Debates Dialéticos

Desenvolvida por: Rosian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Variação Linguística e Aspectos Socioculturais da Língua

Esta atividade pedagógica prática promove o engajamento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em debates estruturados, divididos em grupos, onde cada um abordará um tema especificamente ligado à variação linguística ou aos aspectos socioculturais que influenciem a língua. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão encorajados a defender suas perspectivas por meio de diferentes registros linguísticos. Eles devem ajustar sua linguagem ao público-alvo e ao gênero discursivo proposto para cada discussão. Esta atividade visa enfatizar a importância de adaptar a linguagem às diversas situações comunicativas. Além disso, promove o respeito e a valorização das múltiplas formas de expressão linguística, reconhecendo a riqueza presente na diversidade da língua. Será um exercício dinâmico que não apenas permitirá aos alunos explorar e compreender melhor a variação linguística, mas também desenvolver habilidades críticas e de argumentação, imprescindíveis para sua formação integral como cidadãos conscientes e articulados.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é levar os alunos a compreenderem a importância da variação linguística e dos aspectos socioculturais que influenciam a língua, promovendo uma percepção crítica sobre a adaptação linguística em diferentes contextos de comunicação. Os estudantes aprenderão a valorizar as diversas formas de expressão linguística, desenvolvendo habilidades de argumentação e uso adequado de registros linguísticos em situações variadas. Este exercício busca também fomentar o respeito à diversidade linguística e combater o preconceito linguístico, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos inclusivos e respeitosos.

  • Compreender a variação linguística e seus impactos socioculturais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e adaptação linguística.
  • Valorizar as múltiplas formas de expressão linguística.
  • Fomentar o respeito à diversidade e combater o preconceito linguístico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a variação linguística, considerando suas diferentes dimensões como regional, social, histórica, entre outras. Discutiremos também os aspectos socioculturais que influenciam a língua, explorando como a cultura, a história e as dinâmicas de poder afetam as formas de expressão e comunicação. Os alunos terão a oportunidade de analisar textos e situações comunicativas diversas, desenvolvendo uma visão crítica sobre a língua como fenômeno dinâmico e heterogêneo.

  • Variação linguística: definição e tipos.
  • Aspectos socioculturais que influenciam a língua.
  • Adaptação linguística a diferentes contextos de comunicação.
  • Respeito e valorização da diversidade linguística.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será dividida em etapas que incluem a formação de grupos, distribuição de temas, pesquisa, análise e, por fim, a defesa de argumentos em debates estruturados. Esta abordagem promove uma aprendizagem participativa e dinâmica, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo educacional, melhorando suas habilidades de argumentação, pesquisa, e entendimento crítico dos temas abordados.

  • Formação de grupos e distribuição de temas.
  • Pesquisa e análise dos temas relacionados à variação linguística.
  • Preparação de argumentos e defesa em debates.
  • Adaptação da linguagem ao contexto e público-alvo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá uma carga horária de 1 hora, dividida em uma aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos terão a oportunidade de debater os temas propostos, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos, distribuição de temas, início da pesquisa e preparação para os debates.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de argumentar de forma coerente, fazer uso adequado dos diferentes registros linguísticos, e na habilidade de adaptar sua linguagem ao contexto e público-alvo. Será levado em conta também o respeito e a valorização das variações linguísticas. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando a qualidade da pesquisa, a organização das ideias, a fluência e clareza durante os debates e a capacidade de interação com os demais grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a materiais de pesquisa sobre variação linguística e aspectos socioculturais da língua, além de espaços adequados para a realização dos debates. Será indispensável o uso de tecnologias como internet e projetor para apresentações e pesquisas. Materiais de apoio como artigos, livros e vídeos serão providenciados para enriquecer o conteúdo abordado.

  • Artigos e livros sobre variação linguística.
  • Vídeos educativos relacionados ao tema.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço físico adequado para os debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo