Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo vibrante da publicidade, onde aprenderão a identificar e analisar as diversas estratégias discursivas e semióticas utilizadas para influenciar e persuadir o público. A atividade será iniciada com a seleção de diferentes tipos de anúncios - desde impressos até digitais e vídeos - para observarem como as escolhas linguísticas e visuais podem refletir ou moldar valores, desejos e comportamentos sociais. Esta análise profunda não apenas equipara os alunos com ferramentas críticas importantes para desvendar a complexidade dos discursos na publicidade mas também os prepara para aplicar estes insights de forma prática. Na etapa final da atividade, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos recém-adquiridos, criando suas próprias campanhas publicitárias. No entanto, há um importante desafio: estas campanhas devem promover uma causa social ou ambiental que seja significativa para eles. Ao fazer isso, os alunos irão exercitar sua criatividade e sensibilidade social, enquanto aplicam conscientemente as técnicas analisadas anteriormente para inspirar a mudança.
O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e analíticas essenciais para compreender e interpretar a publicidade, uma poderosa ferramenta de comunicação em nossa sociedade. Espera-se que eles se tornem mais conscientes das diversas técnicas utilizadas para persuadir e influenciar, podendo assim fazer escolhas mais informadas como consumidores e cidadãos. Além disso, ao criar suas próprias campanhas publicitárias, os alunos terão a chance de explorar e expressar seus valores e preocupações sociais ou ambientais, fomentando não apenas um senso de responsabilidade social mas também habilidades de pensamento crítico, criatividade e persuasão.
O conteúdo programático da atividade abrange desde a fundamentação teórica sobre a linguagem publicitária, discutindo aspectos como ícones, signos, simbologia e escolhas linguísticas, até a prática de criação de anúncios com propósito social. Este percurso permitirá aos alunos entender as subtis maneiras através das quais os anúncios buscam influenciar, e como eles mesmos podem utilizar essas estratégias de forma consciente e ética na promoção de causas importantes.
A metodologia ativa será o cerne desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e reflexivo. Iniciaremos com sessões de análise coletiva, onde os alunos, orientados pelo professor, irão discutir diversas propagandas selecionadas. Este processo de deconstrução permitirá o reconhecimento das táticas empregadas. Seguidamente, os alunos serão divididos em pequenos grupos para a etapa de criação, onde poderão experimentar e aplicar as estratégias discutidas. Cada grupo apresentará sua campanha ao final, proporcionando um rico intercâmbio de ideias e feedbacks.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, distribuídas de forma a cobrir a análise, a criação e a apresentação das campanhas publicitárias dos alunos.
A avaliação levará em conta a participação ativa dos alunos, a profundidade de suas análises e a criatividade e relevância social de suas campanhas publicitárias. Será avaliada a capacidade de aplicarem as técnicas de análise discursiva e semiótica aprendidas, assim como a eficácia e originalidade na comunicação da causa escolhida. As apresentações finais proporcionarão uma oportunidade para avaliar as habilidades de argumentação e expressão dos alunos, além de oferecer feedback construtivo para aprimoramento.
Para a execução desta atividade serão utilizados recursos multimídia para a visualização das propagandas, acesso à internet para pesquisa de anúncios adicionais, materiais para a criação das campanhas (papéis, canetas, laptops, softwares de edição) e espaços adequados para a discussão em grupos e apresentações.
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