Laboratório de Produção Textual

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Exploração de gêneros textuais

A atividade propõe um mergulho na diversidade dos gêneros textuais, permitindo que os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem e produzam textos em diferentes estilos como narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, notícia, resenha e carta do leitor. Cada aluno, ou grupo de alunos, receberá um gênero textual sorteado, acompanhado de uma situação-tema específica, servindo de estímulo para a produção escrita. Durante o processo, o professor atuará mais como um orientador, fornecendo dicas para enriquecer os textos e esclarecer dúvidas, promovendo um ambiente de laboratório de criação. O ponto alto será um momento de compartilhamento ao final da atividade, onde os participantes terão a oportunidade de ler seus textos em voz alta, oferecendo e recebendo feedbacks construtivos. Este exercício não apenas estimula a prática da escrita criativa e reflexiva, mas também fortalece habilidades de análise crítica, compreensão e produção de diferentes gêneros textuais, contribuindo para um aprofundamento nas várias funções da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a compreensão e a análise crítica dos diferentes gêneros textuais, através da produção escrita reflexiva e criativa. Os alunos serão desafiados a explorar as nuances e características específicas de cada gênero, desenvolvendo habilidades de escrita, argumentação e descrição, além de aprimorar a capacidade de oferecer e receber feedbacks construtivos. Através desta prática, espera-se que os alunos ampliem suas habilidades de compreensão textual, interpretação e produção de discursos, fortalecendo a capacidade de aplicar as várias funções da linguagem em contextos diversos.

  • Explorar e identificar as características específicas de diferentes gêneros textuais
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e reflexiva
  • Fomentar a capacidade crítica e analítica diante de produções textuais
  • Praticar a interação e a construção coletiva do conhecimento por meio de feedbacks
  • Ampliar a compreensão sobre as funções da linguagem e sua aplicabilidade

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos irão mergulhar no universo dos gêneros textuais, entendendo suas funcionalidades, estruturas e especificidades. A prática de escrita será variada, cobrindo desde a construção narrativa até a argumentação crítica. Além disso, haverá um aprofundamento nas habilidades de leitura e análise textual, essenciais para a recepção crítica e o oferecimento de feedbacks construtivos. Dessa forma, a atividade se apresenta como um campo prático para a aplicação e reflexão sobre as diversas funções da linguagem.

  • Gêneros textuais: definições e características
  • Estratégias de escrita criativa e reflexiva
  • Feedbacks: como oferecer e receber
  • Análise crítica de textos
  • Funções da linguagem

Metodologia

A metodologia desta atividade enquadra-se na abordagem de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes do processo educativo. Após a distribuição dos gêneros textuais, o professor fornecerá uma breve orientação sobre as características e especificidades do gênero sorteado. Durante o processo de escrita, o professor atuará como um consultor, provendo dicas e esclarecimentos. O momento de compartilhamento dos textos e recepção de feedbacks será estruturado de forma que todos tenham voz, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

  • Sorteio de gêneros textuais
  • Orientações específicas sobre cada gênero
  • Consultoria individual e coletiva durante a produção textual
  • Sessão de compartilhamento e feedbacks
  • Reflexão coletiva sobre as funções da linguagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 100 minutos, dividida em duas etapas principais. A primeira parte será dedicada à apresentação da atividade, sorteio dos gêneros e início da produção textual. A segunda parte será dedicada à finalização dos textos, ao compartilhamento na classe e à sessão de feedbacks.

  • Aula 1: Introdução, sorteio de gêneros e início da produção (50 minutos)
  • Aula 2: Finalização, compartilhamento e feedbacks (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será centrada não apenas na produção textual final, mas também no envolvimento do aluno durante todo o processo de criação. Serão considerados a originalidade, coerência e coesão do texto, respeito às características do gênero selecionado, além da participação ativa nas sessões de feedbacks. A avaliação visa incentivar a melhoria contínua e a reflexão sobre a própria prática de escrita, valorizando o desenvolvimento das competências de análise, criticidade e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa (caso necessário), quadro branco e marcadores. Material de apoio sobre os gêneros textuais e estratégias de escrita poderá ser disponibilizado pelo professor em formato digital ou impresso, enriquecendo as referências para a produção dos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Quadro branco e marcadores
  • Material de apoio sobre gêneros textuais
  • Fichas ou papéis para sorteio dos gêneros

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo