A atividade 'Ouvindo e Contando Histórias' é uma proposta lúdica e interativa que visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo da leitura e da escrita de maneira significativa. O professor iniciará a atividade com a leitura de uma história infantil curta, utilizando diferentes entonações e gestos para enriquecer a narração e captar a atenção dos alunos. Após essa etapa, os alunos serão estimulados a recontar a história ouvida, primeiramente de forma oral e, posteriormente, por escrito. Nesta fase de reconto escrito, eles serão incentivados a ilustrar os principais eventos da história, conectando a narrativa aos seus desenhos. Esta atividade não somente favorece a compreensão leitora e a capacidade narrativa dos alunos, mas também estimula a criatividade, a expressão artística e a escrita autônoma. Através de uma abordagem que integra ouvir, falar, ler e escrever, busca-se promover o desenvolvimento integral das habilidades comunicativas dos alunos, fundamentais na base de sua alfabetização.
Este plano de aula tem como principais objetivos desenvolver a compreensão leitora dos alunos, aprimorar a habilidade de recontar histórias usando suas próprias palavras, tanto de forma oral quanto escrita, e fomentar a criatividade através da ilustração dos eventos narrativos. A atividade é projetada para incentivar uma escuta ativa durante a leitura compartilhada, promover a expressão oral fluente e a organização das ideias para a escrita. Além disso, ao incentivar a produção de desenhos que ilustram a narrativa, a atividade visa fortalecer a compreensão textual e a habilidade de conectar os aspectos visuais com o texto lido ou ouvido. Portanto, o caráter multidisciplinar desta proposta pedagógica está alinhado aos objetivos de aprendizagem do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores e escritores proficientes, criativos e autônomos.
A atividade 'Ouvindo e Contando Histórias' está alinhada ao currículo escolar do 1º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Através da leitura compartilhada, reconto oral e escrito, e ilustração das histórias, esta proposta pedagógica aborda de maneira integrada e significativa os eixos da oralidade, leitura, escrita e interpretação de textos. Ao valorizar a expressão livre dos alunos e o processo criativo, a atividade reforça a importância de se ouvir com atenção, articular pensamentos e expressá-los claramente, habilidades fundamentais no começo da jornada de alfabetização.
A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Inicia-se com a etapa de imersão, por meio da leitura compartilhada, onde o professor utiliza técnicas narrativas para engajar os alunos. Em seguida, na fase de exploração, os alunos participam do reconto oral, promovendo a interação e a prática da oralidade. Na etapa de produção, é incentivada a escrita do reconto e a criação de ilustrações, onde os alunos aplicam de maneira prática o que absorveram da história, demonstrando compreensão e criatividade. Este ciclo promove a imersão dos alunos no processo de leitura e escrita, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a leitura da história pelo professor e o reconto oral pelos alunos. Na segunda aula, os alunos irão se dedicar à escrita do reconto e à criação das ilustrações, finalizando com uma exposição coletiva dos trabalhos produzidos.
A avaliação da atividade será formativa e contínua, com foco no processo de aprendizagem dos alunos. Serão considerados os aspectos da compreensão leitora, criatividade no reconto, coesão e coerência nas produções escritas, assim como a originalidade e expressividade das ilustrações. O professor observará a participação individual e em grupo, a habilidade de expressar ideias de forma oral e escrita, e o empenho na realização das tarefas. Feedbacks construtivos serão dados, incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a autoavaliação dos alunos sobre seu progresso.
Os materiais necessários para a realização da atividade incluem uma seleção de histórias infantis curtas apropriadas para a faixa etária, papel sulfite ou cadernos para a escrita dos recontos, lápis, borrachas, lápis de cor ou canetinhas para as ilustrações. Além disso, pode-se utilizar um dispositivo de som para reproduzir música de fundo durante a leitura, visando criar um ambiente mais imersivo. A disposição da sala em círculo ou semicírculo também é recomendada para facilitar a interação durante o reconto oral.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula