Esta atividade visa engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na prática de reconstruir textos com foco na concordância nominal e verbal correta. Através da manipulação de tirinhas e pequenos textos que apresentam erros intencionais de concordância ou partes omitidas, os alunos trabalharão em duplas para corrigir os erros e preencher as lacunas. Após essa etapa, eles apresentarão suas versões para a classe, proporcionando um momento rico de comparação e discussão. Ao trabalhar em duplas, os alunos poderão discutir suas ideias, praticar a argumentação com base nas regras gramaticais e desenvolver habilidades de colaboração. Essa atividade, além de reforçar o aprendizado sobre a concordância, estimula a habilidade de revisão, edição de textos e o senso crítico dos estudantes frente ao uso da língua.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver as competências dos alunos em identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal em textos diversos, aprimorando assim sua habilidade de escrita e revisão. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de aplicar as regras de concordância de forma mais autônoma em suas próprias produções textuais. Além disso, a dinâmica em duplas visa cultivar habilidades socioemocionais importantes, como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e o respeito pelas opiniões alheias, preparando os alunos não apenas acadêmica mas também socialmente.
A concordância nominal e verbal é uma parte crucial da gramática da Língua Portuguesa, responsável por garantir a harmonia e correção dentro das sentenças. Este plano de aula utiliza textos e tirinhas como recurso didático para proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre o tema, através de uma metodologia ativa de aprendizagem. Ao corrigirem os erros, os alunos estarão não apenas aplicando as regras, mas também desenvolvendo a capacidade de analisar criticamente o uso da língua e melhorar suas habilidades de escrita.
Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a se engajar na reconstrução dos textos, promovendo assim um aprendizado mais significativo. Esta abordagem permite que os estudantes assumam o papel de protagonistas em seu processo de aprendizagem, incentivando a pesquisa, discussão, colaboração e reflexão crítica sobre as regras de concordância e seu emprego nos textos. A interação entre pares será essencial para troca de conhecimentos e experiências, favorecendo um ambiente de aprendizado cooperativo.
Dividida em duas aulas de 60 minutos, a atividade será iniciada com uma breve explicação sobre a concordância nominal e verbal, seguida da distribuição das tirinhas e textos com erros. A primeira aula focará na análise e discussão em duplas para reconstrução dos textos. Na segunda aula, os alunos apresentarão suas versões, comparando-as com os textos originais e, ao final, haverá uma reflexão sobre os aprendizados.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de identificar e corrigir os erros, bem como a qualidade da discussão em duplas e da reflexão final sobre os aprendizados. A correção dos textos servirá como instrumento de avaliação da compreensão dos conceitos de concordância. O envolvimento dos alunos durante todo o processo, assim como a colaboração entre as duplas, também serão critérios importantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários tirinhas e textos impressos com erros de concordância, quadro branco ou flip chart para as anotações durante a explicação inicial e as apresentações, além de marcadores ou giz. Recomenda-se ainda a utilização de recursos digitais, como projetor multimídia, para facilitar a visualização das correções e incrementar as discussões.
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