Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em grupo para criar uma campanha publicitária envolvendo um produto imaginário. O projeto abarca desde a concepção da ideia até a execução, envolvendo o planejamento de elementos visuais e sonoros que contribuem para a construção de sentido da propaganda. Os estudantes deverão dividir-se em grupos para criar um roteiro, planejar a montagem da campanha, selecionar músicas e efeitos sonoros adequados, e refletir sobre como a performance dos 'atores' e o uso de imagens em movimento podem impactar a mensagem. A atividade culmina na apresentação das propagandas, servindo como uma oportunidade para os alunos discutirem sobre as escolhas feitas e os efeitos de sentido gerados pelos elementos audiovisuais e sonoros utilizados.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender os complexos processos envolvidos na produção de um texto publicitário, com especial atenção aos elementos audiovisuais e sonoros. Através da análise e criação de propagandas, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de planejamento, cooperação em equipe, criatividade, e pensamento crítico sobre o impacto dos diferentes recursos midiáticos na comunicação de ideias.
A atividade incorpora discussões essenciais sobre a linguagem publicitária, focalizando a composição de anúncios que envolvam múltiplas modalidades expressivas. O curso visa oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada da importância dos elementos visuais, sonoros, e da performance na comunicação efetiva de ideias e no engajamento do público.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, incentivando a aprendizagem por meio da prática, pesquisa e reflexão em grupo. As sessões serão divididas entre momentos de instrução teórica breve, atividades práticas de criação e compartilhamento, e discussões guiadas que permitirão aos alunos articular suas próprias compreensões e críticas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas com duração de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos e a introdução dos conceitos principais, seguida pelo início do planejamento das campanhas. A segunda aula será dedicada à finalização, apresentação das campanhas e discussões.
A avaliação será processual, considerando a participação individual e a contribuição para o trabalho em equipe, a criatividade e adequação dos elementos audiovisuais e sonoros utilizados, a coerência e clareza do roteiro, além da reflexão crítica durante a discussão final. Serão utilizados critérios claros e compartilhados previamente com os alunos, como a originalidade da ideia, o entendimento e aplicação dos conceitos discutidos em sala de aula, e a eficácia da comunicação da campanha.
Para a execução desta atividade, serão necessários acesso a computadores com softwares de edição de vídeo e som, projetor para as apresentações, materiais para escrita e planejamento das campanhas (papel, canetas, cartazes), além de acesso à Internet para pesquisa de músicas e efeitos sonoros.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula