Caça aos Erros Gramaticais

Desenvolvida por: Glauci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e Análise Linguística

A atividade 'Caça aos Erros Gramaticais' tem como objetivo envolver os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma prática de análise e correção de textos, através da identificação e correção de erros gramaticais. Recebendo textos deliberadamente alterados com erros gramaticais, os alunos, trabalhando individualmente ou em duplas, terão a tarefa de identificar tais erros e corrigi-los, empregando as regras gramaticais estudadas. Este processo visa não somente a fixação das regras gramaticais de forma prática, mas também promove o desenvolvimento da competência linguística dos alunos ao justificar suas escolhas. Posteriormente, as correções serão compartilhadas com toda a sala, possibilitando discussões e reflexões acerca das estruturas linguísticas da língua portuguesa e as variações linguísticas. Desta forma, a atividade se propõe ser uma metodologia ativa, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fomentando a investigação, análise crítica e aplicação prática do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover nos alunos a habilidade de reconhecer e aplicar corretamente as regras gramaticais da língua portuguesa, desenvolvendo suas competências de análise e crítica linguísticas. Além de fortalecer o conhecimento sobre as normas gramaticais, busca-se estimular a capacidade de argumentação e justificativa para as correções realizadas, fundamentando-se nas regras estudadas. Desta maneira, pretende-se não apenas melhorar o domínio dos alunos sobre a gramática, mas também aumentar sua capacidade de reflexão sobre o uso da língua em diferentes contextos, preparando-os para serem pensadores críticos e proficientes em sua língua materna.

  • Identificar e corrigir erros gramaticais em contextos variados.
  • Justificar as correções com base nas regras gramaticais.
  • Desenvolver a habilidade de análise e reflexão linguística.
  • Promover o conhecimento sobre a diversidade linguística e o uso da língua em diferentes contextos.
  • Estimular a prática de trabalho em equipe e discussão colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP03 - Analisar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • EF07LP06 - Empregar corretamente os sinais de pontuação.
  • EF07LP19 - Identificar e corrigir inadequações gramaticais em textos de própria autoria e alheios.

Conteúdo Programático

A atividade abordará aspectos fundamentais da gramática normativa como a correta utilização de sintaxe, morfologia e pontuação. Além disso, serão introduzidas noções de variação linguística, evidenciando a linguagem em diferentes contextos. Este conteúdo visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a língua portuguesa, permitindo não somente a fixação das regras, mas também uma visão crítica e reflexiva sobre as escolhas linguísticas e suas consequências nos diferentes meios de comunicação.

  • Regras de pontuação e sua aplicação prática.
  • Análise e correção de erros gramaticais comuns.
  • Variação linguística e comunicação efetiva.
  • Estruturação de argumentos para justificar as correções.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade coloca o aluno no coração do processo de aprendizagem. Através da análise e correção de textos, os estudantes serão incentivados a explorar, discutir e refletir sobre os conteúdos gramaticais de maneira prática. A interação e a colaboração entre os alunos serão incentivadas através do trabalho em duplas e do compartilhamento de suas descobertas, permitindo que aprendam uns com os outros em um ambiente dinâmico e interativo.

  • Análise de textos com erros gramaticais.
  • Correção colaborativa e discussão em duplas ou grupos pequenos.
  • Apresentação das correções e justificativas para o restante da classe.
  • Reflexão e debates sobre as diferentes possibilidades de uso da língua.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça aos Erros Gramaticais' será dividida em dois encontros de 60 minutos cada, realizados em sequência. No primeiro encontro, os alunos receberão os textos e iniciarão a identificação e correção dos erros, e no segundo, completarão suas correções e compartilharão com a classe, discutindo as justificativas e reflexões acerca do uso da língua.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da análise dos textos.
  • Aula 2: Finalização das correções, compartilhamento com a classe e discussões.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focando na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, a qualidade das correções gramaticais realizadas e a capacidade de justificar adequadamente as escolhas feitas. Será dada especial atenção às reflexões individuais e coletivas sobre os usos variados da língua. A capacidade de trabalho em equipe, o respeito pelas diferentes opiniões e a contribuição para as discussões também serão considerados. Exemplos de correções bem fundamentadas e comentários que demonstram compreensão aprofundada serão destacados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos pré-preparados com erros gramaticais introduzidos propositalmente, acesso à internet para consulta de regras gramaticais, caso necessário, além de quadro e marcadores para as apresentações. A utilização de recursos digitais como documentos compartilhados também pode enriquecer o processo, permitindo uma colaboração mais efetiva entre os alunos.

  • Textos com erros gramaticais.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Recursos digitais para colaboração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo