A atividade propõe um mergulho na diversidade dos gêneros textuais, permitindo que os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem e produzam textos em diferentes estilos como narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, notícia, resenha e carta do leitor. Cada aluno, ou grupo de alunos, receberá um gênero textual sorteado, acompanhado de uma situação-tema específica, servindo de estímulo para a produção escrita. Durante o processo, o professor atuará mais como um orientador, fornecendo dicas para enriquecer os textos e esclarecer dúvidas, promovendo um ambiente de laboratório de criação. O ponto alto será um momento de compartilhamento ao final da atividade, onde os participantes terão a oportunidade de ler seus textos em voz alta, oferecendo e recebendo feedbacks construtivos. Este exercício não apenas estimula a prática da escrita criativa e reflexiva, mas também fortalece habilidades de análise crítica, compreensão e produção de diferentes gêneros textuais, contribuindo para um aprofundamento nas várias funções da linguagem.
O objetivo desta atividade é promover a compreensão e a análise crítica dos diferentes gêneros textuais, através da produção escrita reflexiva e criativa. Os alunos serão desafiados a explorar as nuances e características específicas de cada gênero, desenvolvendo habilidades de escrita, argumentação e descrição, além de aprimorar a capacidade de oferecer e receber feedbacks construtivos. Através desta prática, espera-se que os alunos ampliem suas habilidades de compreensão textual, interpretação e produção de discursos, fortalecendo a capacidade de aplicar as várias funções da linguagem em contextos diversos.
Nesta atividade, os alunos irão mergulhar no universo dos gêneros textuais, entendendo suas funcionalidades, estruturas e especificidades. A prática de escrita será variada, cobrindo desde a construção narrativa até a argumentação crítica. Além disso, haverá um aprofundamento nas habilidades de leitura e análise textual, essenciais para a recepção crítica e o oferecimento de feedbacks construtivos. Dessa forma, a atividade se apresenta como um campo prático para a aplicação e reflexão sobre as diversas funções da linguagem.
A metodologia desta atividade enquadra-se na abordagem de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes do processo educativo. Após a distribuição dos gêneros textuais, o professor fornecerá uma breve orientação sobre as características e especificidades do gênero sorteado. Durante o processo de escrita, o professor atuará como um consultor, provendo dicas e esclarecimentos. O momento de compartilhamento dos textos e recepção de feedbacks será estruturado de forma que todos tenham voz, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
A atividade será realizada em uma aula de 100 minutos, dividida em duas etapas principais. A primeira parte será dedicada à apresentação da atividade, sorteio dos gêneros e início da produção textual. A segunda parte será dedicada à finalização dos textos, ao compartilhamento na classe e à sessão de feedbacks.
A avaliação será centrada não apenas na produção textual final, mas também no envolvimento do aluno durante todo o processo de criação. Serão considerados a originalidade, coerência e coesão do texto, respeito às características do gênero selecionado, além da participação ativa nas sessões de feedbacks. A avaliação visa incentivar a melhoria contínua e a reflexão sobre a própria prática de escrita, valorizando o desenvolvimento das competências de análise, criticidade e criatividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa (caso necessário), quadro branco e marcadores. Material de apoio sobre os gêneros textuais e estratégias de escrita poderá ser disponibilizado pelo professor em formato digital ou impresso, enriquecendo as referências para a produção dos alunos.
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