Detetives do Tempo

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Vida no passado e presente

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se tornarão 'Detetives do Tempo', mergulhando em uma investigação apaixonante sobre como as pessoas viviam em suas localidades no passado, em comparação com o presente. Eles terão a missão de descobrir e documentar diferentes aspectos da vida cotidiana, tais como trabalho, lazer, moradia, entre outros. Para cumprir essa tarefa, os alunos iniciarão suas pesquisas em casa, conversando com familiares, buscando em livros e utilizando a internet para encontrar informações relevantes. Armados com essas primeiras descobertas, eles retornarão à sala de aula, onde serão organizados em grupos para compartilhar o que aprenderam com seus colegas. Cada grupo terá a tarefa de criar um mural coletivo que exponha as diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de sua cidade ou campo. Essa dinâmica possibilitará o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e aprimoramento da capacidade de síntese e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos uma compreensão mais profunda da história de suas localidades, através da exploração de modos de vida no passado e sua comparação com o presente. Além de fomentar o desenvolvimento de habilidades investigativas, esta atividade visa promover a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Ao final, espera-se que os alunos estejam mais conectados com sua herança cultural e tenham desenvolvido uma maior apreciação pela história local.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação.
  • Comparar o modo de vida do passado com o presente.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Estimular o pensamento crítico sobre mudanças sociais e culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contemplará o estudo dos modos de vida nas cidades e campos no passado e no presente. Serão abordados temas como tipos de trabalho, formas de lazer, estilos de moradia, vestimenta, alimentação, e transformações no ambiente. Essa abordagem interdisciplinar permitirá aos alunos uma visão holística dos aspectos socioeconômicos e culturais que influenciam a vida das pessoas.

  • Modos de vida no passado
  • Transformações culturais e sociais
  • Comparação entre passado e presente

Metodologia

Nesta atividade, adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos se envolvam na busca autônoma por conhecimento antes de discuti-lo em grupo na sala de aula. Esta abordagem incentiva os alunos a se tornarem agentes ativos em seu processo de aprendizado, o que é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. As discussões em grupo e a criação dos murais coletivos facilitarão a comunicação e o compartilhamento de ideias.

  • Pesquisa individual prévia
  • Discussão em grupos
  • Criação de murais coletivos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a proposta da atividade e os alunos receberão orientações para a pesquisa. As segunda e terceira aulas serão dedicadas à discussão em grupos e ao início da criação dos murais. A quarta aula será reservada para a finalização dos murais e para compartilhamento das descobertas com toda a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e orientações para pesquisa
  • Aula 2: Discussão das descobertas em grupos
  • Aula 3: Criação dos murais coletivos - Parte 1
  • Aula 4: Finalização e apresentação dos murais

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando a participação individual e em grupo, a qualidade da pesquisa realizada pelos alunos, a criatividade e informatividade dos murais produzidos, além da capacidade de comunicação das descobertas. Os critérios específicos incluirão a profundidade da pesquisa, a clareza e a organização das informações no mural, assim como a colaboração e o engajamento com o grupo. Serão valorizadas a originalidade e a capacidade dos alunos de conectar informações, transformando-as em conhecimento aplicado na criação do mural.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como papel kraft ou cartolina para os murais, canetas, lápis de cor, cola, tesoura, além de acesso à internet para a pesquisa em casa. Livros de história local e entrevistas com moradores mais antigos podem ser recursos adicionais valiosos. O uso de recursos visuais, como fotografias antigas e atuais da localidade, também será encorajado para enriquecer os murais.

  • Papel kraft ou cartolina para murais
  • Canetas e lápis de cor
  • Cola e tesoura
  • Acesso à internet
  • Livros de história local
  • Fotografias antigas e atuais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo