Detetives da História: Desvendando a Segunda Guerra

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Segunda Guerra Mundial

Esta atividade propõe uma imersão educativa onde os alunos do 2º ano do Ensino Médio se transformam em detetives históricos. Divididos em grupos, eles receberão dossiês enigmáticos que incluem informações fragmentadas sobre a Segunda Guerra Mundial. Tais dossiês estimularão pesquisas, discussões e deduções sobre as causas, os principais eventos e as consequências deste conflito global. A execução da atividade utiliza a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas de forma criativa. Os alunos deverão utilizar recursos digitais e impressos para desvendar os enigmas, desenvolvendo uma profunda compreensão sobre o período histórico estudado. Cada grupo, ao final, compartilhará suas descobertas em uma apresentação, enriquecendo o processo de aprendizagem com diversas perspectivas sobre a Segunda Guerra Mundial.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a compreensão detalhada da Segunda Guerra Mundial, indo além da memorização de datas e eventos. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas, compreendendo as complexas cadeias de causas e efeitos deste conflito global. Tal entendimento é crucial para o reconhecimento dos diversos fatores que moldam os acontecimentos históricos. Além disso, o trabalho em equipe e a comunicação eficaz serão competências trabalhadas, à medida que os alunos discutem, negociam e defendem suas hipóteses com os colegas.

  • Desenvolver uma compreensão aprofundada das causas, eventos principais e consequências da Segunda Guerra Mundial.
  • Promover a habilidade de trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Estimular o pensamento crítico e analítico.
  • Incentivar a pesquisa e a curiosidade pelo aprendizado sobre o passado.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação e síntese de informações compiladas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba a Segunda Guerra Mundial, com um enfoque interdisciplinar que contempla as perspectivas sociais, políticas, econômicas e culturais. Através da solução de enigmas relacionados a esses diferentes aspectos, os alunos explorarão as causas que levaram ao conflito, os principais eventos e batalhas, e as profundas consequências globais após a guerra. Essa abordagem promove uma visão holística e complexa do tema, essencial para a formação de uma consciência histórica crítica.

  • Causas da Segunda Guerra Mundial
  • Principais eventos e batalhas
  • Consequências globais do conflito
  • O papel dos principais líderes e nações envolvidas
  • Aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da guerra

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o núcleo desta atividade. Os alunos, em grupos, agirão como detetives, decifrando enigmas e conduzindo pesquisas para solucioná-los. Essa abordagem promove um aprendizado dinâmico e participativo, onde o estudante é o protagonista do seu conhecimento. As discussões e as apresentações finais proporcionarão uma oportunidade de compartilhamento de informações e perspectivas, enriquecendo a experiência educacional.

  • Divisão da classe em grupos.
  • Distribuição dos dossiês de enigmas para cada grupo.
  • Pesquisa e discussão em grupo para solucionar os enigmas.
  • Apresentação das descobertas por cada grupo.
  • Debate e reflexão conjunta sobre os aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, onde os grupos receberão os dossiês, investigarão os enigmas, e discutirão suas ideias. A apresentação das descobertas acontecerá na segunda aula de 50 minutos, seguida de um debate.

  • Aula 1: Distribuição dos dossiês, investigação e discussão em grupos.
  • Aula 2: Apresentação das descobertas e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante o processo de investigação, a qualidade das pesquisas realizadas, a criatividade e profundidade da apresentação das descobertas, e a participação no debate. Pontos extras podem ser concedidos para as equipes que demonstrarem excelente trabalho em equipe, comunicação eficaz e a habilidade de conectar os eventos da Segunda Guerra Mundial com questões contemporâneas. Será usado um rubrica detalhando critérios específicos para facilitar uma avaliação justa e objetiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso à internet para pesquisas, dossiês impressos contendo os enigmas e informações chave, mapas históricos, e acesso a bibliotecas virtuais e bancos de dados acadêmicos. Também será incentivado o uso de softwares de apresentação para a elaboração das exposições das descobertas.

  • Internet com acesso a bibliotecas virtuais e bases de dados acadêmicos.
  • Dossiês impressos com enigmas.
  • Mapas históricos e cronologias.
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi etc.).
  • Material para anotações e organização das ideias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo