As Letras da Nossa Sala

Desenvolvida por: Yanka … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'As Letras da Nossa Sala' é uma proposta interativa que engaja os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na exploração do ambiente da sala de aula, visando a identificação de objetos que comecem com cada letra do alfabeto. A partir dessa busca ativa, cada aluno deverá escolher três objetos, com o desafio de desenhá-los e escrever seus nomes em um cartaz coletivo. Esta iniciativa promove uma rica associação entre a forma escrita e a oral das palavras, além de estimular a criatividade e a atenção aos detalhes presentes no ambiente escolar. Ao concluir a atividade, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus desenhos e compartilhar suas descobertas, reforçando o aprendizado e a socialização entre os pares. Dessa maneira, 'As Letras da Nossa Sala' transcende o ensino tradicional, incorporando métodos de aprendizagem ativa que favorecem a participação ativa do aluno, o seu envolvimento com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades essenciais na fase de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento das letras do alfabeto e associá-las aos objetos presentes no ambiente da sala de aula, fortalecendo o processo de alfabetização inicial. Pretende-se assim, estimular a observação, a capacidade de fazer associações entre palavras e imagens, e a habilidade de escrita das crianças. Além disso, busca-se fomentar a criatividade, a cooperação entre colegas e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a expressão oral e a autoconfiança ao apresentarem seus trabalhos em público. Esta atividade configura um cenário propício para que os alunos exercitem a atenção ao detalhe, a memória e a psicomotricidade fina, indispensáveis na etapa de alfabetização. Ao final, espera-se que cada criança possa reconhecer e nomear objetos de seu cotidiano escolar, associando-os às letras do alfabeto de forma significativa.

  • Reconhecer as letras do alfabeto.
  • Associar palavras a imagens.
  • Desenvolver habilidades de escrita.
  • Estimular a criatividade e capacidade de observação.
  • Promover a socialização e a oralidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15LP03) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética usando letras/grafemas que representem fonemas.

Conteúdo Programático

Esta atividade está ancorada nos princípios do letramento e da alfabetização, considerando a importância da familiarização com o alfabeto e o desenvolvimento da habilidade de associação fonética desde os primeiros anos escolares. Enfatiza-se a aprendizagem significativa por meio da exploração do ambiente, reconhecendo que os objetos ao redor possuem nomes que começam com diferentes letras do alfabeto, criando um vínculo concreto entre o abstracto (letras) e o concreto (objetos). Além disso, ao desenhar e escrever sobre os objetos escolhidos, os alunos praticam a coordenação motora fina e a expressão gráfica, componentes essenciais no processo de alfabetização.

  • Reconhecimento do alfabeto.
  • Associação entre palavra e imagem.
  • Prática de escrita de palavras.
  • Desenvolvimento da expressão artística e criatividade.
  • Socialização e apresentação em público.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma breve explanação sobre o objetivo da atividade, seguido de uma exploração livre da sala, onde cada aluno buscará objetos que comecem com as diferentes letras do alfabeto. Após a investigação, os alunos escolherão três objetos para desenhar e escrever o nome em um cartaz coletivo. Este trabalho será realizado em pequenos grupos para estimular a cooperação e a troca de ideias. Ao final, haverá uma apresentação dos cartazes, promovendo a oralidade e a confiança em falar em público. Esta abordagem favorece uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

  • Exploração do ambiente da sala de aula.
  • Seleção e desenho de objetos.
  • Escrita dos nomes dos objetos escolhidos.
  • Confecção de um cartaz coletivo.
  • Apresentação dos resultados em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 4 horas, distribuídas em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, apresentaremos o projeto e começaremos a exploração inicial. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à seleção e início aos desenhos. A terceira aula será dedicada à conclusão dos desenhos e início da escrita no cartaz. Na quarta e última aula, os alunos finalizarão os cartazes e realizarão as apresentações.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da exploração.
  • Aula 2: Continuação da exploração e início dos desenhos.
  • Aula 3: Conclusão dos desenhos e início da escrita.
  • Aula 4: Finalização dos cartazes e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o engajamento e a participação dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como criatividade, colaboração, capacidade de observação e a qualidade dos desenhos e da escrita. Além disso, a habilidade de apresentar o trabalho em público e a interação com os colegas durante a elaboração dos cartazes coletivos também serão aspectos avaliados. Importante ressaltar que o foco estará no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades propostas, mais do que na precisão dos desenhos ou na perfeição da escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos e de fácil acesso. A sala de aula e seus objetos servirão como principal recurso, explorando o ambiente imediato dos alunos. Além disso, será preciso cartolinas ou papel grande para os cartazes, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, e lápis ou canetas para a escrita. Recomenda-se também a utilização de uma câmera ou smartphone para registrar o processo e os produtos finais da atividade.

  • Cartolinas ou papel grande para cartazes.
  • Lápis de cor, canetinhas e giz de cera.
  • Lápis ou canetas para escrita.
  • Câmera ou smartphone para registros.
  • Sala de aula e objetos contidos como recurso didático.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo