A atividade 'Criadores de Jogos Verbais' é uma experiência educativa que tem como objetivo engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na criação de jogos de palavras inovadores. Através da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes trabalharão em grupos para produzir textos instrucionais claros e objetivos, que servirão de base para jogar os jogos que eles mesmos irão inventar. Esta experiência prática permetirá aos alunos aplicar conceitos de língua portuguesa de maneira lúdica e significativa, desenvolvendo habilidades de escrita, leitura, interpretação e trabalho em equipe. Ao final, a apresentação dos jogos para a turma e uma roda de debate sobre a eficácia das instruções criadas estimularão a reflexão crítica e o aprimoramento das habilidades de comunicação dos alunos.
Através desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a função social dos textos instrucionais, desenvolver expectativas realistas em relação aos textos que lerão e produzirão, e aplicar de forma autônoma as convenções do gênero textual instrucional. Adicionalmente, objetiva-se fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe, enquanto os alunos planejam, escrevem e testam as regras dos jogos que criam, permitindo a eles aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Esta atividade aborda conceitos fundamentais de produção textual dentro do gênero instrucional, enfatizando a elaboração de regras para jogos de palavras. Além disso, propõe o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas como trabalho em equipe, criatividade, capacidade de argumentação e uso adequado da língua portuguesa, essenciais para o progresso acadêmico e pessoal dos estudantes.
Utilizaremos uma metodologia ativa e interativa, começando com uma breve introdução ao gênero textual instrucional. Em seguida, formaremos grupos para a criação dos jogos de palavras, aplicando a Aprendizagem Baseada em Projetos. Cada grupo passará pelo processo de brainstorming, planejamento, escrita e revisão das regras do jogo criado. A atividade culminará com apresentações, seguidas de uma roda de debate focada na clareza e eficácia das instruções, promovendo uma aprendizagem colaborativa e reflexiva.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos cada, permitindo um trabalho aprofundado em cada fase do projeto: planejamento e criação dos jogos, elaboração das instruções e, por fim, apresentação dos jogos e debate sobre os resultados.
A avaliação será contínua e processual, observando a participação, engajamento e contribuição individual no grupo, a criatividade e originalidade dos jogos criados, bem como a clareza e correção das instruções elaboradas. A habilidade dos alunos de trabalharem colaborativamente, além da eficácia das apresentações e argumentações durante a roda de debate, também serão critérios importantes. Exemplos específicos de sucesso poderão incluir a criação de regras compreensíveis sem necessidade de explicações adicionais e a capacidade de receber e aplicar feedback construtivo.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos simples e acessíveis, como papel, canetas, lápis e dispositivos com acesso à internet para pesquisas quando necessário. Além disso, o uso da lousa será essencial para as explicações iniciais e o apoio visual durante as apresentações. Os recursos digitais podem ser empregados para a documentação e compartilhamento das regras dos jogos criados.
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