Diretores em Ação: Criando Propagandas

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Texto e Mídia

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em grupo para criar uma campanha publicitária envolvendo um produto imaginário. O projeto abarca desde a concepção da ideia até a execução, envolvendo o planejamento de elementos visuais e sonoros que contribuem para a construção de sentido da propaganda. Os estudantes deverão dividir-se em grupos para criar um roteiro, planejar a montagem da campanha, selecionar músicas e efeitos sonoros adequados, e refletir sobre como a performance dos 'atores' e o uso de imagens em movimento podem impactar a mensagem. A atividade culmina na apresentação das propagandas, servindo como uma oportunidade para os alunos discutirem sobre as escolhas feitas e os efeitos de sentido gerados pelos elementos audiovisuais e sonoros utilizados.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender os complexos processos envolvidos na produção de um texto publicitário, com especial atenção aos elementos audiovisuais e sonoros. Através da análise e criação de propagandas, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de planejamento, cooperação em equipe, criatividade, e pensamento crítico sobre o impacto dos diferentes recursos midiáticos na comunicação de ideias.

  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Compreender o papel dos elementos visuais e sonoros na construção de sentido em textos publicitários.
  • Exercitar a criatividade na criação de um produto e sua propaganda.
  • Aprimorar habilidades de escrita e produção textual através da composição de roteiros.
  • Analisar criticamente o conteúdo midiático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP07: Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora discussões essenciais sobre a linguagem publicitária, focalizando a composição de anúncios que envolvam múltiplas modalidades expressivas. O curso visa oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada da importância dos elementos visuais, sonoros, e da performance na comunicação efetiva de ideias e no engajamento do público.

  • Introdução à linguagem publicitária e aos conceitos de propaganda.
  • Análise de campanhas publicitárias e o papel dos elementos audiovisuais e sonoros.
  • Técnicas de escrita criativa e elaboração de roteiros.
  • Princípios básicos de edição de vídeo e som.
  • Discussão sobre ética na publicidade e o impacto social das propagandas.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, incentivando a aprendizagem por meio da prática, pesquisa e reflexão em grupo. As sessões serão divididas entre momentos de instrução teórica breve, atividades práticas de criação e compartilhamento, e discussões guiadas que permitirão aos alunos articular suas próprias compreensões e críticas.

  • Trabalho em grupo para promover a colaboração e a comunicação.
  • Atividades práticas de elaboração de roteiro, seleção de músicas e planejamento das propagandas.
  • Apresentações das campanhas para a turma, seguido por feedback do professor e dos colegas.
  • Discussões em sala de aula para análise crítica das produções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas com duração de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos e a introdução dos conceitos principais, seguida pelo início do planejamento das campanhas. A segunda aula será dedicada à finalização, apresentação das campanhas e discussões.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início do planejamento das campanhas.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das campanhas; discussão e reflexão sobre os trabalhos.

Avaliação

A avaliação será processual, considerando a participação individual e a contribuição para o trabalho em equipe, a criatividade e adequação dos elementos audiovisuais e sonoros utilizados, a coerência e clareza do roteiro, além da reflexão crítica durante a discussão final. Serão utilizados critérios claros e compartilhados previamente com os alunos, como a originalidade da ideia, o entendimento e aplicação dos conceitos discutidos em sala de aula, e a eficácia da comunicação da campanha.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários acesso a computadores com softwares de edição de vídeo e som, projetor para as apresentações, materiais para escrita e planejamento das campanhas (papel, canetas, cartazes), além de acesso à Internet para pesquisa de músicas e efeitos sonoros.

  • Computadores com softwares de edição de vídeo e áudio.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Materiais de escrita (canetas, lápis, papel).
  • Acesso à Internet.
  • Caixas de som para reprodução de áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo