Espaço entre as Palavras

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dia dos Pais

A atividade 'Espaço entre as Palavras' visa promover o entendimento e a prática da escrita, enfatizando a importância da separação correta das palavras em uma frase. Utilizando cartolinas e fichas com palavras impressas, os alunos serão instigados a formar frases que tenham como temática o Dia dos Pais. Cada aluno receberá um conjunto de fichas e uma cartolina, e sua tarefa será organizar essas fichas sobre a cartolina, formando frases coesas e coerentes, prestando especial atenção ao espaçamento entre as palavras. Esta atividade prática tem o intuito de estimular não apenas a habilidade de reconhecimento da separação das palavras na escrita mas também fomentar o desenvolvimento da criatividade, da interpretação de texto e do trabalho em equipe, à medida que os alunos podem ser encorajados a trabalhar em pequenos grupos. Ao finalizar a formação das frases, cada grupo ou aluno apresentará sua criação, permitindo uma sessão de leitura compartilhada, onde o feedback será dado tanto pelos colegas quanto pelo professor, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades fundamentais no âmbito da Língua Portuguesa, com foco especial na reconhecimento da separação correta das palavras em uma frase, conforme estabelecido pela habilidade EF01LP12 da BNCC. Adicionalmente, a atividade tem como metas aprimorar a capacidade de leitura, interpretação e produção textual dos estudantes, promover a compreensão da estrutura da língua escrita e incentivar o trabalho em equipe e a criatividade ao formular frases sobre o Dia dos Pais. Este conjunto de habilidades é crucial para a formação básica dos alunos, servindo como alicerce para o desenvolvimento de competências mais complexas no futuro.

  • Compreender a importância do espaçamento correto entre palavras na escrita.
  • Fomentar habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produção textual.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar o respeito e o reconhecimento da figura paterna ou de figuras significativas que desempenham esse papel.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Conteúdo Programático

A elaboração e decodificação de frases, centrada na temática do Dia dos Pais, permite aos alunos explorar diferentes dimensões da linguagem escrita. Esta abordagem prática ao estudo da língua potencializa a absorção dos conceitos de separação de palavras, leitura e escrita, promovendo ao mesmo tempo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Integrar a celebração de datas comemorativas ao currículo escolar fortalece os vínculos sociais entre os alunos e estimula a expressão de sentimentos e valores através da escrita.

  • Reconhecimento de palavras e formação de frases.
  • Separação correta entre palavras na escrita.
  • Leitura e interpretação de textos simples.
  • Trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Expressão criativa e emocional por meio da escrita.

Metodologia

Esta atividade pedagógica será conduzida através de uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu aprendizado. A prática de formar frases utilizando fichas de palavras estimula os alunos a pensar criticamente sobre a estrutura da língua, ao mesmo tempo em que promove a colaboração, ao trabalharem juntos para construir significados. Essa abordagem incentiva a autonomia do aluno, ao permitir que escolham as palavras que formarão suas frases, e também promove uma interação positiva com o tema do Dia dos Pais, tornando o aprendizado mais significativo e pessoal.

  • Distribuição de materiais e explicação clara da atividade.
  • Formação de grupos para estimular a colaboração.
  • Orientação e supervisão do professor durante a atividade.
  • Apresentação das frases criadas pelos alunos e leitura compartilhada.
  • Feedback construtivo após a apresentação de cada grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, a explicação da importância do espaçamento entre as palavras e a distribuição dos materiais. A maior parte da aula será dedicada à criação das frases. Na segunda aula, os alunos poderão finalizar suas frases, seguido de uma sessão de leitura compartilhada e feedback.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade de criação de frases.
  • Aula 2: Conclusão da atividade, leitura compartilhada das frases e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, na correta aplicação do conceito de separação das palavras e na capacidade de trabalhar em equipe. Será dada especial atenção à criatividade e ao esforço individual e coletivo na criação das frases, bem como à qualidade da leitura compartilhada ao fim da atividade. Feedbacks construtivos serão oferecidos, valorizando os progressos e apontando caminhos para melhorias. A ideia é promover um ambiente de aprendizado positivo, onde o erro faz parte do processo educativo e é visto como uma oportunidade de crescimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Espaço entre as Palavras', serão necessários materiais simples e acessíveis, como cartolinas, fichas com palavras impressas e marcadores ou lápis. Esses recursos físicos são essenciais para o desenvolvimento da atividade, permitindo que os alunos manipulem as palavras de forma concreta, o que facilita a compreensão da estrutura frasal e a importância do espaço entre as palavras. O ambiente da sala de aula deverá ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a movimentação dos alunos.

  • Cartolinas grandes suficientes para que as frases sejam organizadas.
  • Fichas com palavras impressas relacionadas ao Dia dos Pais.
  • Marcadores, lápis ou canetas para ajustes ou anotações necessárias.
  • Espaço suficiente na sala de aula para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo