Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma proposta lúdica e interativa de aprendizagem que visa incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a praticarem a leitura, interpretação e trabalho em equipe. Nesta atividade, o professor organizará uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no ambiente escolar, onde as pistas estarão vinculadas à leitura de pequenos textos ou frases. Os alunos serão divididos em pequenas equipes e cada uma receberá a primeira pista. Essas pistas, inseridas em envelopes ou objetos escondidos, levarão os alunos a diferentes localizações, onde eles encontrarão um novo texto para ler e interpretar, a fim de desvendar a próxima pista. Este ciclo continua até que a última pista os conduza ao 'tesouro': um livro ou uma história especial que será lida e discutida em conjunto com toda a classe. Este percurso não só promove a prática da leitura e interpretação textual mas também fomenta habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a resolução colaborativa de problemas. Ao final da atividade, será organizada uma Roda de Debate, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências durante a caça ao tesouro, suas estratégias para decifrar as pistas e as lições aprendidas, reforçando assim o laço entre prática e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na prática da leitura e interpretação de textos de forma lúdica e significativa, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de competências sociais importantes como o trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de problemas. Espera-se que até o final da atividade, os alunos sejam capazes de ler pequenos textos ou frases com maior fluidez, interpretar as instruções contidas nesses textos de maneira correta para avançar na busca, e reconhecer a importância da cooperação e do diálogo dentro do grupo para alcançar um objetivo comum. Este processo visa também instigar a curiosidade, a motivação para aprender e a valorização da leitura como fonte de conhecimento e entretenimento.

  • Promover a leitura fluente e a interpretação de texto
  • Desenvolver o trabalho em equipe e habilidades sociais
  • Incrementar a capacidade de seguir instruções
  • Estimular a discussão e reflexão em grupo sobre o processo de aprendizado
  • Fomentar o gosto pela leitura

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' engloba a leitura e interpretação de pequenos textos ou frases como seu principal conteúdo programático, tendo em vista o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão textual nos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Integra-se a esta prática uma dinâmica de atividade física e interação social, enriquecendo a experiência de aprendizagem ao integrar elementos cognitivos, físicos e sócio-emocionais.

  • Leitura de textos curtos e frases
  • Interpretação de textos
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação e expressão
  • Roda de Debate como metodologia ativa

Metodologia

A metodologia central desta atividade é a realização de uma caça ao tesouro orientada pela leitura e interpretação de textos, em um formato lúdico e participativo. O aspecto inovador reside no uso da Roda de Debate como ferramenta de reflexão pós-atividade, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir estratégias utilizadas e refletir sobre a importância da leitura e do trabalho em equipe. Esta abordagem visa não somente à aquisição de conhecimento mas também ao desenvolvimento integral do aluno, considerando suas habilidades socioemocionais.

  • Caça ao tesouro orientada por leitura de pistas
  • Trabalho em equipe para solucionar desafios
  • Utilização de espaços físicos da escola para envolver os alunos
  • Roda de Debate para discussão e reflexão ao final da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em uma única semana.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de equipes. Início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro e abordagem de pistas mais complexas.
  • Aula 3: Conclusão da caça e Roda de Debate para compartilhamento das experiências.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação e engajamento dos alunos ao longo do processo. Será levado em conta o entusiasmo na participação da caça ao tesouro, a colaboração entre os membros da equipe, a capacidade de resolver os desafios propostos pelas pistas e a contribuição durante a Roda de Debate. A intenção é observar o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação, bem como das competências sociais e emocionais. Exemplificadamente, as contribuições individuais e coletivas na Roda de Debate servirão como uma ferramenta adicional para entender como os alunos absorveram e refletiram sobre a experiência de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários textos ou frases impressas (as pistas), envelopes ou pequenos objetos para esconder as pistas, um espaço adequado dentro da escola ou na sala de aula para a caça ao tesouro, e um livro ou história escolhida como o 'tesouro' ao final. Será importante também ter um espaço arranjado para a Roda de Debate, talvez com cadeiras dispostas em círculo para facilitar a discussão entre os alunos.

  • Textos ou frases impressas para as pistas
  • Envelopes ou objetos para esconder as pistas
  • Livro ou história para ser lido ao final
  • Espaço físico para a caça ao tesouro e a Roda de Debate
  • Cadeiras ou almofadas para o momento da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo