Esta atividade proporcionará aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar temas como identidade, cultura e deslocamento através do filme 'Ya no estoy aquí' (2019). Após a exibição, os alunos participarão de uma roda de debate para analisar a representação da luta de comunidades contra as forças homogeneizadoras do imperialismo cultural apresentadas no filme. A discussão enfocará elementos culturais, identitários e comunitários, examinando sua resistência ou adaptação às pressões externas. Além disso, o debate abordará o papel do cinema como forma de arte na representação e resistência cultural, permitindo uma reflexão sobre como a globalização afeta a identidade e a cultura local.
O objetivo dessa atividade é desenvolver o pensamento crítico e a sensibilidade cultural dos alunos ao analisar temas como identidade, cultura, e deslocamento em um contexto globalizado. Pretende-se que os estudantes compreendam a complexidade das dinâmicas culturais e identitárias frente às pressões da globalização e do imperialismo cultural, bem como reconheçam o papel da arte, especificamente do cinema, como meio de expressão, representação e resistência cultural. Além disso, busca-se fomentar a habilidade de argumentação e o respeito por diferentes perspectivas culturais durante a roda de debate.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de temas como identidade, cultura, globalização e imperialismo cultural, enfatizando como comunidades e indivíduos se relacionam com estas dinâmicas. Será dada também uma atenção especial à análise da arte cinematográfica como ferramenta de expressão e resistência cultural, permitindo aos alunos uma compreensão mais ampla das múltiplas camadas que compõem a identidade cultural em um mundo globalizado.
A metodologia dessa atividade se baseia na exibição do filme 'Ya no estoy aquí', seguida por uma roda de debate. Esta abordagem incentiva a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes expressar suas perspectivas e análises sobre os temas discutidos. A roda de debate será estruturada de maneira a facilitar uma discussão inclusiva e respeitosa, promovendo o pensamento crítico e a análise detalhada tanto do conteúdo do filme quanto dos temas propostos.
A atividade será dividida em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exibição do filme. A segunda aula será dedicada à preparação e início da roda de debate. Na terceira aula, a discussão será concluída e haverá um fechamento reflexivo sobre os principais temas abordados.
A avaliação desta atividade se dará por meio da participação ativa dos alunos durante a roda de debate e da entrega de um ensaio crítico sobre os temas discutidos. O ensaio deverá demonstrar compreensão dos temas de identidade, cultura e globalização, assim como análise crítica do filme 'Ya no estoy aquí'. Serão avaliadas a qualidade da argumentação, a profundidade da análise cultural e a capacidade de conectar os temas discutidos à realidade contemporânea.
Para a realização desta atividade, serão necessários: uma cópia do filme 'Ya no estoy aquí' para exibição, uma sala de aula com equipamento audiovisual adequado, materiais para anotações e recursos online para pesquisa adicional sobre os temas do filme. Tais recursos proporcionarão suporte para a discussão e análise crítica, permitindo aos alunos uma imersão mais profunda nos temas explorados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula