Ouvindo e Contando Histórias

Desenvolvida por: Valeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão leitora e produção textual

A atividade 'Ouvindo e Contando Histórias' é uma proposta lúdica e interativa que visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo da leitura e da escrita de maneira significativa. O professor iniciará a atividade com a leitura de uma história infantil curta, utilizando diferentes entonações e gestos para enriquecer a narração e captar a atenção dos alunos. Após essa etapa, os alunos serão estimulados a recontar a história ouvida, primeiramente de forma oral e, posteriormente, por escrito. Nesta fase de reconto escrito, eles serão incentivados a ilustrar os principais eventos da história, conectando a narrativa aos seus desenhos. Esta atividade não somente favorece a compreensão leitora e a capacidade narrativa dos alunos, mas também estimula a criatividade, a expressão artística e a escrita autônoma. Através de uma abordagem que integra ouvir, falar, ler e escrever, busca-se promover o desenvolvimento integral das habilidades comunicativas dos alunos, fundamentais na base de sua alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principais objetivos desenvolver a compreensão leitora dos alunos, aprimorar a habilidade de recontar histórias usando suas próprias palavras, tanto de forma oral quanto escrita, e fomentar a criatividade através da ilustração dos eventos narrativos. A atividade é projetada para incentivar uma escuta ativa durante a leitura compartilhada, promover a expressão oral fluente e a organização das ideias para a escrita. Além disso, ao incentivar a produção de desenhos que ilustram a narrativa, a atividade visa fortalecer a compreensão textual e a habilidade de conectar os aspectos visuais com o texto lido ou ouvido. Portanto, o caráter multidisciplinar desta proposta pedagógica está alinhado aos objetivos de aprendizagem do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores e escritores proficientes, criativos e autônomos.

  • Desenvolver habilidades de compreensão leitora.
  • Estimular a capacidade de recontar histórias de maneira criativa.
  • Promover habilidades de escrita autônoma e compartilhada.
  • Incentivar a expressão da criatividade por meio de desenhos.
  • Fortalecer a capacidade de escuta e interpretação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Reconstruir, com ajuda do professor, a sequência de acontecimentos de histórias lidas, vistas ou ouvidas, estabelecendo relações entre partes de uma história, entre diferentes histórias e/ou entre estas e outros conhecimentos.
  • EF15LP04: Recuperar, em textos lidos com ajuda do professor, informações explícitas.
  • EF15LP26: Planejar e produzir cartazes, em coautoria, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF01LP02: Ler palavras e frases, globalmente, em situações cotidianas e em textos de literatura infantil.
  • EF01LP12: Escrever alfabeticamente palavras e textos curtos, com ou sem a ajuda do professor.

Conteúdo Programático

A atividade 'Ouvindo e Contando Histórias' está alinhada ao currículo escolar do 1º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Através da leitura compartilhada, reconto oral e escrito, e ilustração das histórias, esta proposta pedagógica aborda de maneira integrada e significativa os eixos da oralidade, leitura, escrita e interpretação de textos. Ao valorizar a expressão livre dos alunos e o processo criativo, a atividade reforça a importância de se ouvir com atenção, articular pensamentos e expressá-los claramente, habilidades fundamentais no começo da jornada de alfabetização.

  • Leitura compartilhada em voz alta.
  • Técnicas de narrativa com entonação e gestos.
  • Reconto oral das histórias ouvidas.
  • Produção escrita baseada no reconto.
  • Criação de ilustrações para as histórias.

Metodologia

A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Inicia-se com a etapa de imersão, por meio da leitura compartilhada, onde o professor utiliza técnicas narrativas para engajar os alunos. Em seguida, na fase de exploração, os alunos participam do reconto oral, promovendo a interação e a prática da oralidade. Na etapa de produção, é incentivada a escrita do reconto e a criação de ilustrações, onde os alunos aplicam de maneira prática o que absorveram da história, demonstrando compreensão e criatividade. Este ciclo promove a imersão dos alunos no processo de leitura e escrita, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.

  • Leitura dinâmica e interativa pelo professor.
  • Discussão em grupo para compartilhar impressões da história.
  • Reconto oral em pequenos grupos.
  • Escrita individual do reconto.
  • Criação de ilustrações individuais ou em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a leitura da história pelo professor e o reconto oral pelos alunos. Na segunda aula, os alunos irão se dedicar à escrita do reconto e à criação das ilustrações, finalizando com uma exposição coletiva dos trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e reconto oral (60 minutos).
  • Aula 2: Escrita do reconto e criação de ilustrações (60 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, com foco no processo de aprendizagem dos alunos. Serão considerados os aspectos da compreensão leitora, criatividade no reconto, coesão e coerência nas produções escritas, assim como a originalidade e expressividade das ilustrações. O professor observará a participação individual e em grupo, a habilidade de expressar ideias de forma oral e escrita, e o empenho na realização das tarefas. Feedbacks construtivos serão dados, incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a autoavaliação dos alunos sobre seu progresso.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização da atividade incluem uma seleção de histórias infantis curtas apropriadas para a faixa etária, papel sulfite ou cadernos para a escrita dos recontos, lápis, borrachas, lápis de cor ou canetinhas para as ilustrações. Além disso, pode-se utilizar um dispositivo de som para reproduzir música de fundo durante a leitura, visando criar um ambiente mais imersivo. A disposição da sala em círculo ou semicírculo também é recomendada para facilitar a interação durante o reconto oral.

  • Histórias infantis curtas.
  • Papel sulfite ou cadernos.
  • Lápis, borrachas, lápis de cor, canetinhas.
  • Dispositivo de som (opcional).
  • Organização da sala em círculo ou semicírculo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo