Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio participarão de 'O Julgamento dos Filósofos', explorando as correntes filosóficas do empirismo e racionalismo. Divididos em duas 'cortes filosóficas', representando cada corrente, os estudantes utilizarão teorias de filósofos como Descartes e Hume para defender seus argumentos, estimulando habilidades críticas e promovendo um aprendizado profundo sobre o tema. Ao final, um aluno atuará como juiz para avaliar os argumentos e decidir qual corte fundamentou melhor sua posição, propiciando uma experiência educativa engajante.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das correntes filosóficas do empirismo e do racionalismo, explorando os argumentos e teorias de filósofos importantes como Descartes e Hume. Pretende-se estimular o pensamento crítico, aprofundar a capacidade de argumentação e promover um entendimento sobre como essas correntes influenciam o pensamento filosófico contemporâneo. Além disso, esta atividade visa desenvolver habilidades de comunicação, entendimento da importância do debate construtivo e fomentar uma participação ativa no processo de aprendizagem.
Através da simulação de um julgamento, os estudantes serão introduzidos às principais ideias e argumentos que diferenciam o empirismo do racionalismo. Serão abordadas as contribuições de Descartes ao racionalismo, enfatizando a dúvida metódica e o cogito, assim como as de Hume ao empirismo, com foco no ceticismo quanto à possibilidade do conhecimento a priori. Esta abordagem permitirá aos alunos uma imersão nas teorias, facilitando o entendimento de conceitos complexos e sua relevância histórica e contemporânea.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão engajados em um ambiente simulado de um julgamento. Esta abordagem promove a participação ativa, permitindo que absorvam o conteúdo de maneira significativa enquanto debatem e defendem suas correntes filosóficas. O papel do 'juiz' adiciona uma camada de realismo e responsabilidade, incentivando os alunos a construírem argumentos robustos e bem fundamentados.
A atividade 'O Julgamento dos Filósofos' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução às correntes filosóficas e a preparação para o julgamento. A segunda aula será dedicada ao julgamento em si, seguido de uma discussão e reflexão sobre os aprendizados.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade dos argumentos apresentados pelos alunos, sua capacidade de responder a objeções e a eficácia em refutar os argumentos da corte oposta. O 'juiz' desempenhará um papel crucial na avaliação, porém, a reflexão final e a habilidade de integrar o feedback no debate serão igualmente importantes. Exemplos de critérios de avaliação incluirão: clareza na apresentação dos argumentos, entendimento das teorias filosóficas discutidas, participação ativa e colaboração com a equipe.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como textos selecionados das obras de Descartes e Hume, slides para apresentação dos conceitos chave, e roteiro estruturado para o julgamento. Estes materiais apoiarão os alunos na preparação de seus argumentos e garantirão um desenvolvimento suave da atividade.
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