Explorando Geometria na Arte

Desenvolvida por: Leonic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Artes
Temática: Geometria na Arte

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a relação entre matemática e arte, enfocando na geometria presente nas obras de arte. A atividade inicia com os estudantes realizando pesquisas, antes da aula, sobre artistas que empregaram formas geométricas em suas composições. Esta pesquisa prévia se integra à metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde o conhecimento prévio é valorizado, preparando os alunos para uma participação mais efetiva durante o encontro presencial. Em sala, facilitaremos uma breve discussão sobre o que foi explorado nas pesquisas, permitindo a troca de informações e aprofundamento da compreensão sobre como a geometria é empregada na arte. Após essa troca, cada aluno será desafiado a criar sua própria obra de arte, utilizando formas geométricas, com um foco especial em polígonos, utilizando materiais simples como papel, réguas e compassos. A culminância do projeto se dará através de uma exposição das obras criadas pelos alunos, permitindo uma discussão reflexiva sobre como as formas geométricas podem ser além de simples figuras, elementos expressivos na arte. Essa atividade visa não apenas explorar conceitos matemáticos, mas também incentivar a criatividade, o pensamento crítico e o apreço pelas artes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam e valorizem a intersecção entre a matemática, em especial a geometria, e as artes visuais. Almeja-se que, por meio da criação artística baseada em conceitos geométricos, os estudantes possam não apenas reconhecer e nomear diferentes polígonos, mas também observar e entender como as propriedades e característica destas formas se manifestam no mundo artístico. Adicionalmente, a atividade propõe desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade, e a capacidade de estabelecer conexões interdisciplinares, enfatizando a relevância do aprendizado matemático de forma prática e contextualizada.

  • Reconhecer e nomear polígonos e suas características
  • Observar a presença e a funcionalidade das formas geométricas na arte
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas ao criar obras de arte
  • Promover a discussão e reflexão sobre a interdisciplinaridade entre matemática e arte
  • Incentivar o apreço e análise crítica de obras de arte

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05MA17
  • description": Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

A integração da geometria na arte é um exemplo vibrante de como a matemática transcende os livros e se manifesta em áreas diversas, como a criatividade e a expressão visual. Através da exploração prática de polígonos e de discussões sobre obras de arte, os alunos serão capazes de observar a matemática em contextos inovadores e estimulantes, aumentando seu engajamento e compreensão.

  • Introdução à relação entre matemática e arte
  • Pesquisa sobre artistas que utilizam formas geométricas
  • Criação de obras de arte utilizando polígonos
  • Discussão sobre a significância das formas geométricas na arte

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta aula busca engajar os alunos de forma prática e significativa. A preparação prévia e a colaboração em sala de aula são essenciais para o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades. A etapa final de exposição das obras permite não apenas a valorização do trabalho individual, mas também inspira debates e reflexões coletivas sobre a intersecção entre as disciplinas estudadas.

  • Pesquisa pré-aula pelos alunos
  • Discussão coletiva dos resultados da pesquisa
  • Atividade prática de criação artística
  • Exposição e análise das obras criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos cada. Iniciará com a discussão das pesquisas, seguida da introdução teórica sobre formas geométricas na arte, culminando na criação artística e exposição das obras.

  • Aula 1: Discussão das pesquisas e planejamento das criações artísticas
  • Aula 2: Introdução e exploração de formas geométricas
  • Aula 3: Desenvolvimento das obras de arte
  • Aula 4: Preparação e realização da exposição das obras

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos nas diferentes etapas da atividade. Será levada em conta a pesquisa prévia, a participação nas discussões, a criatividade e esforço empregado na criação das obras de arte, e a capacidade de analisar e refletir durante a exposição. Esta avaliação qualitativa permite um feedback construtivo, focando no desenvolvimento pessoal e na compreensão interdisciplinar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis, réguas e compassos, alinhando acessibilidade com a oportunidade de exploração artística e geométrica. Além disso, o acesso a informações online e bibliográficas sobre artistas e a intersecção entre matemática e arte será essencial para a etapa de pesquisa.

  • Papel A3 ou cartolina para as criações artísticas
  • Lápis, borrachas, réguas e compassos
  • Acesso à internet para pesquisa sobre artistas
  • Livros e materiais sobre arte e geometria
  • Espaço para exposição das obras de arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo