Nesta atividade educativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na fascinante história da Roma Antiga, centrando-se nos períodos monárquico e republicano. Através de uma abordagem prática, eles irão formar uma 'republiqueta' em sala de aula, assumindo diferentes papéis dentro da complexa sociedade romana, tais como patrícios, plebeus, senadores e cônsules. O principal objetivo é possibilitar aos alunos um entendimento profundo das dinâmicas sociais e políticas que caracterizavam a República Romana, encorajando-os a refletir sobre os intermináveis desafios e conflitos internos que enfrentava. Eles serão responsáveis por criar leis, debater em um formato de assembleia que simula o Senado Romano e eleger seus representantes. Esta metodologia ativa visa engajar os estudantes de maneira concreta, promovendo uma compreensão mais robusta e crítica da História. Concluindo a atividade, um debate reflexivo sobre as semelhanças e diferenças entre a sociedade romana antiga e a sociedade atual proporcionará aos alunos uma oportunidade para aplicar seu aprendizado em um contexto moderno, reforçando a conexão entre o passado e o presente.
O propósito desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da formação e desenvolvimento da Roma Antiga, enfatizando os seus aspectos sociais e políticos durante os períodos monárquico e republicano. Deseja-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, comparando e contrastando os sistemas políticos e sociais da Roma Antiga com a sociedade contemporânea, além de promover a importante habilidade de trabalho em equipe ao assumirem papéis distintos na recriação da república romana em sala de aula. Através desta imersão, os alunos devem ser capazes de reconhecer a influência da Roma Antiga nos sistemas políticos modernos e na sociedade como um todo.
Esta atividade aborda de maneira intensiva os aspectos sociais e políticos da Roma Antiga, contemplando desde sua fundação até o fim da República. Os estudantes irão explorar as classes sociais, o sistema político republicano, a importância do Senado, e os conflitos entre patrícios e plebeus. Este conteúdo visa não apenas enriquecer o conhecimento histórico dos alunos, mas também desenvolver habilidades de análise crítica e comparação entre diferentes períodos históricos e contextos culturais.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe uma abordagem participativa onde os alunos assumem um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Através da criação de uma 'republiqueta' em sala de aula, eles estarão diretamente envolvidos na reprodução das estruturas sociais e políticas da Roma Antiga. Esta abordagem prática é complementada por debates, representações e eleições, incentivando a interação, a discussão crítica e o engajamento profundo com o conteúdo histórico.
A atividade será dividida em 24 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 20 horas. Este cronograma inclui a introdução aos conceitos, distribuição de papéis, formação de leis, debates, eleições e reflexões finais.
A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das leis propostas, no desempenho durante os debates e na reflexão crítica demonstrada no debate final. Enfatiza-se o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, oratória, análise crítica e compreensão histórica. Exemplificadamente, a pontuação pode ser atribuída da seguinte maneira: participação em debates (30%), colaboração na formação de leis (30%), desempenho em papéis sociais específicos (20%) e contribuição para o debate reflexivo final (20%).
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a elaboração de documentos, como papel, canetas e quadros brancos, recursos digitais para pesquisa, e cópias de textos históricos sobre a Roma Antiga. Ferramentas digitais como apresentações em PowerPoint e vídeos educativos serão empregadas para enriquecer as introduções teóricas e contribuir com a imersão no tema.
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