O Grande Jogo de Números

Desenvolvida por: Vitori… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Quantificação

Esta atividade, 'O Grande Jogo de Números', é projetada para transformar a sala de aula em um animado espaço de aprendizado, onde o chão serve como um tabuleiro de jogo gigante, numerado até 100. Os alunos, movimentando-se como peças do jogo, utilizarão um dado gigante para avançar pelo tabuleiro. Ao longo do caminho, se depararão com desafios variados: contar objetos, resolver pequenos problemas matemáticos, e executar atividades físicas correlacionadas ao número da casa em que pararem, como pular a quantidade de vezes indicada. Este método ativo de ensino visa não apenas a solidificação da habilidade de contagem até 100, mas também a interpretação de quantidades de forma lúdica e interativa. Além de reforçar conceitos matemáticos fundamentais, promove a saúde física e o trabalho em equipe, elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é aproveitar o poder da Aprendizagem Baseada em Jogos para promover um entendimento firme e prático de conceitos matemáticos fundamentais, como contagem, quantificação e reconhecimento de números. Deseja-se que, através desta atividade lúdica, os estudantes sejam capazes de utilizar números naturais em contextos variados, perceber a matemática como algo presente no cotidiano e não como uma simples abstração, além de fomentar o desenvolvimento da motricidade e do raciocínio lógico. Incentiva-se, portanto, uma relação positiva com a matemática desde os primeiros anos escolares.

  • Reforçar o conhecimento sobre a sequência numérica até 100.
  • Desenvolver habilidades de contar e quantificar de maneira prática.
  • Promover a habilidade de realizar registros verbais e simbólicos de quantidades.
  • Incentivar a prática de exercícios físicos através do jogo.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.

Conteúdo Programático

A atividade 'O Grande Jogo de Números' foi cuidadosamente pensada para alinhar-se aos conteúdos programáticos do 1º ano do Ensino Fundamental, focando em habilidades essenciais de matemática prescritas pela BNCC. Além da contagem direta e quantificação, embutida nas regras do jogo, a atividade proporciona um contato prático e visual com números e quantidades, preparando os estudantes para conceitos matemáticos mais avançados de maneira intuitiva e divertida. A inclusão de movimento visa a integração do aprendizado cognitivo com o físico, reforçando a importância de um desenvolvimento holístico.

  • Contagem sequencial até 100.
  • Reconhecimento e escrita de números naturais.
  • Uso de diferentes estratégias para contagem e quantificação.
  • Resolução de problemas simples de adição e subtração.
  • Representação simbólica de quantidades.

Metodologia

A metodologia desta atividade se insere no contexto da Aprendizagem Baseada em Jogos, uma abordagem pedagógica inovadora que utiliza elementos do jogo para engajar e motivar os alunos na aquisição do conhecimento. Ao realizar esta atividade, os educandos estarão imersos em um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, onde cada lançamento de dado e movimento no tabuleiro promove o desenvolvimento de habilidades matemáticas específicas de uma maneira divertida e motivadora. A incorporação de desafios físicos e mentais estimula múltiplas áreas do desenvolvimento infantil, equilibrando o ensino da matemática com o desenvolvimento físico e social.

  • Jogo de tabuleiro na sala de aula
  • Contagem e movimentação física
  • Desafios matemáticos e físicos nas casas do tabuleiro
  • Uso de dado gigante para determinar movimentos
  • Atividades em pequenos grupos para promover trabalho em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Neste tempo, os alunos terão a oportunidade de engajar-se totalmente no jogo, praticando conceitos matemáticos e realizando atividades físicas. A primeira aula focará na familiarização com o jogo e na prática de contagem e movimentação, enquanto a segunda aula dará ênfase à resolução de desafios, tanto matemáticos quanto físicos, que surgirão ao longo do tabuleiro.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e prática da contagem e movimentação.
  • Aula 2: Resolução de desafios matemáticos e físicos no tabuleiro.

Avaliação

A avaliação da atividade 'O Grande Jogo de Números' será processual e observacional, focando na participação ativa e no envolvimento dos alunos com os conceitos e desafios apresentados durante o jogo. Será observado como cada estudante se engaja com a contagem, a mobilidade e a resolução dos problemas propostos, assim como sua habilidade de trabalhar em equipe e de comunicar suas estratégias e resultados. Feedbacks positivos e construtivos serão fornecidos ao longo da atividade, incentivando o progresso de cada aluno no desenvolvimento das habilidades matemáticas e sociais visadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da 'O Grande Jogo de Números', serão necessários alguns recursos simples mas essenciais. Um dado gigante, peças de jogo para cada aluno, e marcadores para delinear o tabuleiro de jogo no chão da sala, além de cartões com desafios matemáticos e físicos. A preparação destes materiais promove uma experiência imersiva e dinâmica, essencial para o sucesso da aprendizagem baseada em jogos. Além deles, a disposição dos alunos para se movimentar e participar ativamente é um recurso valioso nesta metodologia ativa.

  • Dado gigante
  • Peças de jogo individuais para cada aluno
  • Marcadores para o tabuleiro
  • Cartões com desafios matemáticos e físicos
  • Espaço adequado na sala de aula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo