Reconto Criativo

Desenvolvida por: Sidney… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconto de Histórias Lidas

A atividade 'Reconto Criativo' é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em um processo de recontar histórias lidas em sala, utilizando para isso objetos e imagens relacionados às narrativas. Iniciando com a exploração de uma caixa surpresa contendo variados objetos e imagens que remetem a histórias previamente abordadas, cada aluno será incentivado a retirar um item aleatoriamente e, a partir dele, recontar a história associada, estimulando a imaginação e a expressão oral. Este exercício é vital para desenvolver habilidades de associação, memória e narrativa criativa, além de fomentar a capacidade de contar histórias com apoio visual. A metodologia ativa Roda de Debate será empregada para facilitar o compartilhamento de interpretações e incentivar a escuta ativa entre os alunos, promovendo um ambiente rico em diálogo e troca de perspectivas sobre as histórias recontadas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a memória e as habilidades de expressão oral dos alunos por meio da prática do reconto de histórias. Ao associar objetos e imagens às histórias, os estudantes desenvolverão capacidades essenciais de associação, além de trabalharem a atenção aos detalhes e a interpretação de elementos visuais. A atividade também visa reforçar a compreensão leitora e a capacidade de síntese, enquanto fomenta o respeito e a valorização das contribuições de cada criança durante a roda de debate, oferecendo uma oportunidade significativa para a prática da escuta ativa e do diálogo construtivo.

  • Desenvolver a expressão oral e a criatividade.
  • Estimular a memória e a capacidade de associação.
  • Fomentar a habilidade de escuta ativa e o diálogo entre os alunos.
  • Promover a compreensão e interpretação de narrativas.
  • Incentivar a narrativa criativa com suportes visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A atividade está ancorada no desenvolvimento das habilidades de linguagem, especificamente na expressão oral e na compreensão auditiva. Envolverá a prática de recontar histórias, uma competência chave para a formação leitora dos alunos, além de trabalhar aspectos de interpretação de texto e narrativa visual. A integração da Roda de Debate como metodologia ativa proporcionará um ambiente enriquecedor para a prática da escuta ativa e do respeito mútuo nas interações.

  • Expressão oral e reconto de histórias.
  • Interpretação de texto e narrativas visuais.
  • Associação entre elementos visuais e textuais.
  • Técnicas de escuta ativa e participação em debates.

Metodologia

Esta atividade será realizada em duas etapas principais: a retirada de objetos/imagens da caixa e o reconto das histórias, seguido da Roda de Debate. A escolha aleatória dos itens introduzirá um elemento de surpresa, motivando a atenção e interesse dos alunos. A Roda de Debate enfatizará a escuta, o respeito pela vez de falar e a habilidade de formular questões e comentários construtivos sobre as histórias recontadas pelos colegas, estimulando um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Apresentação da caixa contendo objetos e imagens.
  • Seleção aleatória e reconto individual de histórias.
  • Organização de uma Roda de Debate para compartilhamento dos recontos.
  • Discussão orientada sobre as histórias e elementos narrativos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução da atividade e a seleção dos itens, seguida do início dos recontos. A segunda sessão será dedicada à conclusão dos recontos e à realização da Roda de Debate, permitindo tempo adequado para discussão e troca de feedback entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução, escolha dos itens e início dos recontos.
  • Aula 2: Conclusão dos recontos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos no processo de reconto e durante a Roda de Debate. A capacidade de recontar a história de forma coerente, fazer conexões com o objeto ou imagem selecionado e participar ativamente das discussões serão critérios avaliativos. Será dada atenção especial à expressão oral, criatividade na narrativa e habilidade de escuta ativa. Feedback positivo e construtivo será fornecido para encorajar a melhoria contínua e reconhecer os esforços de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário uma caixa grande o suficiente para conter diversos objetos e imagens relacionadas às histórias trabalhadas em sala. Os objetos e imagens precisam ser selecionados de modo que cada um remeta a uma história específica lida pelos alunos. Além disso, será preciso um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, garantindo que todos os alunos possam ver e ouvir uns aos outros claramente.

  • Caixa com objetos e imagens.
  • Histórias previamente lidas em sala.
  • Espaço adequado para Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo