Analisando a Publicidade

Desenvolvida por: Diogo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Publicidade e Propaganda

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo vibrante da publicidade, onde aprenderão a identificar e analisar as diversas estratégias discursivas e semióticas utilizadas para influenciar e persuadir o público. A atividade será iniciada com a seleção de diferentes tipos de anúncios - desde impressos até digitais e vídeos - para observarem como as escolhas linguísticas e visuais podem refletir ou moldar valores, desejos e comportamentos sociais. Esta análise profunda não apenas equipara os alunos com ferramentas críticas importantes para desvendar a complexidade dos discursos na publicidade mas também os prepara para aplicar estes insights de forma prática. Na etapa final da atividade, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos recém-adquiridos, criando suas próprias campanhas publicitárias. No entanto, há um importante desafio: estas campanhas devem promover uma causa social ou ambiental que seja significativa para eles. Ao fazer isso, os alunos irão exercitar sua criatividade e sensibilidade social, enquanto aplicam conscientemente as técnicas analisadas anteriormente para inspirar a mudança.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e analíticas essenciais para compreender e interpretar a publicidade, uma poderosa ferramenta de comunicação em nossa sociedade. Espera-se que eles se tornem mais conscientes das diversas técnicas utilizadas para persuadir e influenciar, podendo assim fazer escolhas mais informadas como consumidores e cidadãos. Além disso, ao criar suas próprias campanhas publicitárias, os alunos terão a chance de explorar e expressar seus valores e preocupações sociais ou ambientais, fomentando não apenas um senso de responsabilidade social mas também habilidades de pensamento crítico, criatividade e persuasão.

  • Identificar e analisar estratégias discursivas e semióticas em peças publicitárias.
  • Refletir sobre como a publicidade reflete e influencia valores, desejos e comportamentos sociais.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise de mídia.
  • Criar campanhas publicitárias com enfoque social ou ambiental.
  • Aplicar de forma prática as técnicas de persuasão aprendidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange desde a fundamentação teórica sobre a linguagem publicitária, discutindo aspectos como ícones, signos, simbologia e escolhas linguísticas, até a prática de criação de anúncios com propósito social. Este percurso permitirá aos alunos entender as subtis maneiras através das quais os anúncios buscam influenciar, e como eles mesmos podem utilizar essas estratégias de forma consciente e ética na promoção de causas importantes.

  • Introdução às estratégias discursivas e semióticas na publicidade
  • Análise de diferentes peças publicitárias (impressas, digitais, em vídeo)
  • Discussão sobre o impacto da publicidade na sociedade
  • Práticas de criação de campanhas publicitárias com foco social e ambiental

Metodologia

A metodologia ativa será o cerne desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e reflexivo. Iniciaremos com sessões de análise coletiva, onde os alunos, orientados pelo professor, irão discutir diversas propagandas selecionadas. Este processo de deconstrução permitirá o reconhecimento das táticas empregadas. Seguidamente, os alunos serão divididos em pequenos grupos para a etapa de criação, onde poderão experimentar e aplicar as estratégias discutidas. Cada grupo apresentará sua campanha ao final, proporcionando um rico intercâmbio de ideias e feedbacks.

  • Análise coletiva de propagandas
  • Discussões em grupo sobre os impactos sociais da publicidade
  • Trabalho em equipe na criação de campanhas publicitárias
  • Apresentação das campanhas e sessão de feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, distribuídas de forma a cobrir a análise, a criação e a apresentação das campanhas publicitárias dos alunos.

  • Aula 1: Introdução e análise de propagandas
  • Aula 2: Desenvolvimento das campanhas em grupos
  • Aula 3: Apresentação das campanhas e feedback

Avaliação

A avaliação levará em conta a participação ativa dos alunos, a profundidade de suas análises e a criatividade e relevância social de suas campanhas publicitárias. Será avaliada a capacidade de aplicarem as técnicas de análise discursiva e semiótica aprendidas, assim como a eficácia e originalidade na comunicação da causa escolhida. As apresentações finais proporcionarão uma oportunidade para avaliar as habilidades de argumentação e expressão dos alunos, além de oferecer feedback construtivo para aprimoramento.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão utilizados recursos multimídia para a visualização das propagandas, acesso à internet para pesquisa de anúncios adicionais, materiais para a criação das campanhas (papéis, canetas, laptops, softwares de edição) e espaços adequados para a discussão em grupos e apresentações.

  • Recursos multimídia (projeto, computador)
  • Materiais de artes (papéis, canetas, marcadores)
  • Acesso à internet
  • Softwares de edição gráfica e de vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo