A atividade 'Ciranda das Parlendas' tem como objetivo propiciar aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental uma aproximação lúdica e prática com as parlendas, que são composições populares marcadas pela oralidade, ritmo e rimas, sendo um valioso recurso no processo de alfabetização. Inicialmente, o professor apresentará algumas parlendas populares, destacando as características como ritmo, rimas e entonação, para que os estudantes se familiarizem com esta forma de expressão. Em seguida, cada aluno poderá escolher uma parlenda de sua preferência, a qual recitará para os colegas em um formato de roda, permitindo que todos participem ativamente e possam observar as apresentações. Além de recitar as parlendas, os alunos serão estimulados a discutir os significados e interpretações de cada uma, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo. Esta estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e audição atenta, além de incentivar a análise e compreensão de textos.
O principal objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento da expressão oral e da escuta ativa nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando parlendas como recurso pedagógico. Ao escolherem e recitarem parlendas, os alunos exercitam a capacidade de falar em público com clareza, empregando entonação e ritmo adequados. Simultaneamente, ao ouvirem seus colegas, praticam a escuta ativa, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão oral e respeito pelo turno da fala. Além disso, ao discutirem os significados das parlendas, incentivam-se a reflexão crítica e a habilidade de interpretar textos de forma colaborativa, enriquecendo o processo de aprendizagem.
O conteúdo abordará as parlendas, resgatando a cultura popular e explorando sua estrutura composta por ritmo, rimas e temas cotidianos, que estimulam a memória, atenção e a expressão oral. A atividade envolverá a recitação dessas parlendas, a discussão dos seus significados e a prática de escuta ativa, tudo isso visando enriquecer o vocabulário dos alunos, aprimorar a fluidez verbal e incentivar a participação ativa em processos de comunicação e interpretação de textos.
Utilizaremos a abordagem de metodologia ativa, especificamente 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Inicialmente, os alunos terão contato direto com as parlendas, escolhendo e recitando-as, o que caracteriza a metodologia 'Mão-na-massa', envolvendo-se diretamente no processo de aprendizagem por meio da prática. Posteriormente, com a 'Roda de Debate', os alunos serão estimulados a compartilhar suas interpretações sobre as parlendas apresentadas, promovendo um ambiente de discussão enriquecedor e colaborativo que estimulará a reflexão crítica além de respeitar as diversas opiniões e interpretações dos colegas, reforçando a escuta ativa e o respeito mútuo.
Esta atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Iniciar-se-á com uma apresentação de 15 minutos pelo professor, seguida por 30 minutos dedicados à escolha, preparação e recitação das parlendas pelos alunos. Os últimos 15 minutos serão utilizados para a roda de debate sobre os significados e interpretações das parlendas apresentadas, permitindo a participação ativa de todos os alunos.
A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação ativa, o engajamento na recitação das parlendas, a capacidade de expressão oral com clareza e uso adequado de entonação e ritmo, bem como a participação nas discussões sobre os significados das parlendas. Será valorizada a habilidade de escuta ativa durante as apresentações dos colegas e a contribuição para o debate. O professor pode utilizar rubricas para avaliar a expressão oral e a participação no debate, fornecendo feedback construtivo que encoraje o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos.
Os recursos necessários incluem uma seleção de parlendas populares, que podem ser apresentadas impressas ou digitalmente, espaço apropriado para formar uma grande roda que permita a interação e visibilidade entre todos os participantes. Adicionalmente, pode-se utilizar um quadro para anotar ideias-chave durante o debate, e dispositivos de som, se necessário, para garantir que todos consigam ouvir claramente as recitações e as discussões. Estes recursos ajudarão a criar um ambiente propício para a expressão oral e a escuta atenta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula