Esta atividade pedagógica prática promove o engajamento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em debates estruturados, divididos em grupos, onde cada um abordará um tema especificamente ligado à variação linguística ou aos aspectos socioculturais que influenciem a língua. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão encorajados a defender suas perspectivas por meio de diferentes registros linguísticos. Eles devem ajustar sua linguagem ao público-alvo e ao gênero discursivo proposto para cada discussão. Esta atividade visa enfatizar a importância de adaptar a linguagem às diversas situações comunicativas. Além disso, promove o respeito e a valorização das múltiplas formas de expressão linguística, reconhecendo a riqueza presente na diversidade da língua. Será um exercício dinâmico que não apenas permitirá aos alunos explorar e compreender melhor a variação linguística, mas também desenvolver habilidades críticas e de argumentação, imprescindíveis para sua formação integral como cidadãos conscientes e articulados.
O objetivo desta atividade é levar os alunos a compreenderem a importância da variação linguística e dos aspectos socioculturais que influenciam a língua, promovendo uma percepção crítica sobre a adaptação linguística em diferentes contextos de comunicação. Os estudantes aprenderão a valorizar as diversas formas de expressão linguística, desenvolvendo habilidades de argumentação e uso adequado de registros linguísticos em situações variadas. Este exercício busca também fomentar o respeito à diversidade linguística e combater o preconceito linguístico, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos inclusivos e respeitosos.
O conteúdo programático abordará a variação linguística, considerando suas diferentes dimensões como regional, social, histórica, entre outras. Discutiremos também os aspectos socioculturais que influenciam a língua, explorando como a cultura, a história e as dinâmicas de poder afetam as formas de expressão e comunicação. Os alunos terão a oportunidade de analisar textos e situações comunicativas diversas, desenvolvendo uma visão crítica sobre a língua como fenômeno dinâmico e heterogêneo.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será dividida em etapas que incluem a formação de grupos, distribuição de temas, pesquisa, análise e, por fim, a defesa de argumentos em debates estruturados. Esta abordagem promove uma aprendizagem participativa e dinâmica, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo educacional, melhorando suas habilidades de argumentação, pesquisa, e entendimento crítico dos temas abordados.
A atividade total terá uma carga horária de 1 hora, dividida em uma aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos terão a oportunidade de debater os temas propostos, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de argumentar de forma coerente, fazer uso adequado dos diferentes registros linguísticos, e na habilidade de adaptar sua linguagem ao contexto e público-alvo. Será levado em conta também o respeito e a valorização das variações linguísticas. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando a qualidade da pesquisa, a organização das ideias, a fluência e clareza durante os debates e a capacidade de interação com os demais grupos.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a materiais de pesquisa sobre variação linguística e aspectos socioculturais da língua, além de espaços adequados para a realização dos debates. Será indispensável o uso de tecnologias como internet e projetor para apresentações e pesquisas. Materiais de apoio como artigos, livros e vídeos serão providenciados para enriquecer o conteúdo abordado.
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