Descobrindo Juntos

Desenvolvida por: Joyce (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Inclusiva
Temática: Inclusão e Acessibilidade

A atividade 'Descobrindo Juntos' é planejada para sensibilizar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da inclusão social, o respeito às diferenças e o reconhecimento das barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências. Iniciaremos com uma leitura compartilhada de histórias e relatos que destacam a vida diária de pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas, abordando temas como infraestrutura, acesso digital e inclusão. Esta introdução tem como objetivo criar um espaço de empatia e conscientização. Após esta imersão, os alunos participarão de uma Roda de Debate, onde, em pequenos grupos, eles discutirão os desafios apresentados nas leituras e proporão ideias e soluções para promover uma sociedade mais inclusiva. Os alunos, então, criarão cartazes, utilizando a combinação de texto e ilustrações, para representar suas reflexões e soluções, desenvolvendo assim sua habilidade de relacionar texto com recursos gráficos e reconhecer a função social desses textos. A apresentação dos cartazes permitirá a partilha de ideias e fomentará uma reflexão coletiva sobre as ações individuais e coletivas que podem contribuir para a inclusão.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fundamental sensibilizar os estudantes sobre a diversidade e as necessidades específicas de pessoas com deficiências, promovendo a empatia e o respeito pelas diferenças. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre os desafios enfrentados por indivíduos com deficiências e sobre como a sociedade pode evoluir para atender melhor a essas necessidades. Além disso, a atividade visa melhorar a habilidade de leitura e interpretação dos alunos, bem como a habilidade de expressão, tanto oral quanto escrita, ao participarem da Roda de Debate e criarem os cartazes. Através deste processo, os alunos também desenvolverão suas habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  • Sensibilizar sobre a importância da inclusão social e do respeito às diferenças.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação sobre a vida de pessoas com deficiências.
  • Estimular a expressão oral e escrita ao debater e ao produzir materiais gráficos.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
  • Fomentar a conscientização sobre o papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade inclusiva.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange a leitura compartilhada como estratégia inicial para introduzir o tema da inclusão e diversidade, seguido por uma Roda de Debate para fomentar a discussão e reflexão crítica entre os alunos. Por fim, a criação de cartazes com textos e ilustrações servirá como meio para os alunos expressarem suas ideias e aprendizados, integrando a habilidade de relacionar diferentes formatos de comunicação e destacando a relevância social dos textos produzidos.

  • Leitura compartilhada sobre a vida diária de pessoas com deficiências.
  • Discussão em Roda de Debate sobre os desafios e soluções para inclusão
  • Criação de cartazes com texto e ilustrações sobre inclusão e diversidade.
  • Apresentação dos cartazes e reflexão coletiva sobre inclusão social.

Metodologia

Adotaremos uma abordagem participativa e interativa, iniciando com uma leitura compartilhada que serve para imersão no tema. Em seguida, a Roda de Debate estimulará os alunos a se expressarem, ouvir e respeitar as opiniões dos colegas, promovendo uma atmosfera de aprendizado colaborativo. A criação dos cartazes permitirá aos alunos aplicar criativamente o que aprenderam, através de texto e ilustrações, estimulando a reflexão sobre como cada um pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

  • Leitura compartilhada e discussão guiada.
  • Roda de Debate para estimular a expressão de ideias e soluções.
  • Atividade prática de criação de cartazes.
  • Apresentação e discussão dos cartazes produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a leitura compartilhada e iniciaremos a Roda de Debate. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação dos cartazes e farão suas apresentações.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e início da Roda de Debate.
  • Aula 2: Criação de cartazes e apresentação dos mesmos.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante a leitura compartilhada, nas discussões e no engajamento com a atividade prática de criação de cartazes. Será avaliada a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, a criatividade e a capacidade de expressar suas ideias de forma coerente e articulada. Além disso, será dada atenção especial ao reconhecimento e reflexão sobre a importância da inclusão social e acessibilidade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem textos e artigos sobre a vida de pessoas com deficiências, material para a Roda de Debate (como cartazes ou quadro para anotar ideias), e materiais para a confecção dos cartazes (papel, canetas, lápis de cor, tesoura, cola). Além disso, é recomendável ter acesso a um espaço que favoreça a interação e o trabalho em grupo.

  • Textos e artigos sobre inclusão e diversidade.
  • Material para Roda de Debate.
  • Materiais para confecção dos cartazes.
  • Espaço adequado para discussão e atividades em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo