Caça-Palavras do Tesouro

Desenvolvida por: Chesle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Natureza

A atividade Caça-Palavras do Tesouro é uma proposta lúdica e educativa, destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar a prática da leitura e decodificação de palavras de forma divertida, por meio de um grande caça-palavras montado no chão da sala de aula. Palavras relacionadas ao tema Natureza estarão escondidas nesse painel, desafiando os alunos a encontrá-las e lê-las em voz alta. Após a etapa de busca, os grupos de alunos deverão construir frases simples com as palavras encontradas, promovendo assim a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades linguísticas. Essa atividade se baseia nas metodologias ativas, incluindo trabalho mão-na-massa, roda de debate, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos, visando uma aprendizagem mais significativa e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

A Caça-Palavras do Tesouro tem como objetivos instigar o desenvolvimento da leitura fluida, promover a precisão na decodificação de palavras novas ou de uso frequente, estimular a criatividade e a habilidade de construção de frases simples, além de fomentar a colaboração entre os alunos. Por meio desta atividade, busca-se encorajar a leitura compartilhada e a aprendizagem colaborativa, elementos essenciais para o desenvolvimento integral do estudante no processo de alfabetização.

  • Promover a leitura fluida e precisa.
  • Estimular a construção de frases simples.
  • Desenvolver habilidades de decodificação de palavras.
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a expressão oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada à BNCC e integra a compreensão e prática da leitura e decodificação de palavras, assim como a construção de frases, fundamentais para a alfabetização. A escolha do tema Natureza para a caça-palavras permite explorar um conteúdo transversal, relevante para o desenvolvimento da consciência ambiental e conhecimento do mundo natural.

  • Leitura e decodificação de palavras.
  • Construção de frases simples.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Consciência ambiental e conhecimento sobre a natureza.

Metodologia

A metodologia adotada engloba atividades mão-na-massa, onde cada aluno participará ativamente na busca e leitura das palavras. A roda de debate será utilizada para discutir as palavras encontradas e suas significâncias. A sala de aula invertida servirá para preparação prévia dos alunos acerca do tema natureza, e a aprendizagem baseada em jogos tornará a experiência divertida e estimulante. Essas metodologias ativas promovem um aprendizado mais eficaz e engajado.

  • Atividade mão-na-massa: caça-palavras no chão.
  • Roda de debate: discussão das palavras encontradas.
  • Sala de aula invertida: preparo prévio sobre o tema Natureza.
  • Aprendizagem baseada em jogos: gamificação da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e à metodologia. A caça-palavras será realizada, seguida de uma roda de debate sobre as palavras encontradas. Na segunda aula, os alunos utilizarão as palavras para construir frases e apresentarão suas criações aos colegas, consolidando o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, caça-palavras e roda de debate.
  • Aula 2: Construção de frases e apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça-Palavras do Tesouro será formativa, considerando a participação e engajamento dos alunos durante a busca das palavras, a contribuição na roda de debate, a criatividade e coerência na construção das frases. Serão observados a fluência e precisão na leitura das palavras, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplificando, um grupo que demonstre entusiasmo, colaboração e esforço para entender e utilizar as palavras encontradas na formação de frases fará jus a uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a Caça-Palavras do Tesouro incluem cartazes grandes com o caça-palavras impresso para ser colocado no chão, marcadores de texto para que os alunos possam circular as palavras encontradas e materiais para anotação das palavras e construção das frases. Além disso, será útil o acesso a materiais de referência sobre a natureza para a roda de debate e construção do conhecimento.

  • Cartazes com caça-palavras.
  • Marcadores de texto.
  • Material para anotação e construção de frases.
  • Materiais de referência sobre a natureza.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo