Caça-Acentos: Em Busca do Agudo e do Circunflexo

Desenvolvida por: Magda … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Acentuação Gráfica

A atividade 'Caça-Acentos: Em Busca do Agudo e do Circunflexo' é uma proposta dinâmica e interativa, planejada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos acentos gráficos agudo e circunflexo. Utilizando técnicas de gamificação, a atividade transforma o espaço da escola em um grande cenário de caça ao tesouro, onde os alunos, divididos em equipes, percorrerão diferentes estações para encontrar palavras escondidas. Cada palavra encontrada poderá ter a presença ou ausência de acentos gráficos agudos ou circunflexos, exigindo dos participantes a habilidade de classificá-las corretamente e, adicionalmente, explicar o motivo do uso do acento. A atividade fica ainda mais empolgante com a inclusão de desafios que requerem a utilização das palavras achadas para completar frases e pequenos textos, aplicando os acentos gráficos de maneira correta. Essa abordagem mão-na-massa incentiva o aprendizado ativo, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, tornando o ensino dos acentos gráficos uma experiência divertida e memorável.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Caça-Acentos' almeja desenvolver não apenas o conhecimento sobre acentuação gráfica, mas também fomentar habilidades como trabalho em equipe, comunicação eficaz, raciocínio lógico e a capacidade de aplicar regras de acentuação em contextos diversos. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e aplicar corretamente os acentos agudo e circunflexo, além de compreender a importância da acentuação na construção de sentidos das palavras. Esse processo de aprendizado ativo também visa melhorar a leitura e a escrita dos alunos, habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e desenvolvimento pessoal.

  • Identificar e aplicar corretamente o acento agudo e circunflexo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Melhorar a capacidade de leitura e escrita.
  • Exercitar o raciocínio lógico na classificação das palavras.
  • Compreender a função e a importância dos acentos gráficos na língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá o estudo dos acentos gráficos agudo e circunflexo, suas regras de aplicação e exemplos práticos que ilustrem seu uso. Adicionando contextualização, serão apresentados textos, músicas, e outros materiais que exemplifiquem a importância da acentuação correta na compreensão de textos e na comunicação efetiva.

  • Regras de acentuação para o acento agudo e circunflexo.
  • Exercícios práticos de aplicação de acentos em palavras.
  • Análise de textos com foco na acentuação gráfica.
  • Aplicação de acentos em contexto de escrita de frases e pequenos textos.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será base para a execução desta atividade, promovendo uma aprendizagem ativa através da exploração do ambiente e realização de tarefas em grupo. As equipes seguirão pistas para encontrar as palavras escondidas pela escola, discutirão entre si para classificar a acentuação correta e usarão as palavras encontradas em desafios de completar frases, priorizando a colaboração, o diálogo e a aplicação prática do conhecimento teórico.

  • Divisão da classe em equipes para a caça ao tesouro.
  • Utilização de pistas relacionadas aos conceitos de acentuação para encontrar as palavras.
  • Classificação das palavras encontradas segundo seu acento gráfico.
  • Desafios de aplicação das palavras em contextos diferentes.
  • Discussões em grupo para consolidar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. As sessões incluirão desde a introdução aos conceitos de acentuação até a realização da atividade prática de caça aos tesouros e posterior discussão e revisão do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos acentos gráficos e suas funções.
  • Aula 2 a 3: Estudo das regras de acentuação do agudo e do circunflexo.
  • Aula 4 a 5: Preparação para a caça ao tesouro.
  • Aula 6 a 15: Realização da caça ao tesouro.
  • Aula 16 a 18: Desafios de escrita com as palavras encontradas.
  • Aula 19: Discussão e revisão dos conceitos estudados.
  • Aula 20: Avaliação e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração e capacidade de aplicação dos conceitos de acentuação gráfica. Serão considerados os seguintes critérios: correção na classificação das palavras segundo o acento; justificativa do uso dos acentos nas palavras encontradas; e a correta aplicação dos acentos nos desafios de escrita. A performance das equipes nos desafios propostos e a participação individual em todas as etapas da atividade também serão elementos avaliativos. Exemplificadamente, pontos serão atribuídos para cada palavra corretamente classificada e cada desafio de escrita concluído com sucesso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão listas de palavras com e sem acentos para esconder pela escola, folhetos com as regras de acentuação, pistas impressas para a caça ao tesouro, cartões para anotação das palavras encontradas e das classificações, além de quadros brancos ou folhas de papel para as atividades de escrita. Materiais digitais, como apresentações explicativas e vídeos educativos sobre acentuação, também poderão ser utilizados para complementar o aprendizado.

  • Listas de palavras acentuadas para a caça ao tesouro.
  • Folhetos com regras de acentuação gráfica.
  • Pistas impressas para a caça ao tesouro.
  • Cartões para anotações e classificação das palavras.
  • Quadros brancos ou folhas de papel para escrita.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo