.
  • Fortalecer a capacidade argumentativa e reflexiva.
  • Identificar as funções da linguagem em diversos textos.
  • Compreender a importância das funções da linguagem para a comunicação.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais das funções da linguagem, explorando as categorias definidas por Roman Jakobson, como a função emotiva, conativa, referencial, fática, metalinguística e poética. Adicionalmente, discutirá a relevância dessas funções no processo comunicativo, tanto na comunicação verbal quanto não verbal, além de analisar sua presença em diversos tipos de texto e mídias, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma análise crítica e aprofundada.

  • Funções da linguagem segundo Roman Jakobson
  • Importância das funções da linguagem no processo comunicativo
  • Análise de diferentes tipos de texto e mídias
  • Comunicação verbal e não verbal

Metodologia

A metodologia da atividade será pautada na Aprendizagem Baseada em Jogos, engajando os alunos através do caça-palavras que promove o reconhecimento e a reflexão acerca das funções da linguagem. O debate dinâmico que segue proporcionará um espaço para discussão e compartilhamento de ideias, estimulando o pensamento crítico e a argumentação. Por fim, a mímica da comunicação permitirá aos alunos vivenciar e aplicar os conceitos aprendidos de uma forma interativa e divertida, consolidando o conhecimento de maneira eficaz.

  • Caça-Palavras sobre funções da linguagem
  • Debate dinâmico para discussão e compartilhamento de ideias
  • Atividade de mímica focada na comunicação não verbal

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizado o caça-palavras e iniciado o debate. Na segunda aula, o debate será concluído, seguido pela atividade de mímica, possibilitando assim uma distribuição equilibrada do conteúdo e das dinâmicas propostas.

  • Aula 1: Realização do caça-palavras e início do debate
  • Aula 2: Conclusão do debate e atividade de mímica

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, focando na participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo. Será avaliada a capacidade de análise e interpretação das funções da linguagem identificadas durante o caça-palavras, bem como as habilidades de argumentação e reflexão crítica demonstradas durante o debate. Por fim, a participação na atividade de mímica será também considerada, avaliando a capacidade de aplicar de forma criativa os conceitos estudados. Serão utilizados critérios como engajamento, criatividade, profundidade de análise e habilidade comunicativa para atribuir uma avaliação qualitativa aos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como impressões do caça-palavras temático, ambiente preparado para o debate dinâmico, além de cartões ou fichas para a atividade de mímica. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para exemplificar as funções da linguagem em diferentes contextos, tornando a experiência mais rica e engajante para os alunos.

  • Impressões do caça-palavras temático
  • Ambiente preparado para o debate
  • Cartões ou fichas para atividade de mímica
  • Recursos audiovisuais para exemplificação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo