Caça-Palavras Criativo

Desenvolvida por: Rodrig… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construindo Palavras

A atividade Caça-Palavras Criativo foi concebida para aliar a prática da escrita, leitura e ortografia de maneira lúdica e participativa. Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a escolher um tema de interesse coletivo, como animais, plantas, esportes, alimentos ou profissões. A partir desta escolha, cada estudante criará sua própria lista de palavras relacionadas ao tema. Posteriormente, eles utilizarão estas palavras para montar um caça-palavras, organizando as letras em uma grade de forma estratégica, de modo a desafiar os colegas. Ao finalizar, haverá uma troca entre os alunos que tentarão resolver os caça-palavras uns dos outros. Esta metodologia fomenta a autonomia na aprendizagem, o desenvolvimento da escrita e reconhecimento ortográfico, além de estimular habilidades cognitivas como planejamento e estratégia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver competências linguísticas fundamentais, como a capacidade de leitura e escrita, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa. Espera-se que os alunos aprimorem seu conhecimento ortográfico e expandam seu vocabulário dentro do tema escolhido. A atividade propõe também a promoção da interação social e cooperação, uma vez que os estudantes estarão envolvidos em um processo de compartilhamento e resolução de desafios propostos pelos colegas.

  • Estimular a leitura e escrita criativa.
  • Expandir o vocabulário e o conhecimento ortográfico.
  • Desenvolver pensamento estratégico e planejamento.
  • Promover a interação social e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01 - Ler palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.
  • EF02LP03 - Escrever corretamente palavras com sílabas canônicas (consoante + vogal) e não canônicas.
  • EF02LP06 - Utilizar conhecimentos sobre as letras do alfabeto para resolver dúvidas sobre a escrita de palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa trabalhar aspectos importantes da língua portuguesa. Os alunos serão introduzidos à prática de formação de palavras e reconhecimento ortográfico, incentivando o uso correto das letras, sílabas e palavras dentro de um contexto significativo que estimule a curiosidade e o interesse pela escrita e leitura.

  • Formação de palavras
  • Reconhecimento ortográfico
  • Estratégias de leitura
  • Cooperação e trabalho em equipe

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, para proporcionar um ambiente rico em experiências práticas e significativas. Os alunos terão a oportunidade de serem os protagonistas do seu aprendizado, passando por etapas que incluem a escolha do tema, pesquisa de palavras, montagem do caça-palavras e interação com os trabalhos dos colegas. Este enfoque promove a participação ativa e o engajamento dos estudantes, essenciais para o sucesso da aprendizagem.

  • Discussão em grupo para escolha do tema
  • Pesquisa individual de palavras relacionadas ao tema
  • Criação do caça-palavras
  • Troca e resolução dos caça-palavras entre os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos escolherão o tema e iniciarão a pesquisa de palavras. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à criação do caça-palavras. Na quarta aula, os alunos trocarão seus caça-palavras com os colegas para solucioná-los, finalizando com uma reflexão coletiva sobre o processo.

  • Aula 1: Escolha do tema e início da pesquisa de palavras
  • Aula 2 e 3: Criação do caça-palavras
  • Aula 4: Troca e resolução dos caça-palavras e reflexão final

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, considerando a participação ativa do aluno durante todas as etapas da atividade. Será dada atenção especial à criatividade e originalidade na escolha das palavras, à organização e limpeza do caça-palavras criado, bem como à capacidade de resolver os desafios propostos pelos colegas. A reflexão coletiva ao final da atividade também será parte integrante da avaliação, valorizando a capacidade de articulação de ideias e o respeito pela opinião dos outros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem papel sulfite ou cartolina para a montagem do caça-palavras, lápis de cor ou canetinhas para destacar as palavras, além de acesso a dicionários ou internet para pesquisa de palavras. Também será importante disponibilizar um espaço adequado que favoreça a interação e a colaboração entre os alunos durante as aulas.

  • Papel sulfite ou cartolina
  • Lápis de cor ou canetinhas
  • Dicionários ou acesso à internet
  • Espaço adequado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo