A atividade 'Diário de Férias Coletivo' tem como propósito estimular o desenvolvimento da escrita autônoma e da oralidade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, além de fomentar a cooperação e a empatia entre eles. Após as férias, esta atividade propõe que cada aluno escreva um texto narrativo sobre suas experiências de férias, compartilhando-o posteriormente com a turma de forma oral. Durante a leitura dos textos, haverá oportunidades para que os alunos ouçam atentamente e sugiram melhorias, trabalhando conceitos de análise linguística e coesão textual em um ambiente colaborativo. Esta atividade utiliza a metodologia ativa para engajar os alunos tanto na produção quanto na revisão dos textos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.
Os objetivos desta atividade incluem desenvolver a habilidade de escrita autônoma, estimular a capacidade de expressão oral e compreensão auditiva dos alunos, além de promover habilidades de análise e revisão textual. Pretende-se também fortalecer habilidades socioemocionais como empatia e cooperação através do compartilhamento de vivências pessoais. A atividade visa ainda aprimorar o uso da língua padrão, incentivando os alunos a reconhecerem a importância da estrutura, coesão e coerência textual.
O conteúdo programático envolverá a estrutura de textos narrativos, incluindo elementos como introdução, desenvolvimento e conclusão; características de um diário pessoal; técnicas de revisão textual, destacando aspectos como a coesão e coerência; e princípios da oralidade, abordando a expressão clara de ideias. Estratégias para fomentar a escuta ativa e a cooperação durante a revisão coletiva dos textos também serão exploradas.
A metodologia ativa será o alicerce desta atividade, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem. Inicialmente, será realizada uma brainstorming sobre as férias, para despertar o interesse e a memória dos alunos sobre suas experiências. Em seguida, os alunos escreverão seus textos individualmente, aplicando suas habilidades de escrita autônoma. Posteriormente, os textos serão compartilhados em grupos pequenos para leitura em voz alta, momento em que os alunos poderão oferecer feedback construtivo uns aos outros. Finalmente, uma revisão coletiva será realizada com toda a turma, promovendo a reflexão sobre as estratégias de revisão e melhoramento do texto.
A carga horária total de 3 horas será dividida em três aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a atividade de brainstorming e o início da escrita dos textos. Na segunda aula, os alunos continuarão a elaboração de seus textos e iniciarão as leituras em voz alta em grupos. Na terceira aula, será realizada a revisão coletiva dos textos e a reflexão final sobre a atividade.
A avaliação será contínua e baseada na participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão avaliadas a capacidade de expressar suas ideias por escrito de forma clara e coerente, a habilidade de realizar leituras em voz alta expressivas, e a disposição para participar do processo de feedback e revisão coletiva. Além disso, a aptidão para trabalhar em equipe, respeitar as opiniões alheias e contribuir com sugestões construtivas também será considerada. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos ao final da atividade, enfatizando os pontos positivos e áreas de melhoria.
Para a realização desta atividade pedagógica serão necessários cadernos ou folhas de papel para a escrita dos diários, lápis, borrachas, e um quadro branco ou lousa para anotações gerais e orientações. Também será interessante a utilização de um gravador ou telefone celular para a possível gravação das leituras em voz alta, permitindo uma análise posterior. Espaço adequado que favoreça a interação entre os alunos e a formação de grupos pequenos é essencial.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula