Construindo uma Monarquia

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Formação e consolidação das monarquias nacionais

A atividade 'Construindo uma Monarquia' é projetada para envolver os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental numa experiência prática de aprendizado sobre a história das monarquias e a formação dos Estados Nacionais. Divididos em grupos, os estudantes terão a tarefa de criar uma 'monarquia ideal', abordando os aspectos históricos essenciais para sua formação, como o contexto sociopolítico e econômico. Cada grupo criará um brasão heráldico que represente a identidade de sua monarquia, além de redigir uma narrativa sobre sua origem, enfatizando os processos de centralização política e conflitos. O objetivo é permitir aos alunos visualizar e compreender o complexo processo de consolidação dos sistemas monárquicos, abordando elementos como a nobreza, as disputas pelo poder, as alianças e o desenvolvimento da identidade nacional. Ao final, cada grupo apresentará sua monarquia, explicando as decisões tomadas durante o processo criativo e como elas se alinham aos princípios históricos das monarquias reais.

Objetivos de Aprendizagem

Neste plano de aula, pretende-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre os processos que levaram à formação e consolidação das monarquias durante a história, particularmente em relação à centralização política. Os alunos também aprenderão sobre heráldica e sua importância na representação das identidades dos Estados monárquicos. Fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico, e expressão criativa são objetivos secundários, mas igualmente importantes desta atividade.

  • Compreender os processos históricos de formação e consolidação das monarquias
  • Identificar os elementos básicos da heráldica e sua importância nas monarquias
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese ao criar a história de uma monarquia ideal
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Exercitar o pensamento crítico e a criatividade na discussão sobre a centralização política e a formação de Estados

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF07HI07
  • description": Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade abrange uma investigação das raízes históricas das monarquias, incluindo aspectos sociais, políticos e econômicos que influenciaram sua formação e consolidação. Através da criação de uma 'monarquia ideal', os alunos serão incentivados a explorar conceitos de nobreza, hierarquia social, centralização de poder, e o papel da heráldica como parte da identidade e tradição de uma nação.

  • História das monarquias e formação dos Estados Nacionais
  • Processo de centralização política nas monarquias
  • Significado e composição da heráldica (brasões) em contextos monárquicos
  • Aspectos sociais, políticos e econômicos das monarquias

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será utilizada para incentivar os alunos a se envolverem ativamente na construção do conhecimento sobre as monarquias. Isso se dará através de atividades práticas que incluem a divisão em grupos para pesquisa, criação de heráldica e a elaboração de uma narrativa histórica sobre a sua monarquia. A apresentação final dos projetos proporcionará um espaço para debate e troca de ideias, promovendo assim, a consolidação do aprendizado de forma colaborativa e interativa.

  • Divisão dos alunos em grupos para trabalho colaborativo
  • Pesquisa sobre elementos históricos das monarquias
  • Criação de um brasão heráldico para a monarquia ideal
  • Elaboração de uma narrativa sobre a formação da monarquia
  • Apresentação dos projetos e discussão em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão as pesquisas e a criação da heráldica. A segunda aula será destinada à conclusão dos projetos e às apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início das pesquisas e criação da heráldica.
  • Aula 2: Conclusão dos projetos dos grupos e apresentações finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração, criatividade, precisão histórica e a capacidade de argumentação dos alunos durante as apresentações. Critérios específicos incluirão a qualidade e originalidade do brasão heráldico, a coerência e riqueza de detalhes da narrativa histórica criada, bem como a habilidade em discutir e defender as escolhas feitas perante a classe. Feedback construtivo será dado, visando o desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a criação da heráldica como papel, lápis de cor, canetas e, possivelmente, software de desenho. Recursos adicionais incluem acesso à internet para pesquisa sobre a história das monarquias e heráldica, bem como livros e documentos históricos que possam enriquecer a criação das narrativas.

  • Material para desenho (papel, lápis de cor, canetas)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Software de desenho (opcional)
  • Livros e documentos históricos sobre monarquias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo