Missão Corpo Humano: Operação Circulatória

Desenvolvida por: Flávia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistema Circulatório

Nesta atividade prática intitulada 'Missão Corpo Humano: Operação Circulatória', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos e envolvidos na construção de um modelo simplificado do sistema circulatório humano. Utilizando-se de materiais recicláveis e coloridos para representar diferentes partes do sistema, como veias, artérias e o coração, além da utilização de água com corantes para simular o fluxo do sangue. Ao distribuir nutrientes e coletar resíduos pelo modelo, usando pequenas esferas coloridas para representá-los, os estudantes poderão visualizar e explicar como o sistema circulatório atua na distribuição de nutrientes essenciais e na eliminação de resíduos do organismo. Esta atividade conecta teoria à prática e destina-se a proporcionar um aprendizado ativo e significativo, estimulando a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos ao experimentar de maneira lúdica conceitos importantes da ciência.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos fundamentais relacionados ao sistema circulatório humano através de um método experiencial, reforçando a importância deste sistema para a distribuição de nutrientes e eliminação de resíduos no corpo. Busca-se facilitar a visualização e o entendimento de como o sangue circula pelo corpo, as funções de componentes-chave como o coração, veias e artérias, além de estimular a aplicação prática de conhecimentos teóricos. Visa também promover o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico ao resolver problemas e elaborar o modelo representativo, consolidando assim o aprendizado de forma interativa e engajadora.

  • Compreender a estrutura e função do sistema circulatório humano
  • Visualizar o percurso do sangue e sua importância para a distribuição de nutrientes e eliminação de resíduos
  • Aplicar conhecimento teórico na construção de um modelo simplificado, utilizando materiais recicláveis
  • Estimular o trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico
  • Conectar teoria à prática através de um aprendizado ativo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI07: Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica está desenhada para abordar o tema do sistema circulatório humano de maneira lúdica e interativa. Enfatiza a importância deste sistema para a saúde e o bem-estar, explorando suas principais funções, como a distribuição de nutrientes para todas as partes do corpo e a eliminação de resíduos metabólicos. Os alunos terão a oportunidade de solidificar seus conhecimentos sobre o coração, veias e artérias, além da demonstração do fluxo sanguíneo, por meio da construção de um modelo funcional. Este plano de aula busca proporcionar uma compreensão holística do tema, envolvendo os estudantes ativamente no processo de aprendizagem.

  • Estrutura do sistema circulatório humano
  • Funções do coração, veias e artérias
  • Processo de circulação do sangue
  • Importância da distribuição de nutrientes e eliminação de resíduos
  • Conexão entre teoria e prática através da construção de modelos

Metodologia

Este plano de aula adota metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos em um processo de aprendizagem participativo. Inicia-se com uma breve explanação teórica sobre o sistema circulatório, seguida pela divisão dos alunos em grupos para a construção coletiva de um modelo simplificado, usando materiais recicláveis. As discussões em grupo, ao longo da atividade, permitirão a troca de ideias, a solução de problemas e a reflexão crítica sobre os conceitos aprendidos, enquanto a manipulação física dos materiais oferece uma compreensão concreta do funcionamento do sistema circulatório.

  • Breve explanação teórica sobre o sistema circulatório
  • Divisão dos alunos em grupos para construção do modelo
  • Utilização de materiais recicláveis para representar as partes do sistema circulatório
  • Simulação do fluxo do sangue usando água e corantes
  • Discussões em grupo para estimular a reflexão crítica e a colaboração

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos teóricos do sistema circulatório, seguidos pela explicação da atividade prática e a divisão dos grupos. Na segunda aula, os alunos iniciarão e concluirão a construção dos modelos, seguidos de uma discussão coletiva sobre o aprendizado e observações realizadas durante a atividade.

  • Aula 1: Introdução ao sistema circulatório e explicação da atividade prática.
  • Aula 2: Construção do modelo do sistema circulatório e discussão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será realizada mediante a observação do engajamento dos alunos nos processos de construção do modelo e na capacidade de expor oralmente os conceitos aprendidos. Será considerada a colaboração dentro dos grupos, a aplicabilidade dos conceitos teóricos na construção do modelo, além da criatividade e originalidade na utilização dos materiais recicláveis. A apresentação final do modelo e uma breve explicação sobre seu funcionamento servirão como base para a avaliação, permitindo ver o entendimento dos alunos sobre o sistema circulatório e sua importância.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais recicláveis variados, como garrafas plásticas, tubos de papelão e tampinhas, além de corantes alimentícios, água, esferas pequenas de cores diferentes para representar nutrientes e resíduos, tesouras, cola e fita adesiva. Estes materiais permitirão aos alunos construir os modelos do sistema circulatório de forma criativa, segura e educativa, promovendo a reutilização de materiais e a conscientização ambiental.

  • Materiais recicláveis (garrafas plásticas, tubos de papelão, tampinhas)
  • Corantes alimentícios de diferentes cores
  • Água
  • Esferas pequenas de cores diferentes (nutrientes e resíduos)
  • Tesouras, cola, fita adesiva

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