Esta atividade, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, propõe uma imersão na rica cultura musical indígena através de uma experiência prática e educativa. Inicia-se com uma tarefa de casa onde os alunos são encorajados a pesquisar sobre os diversos instrumentos musicais indígenas e as formas como são utilizados nas danças tradicionais. Essa pesquisa tem o objetivo de preparar o terreno para que, em sala de aula, eles possam compartilhar suas descobertas, fomentando um ambiente rico em trocas de conhecimentos. Posteriormente, será conduzida uma oficina de ritmo, na qual os alunos terão a oportunidade de confeccionar seus próprios instrumentos musicais, como chocalhos, empregando materiais simples do cotidiano. Essa atividade mãos-na-massa não somente incentivará a criatividade e a colaboração entre os estudantes, mas também lhes permitirá explorar na prática os ritmos estudados, relacionando-os com os movimentos e as velocidades encontradas nas danças indígenas. Será uma porta para que os alunos experimentem e apreciem as complexas relações entre movimento, música e cultura, sob uma perspectiva vivencial e lúdica.
O objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental explorem e apreciem as diversas formas de manifestações artísticas e culturais indígenas por meio da música e da dança. Visa-se estimular a capacidade de simbolizar, a criatividade e o repertório corporal dos alunos, assim como a sua habilidade de estabelecer conexões entre diferentes partes do corpo e o todo no contexto do movimento dançado. Além disso, busca-se fomentar a experimentação de diferentes ritmos e orientações espaaciais, desenvolvendo a percepção e apreciação pelos alunos das ricas tradições musicais e dançantes das culturas indígenas.
Os alunos irão aprender sobre a cultura musical indígena, com ênfase nos instrumentos utilizados e a importância destes na execução das danças tradicionais. Serão introduzidos à diversidade dos instrumentos musicais indígenas e suas funções culturais, além de explorar como esses instrumentos são integrados ao movimento e dança. A oficina prática de confecção de instrumentos fornecerá uma experiência direta da relação entre música, movimento e cultura, estimulando a apreciação e o respeito pelas tradições indígenas.
Adotaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, incentivando inicialmente a pesquisa e a curiosidade dos alunos em casa, seguida da exploração e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa, onde os alunos são protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Durante a oficina de ritmo, a prática de confecção de instrumentos e posterior experimentação com ritmos e danças será guiada, permitindo que os alunos apliquem na prática o conhecimento teórico adquirido.
Esta atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Iniciaremos com o compartilhamento das pesquisas, seguido da oficina de confecção de instrumentos, reservando a segunda metade da aula para a exploração dos ritmos e a prática dos movimentos dançantes.
A avaliação da atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todas as fases da atividade. A contribuição individual na pesquisa e compartilhamento das descobertas, o empenho e criatividade na confecção dos instrumentos, bem como a disposição para experimentar e se expressar através da música e da dança serão observados. O objetivo é avaliar não só o produto final, mas principalmente o processo de aprendizagem, a colaboração entre os pares e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira criativa e expressiva.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa em casa, materiais recicláveis ou de fácil acesso para a confecção dos instrumentos musicais (como caixas de papelão, grãos para chocalhos, tubos de papel higiênico, fita adesiva, tesouras) e um espaço adequado na sala de aula para a oficina de construção e a prática de dança. Além disso, será preciso ter um sistema de som para a reprodução de músicas indígenas durante a prática de dança.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula