Nesta atividade, os alunos serão estimulados a escolher temas de interesse pessoal ou social para desenvolverem pequenas pesquisas científicas. Inicialmente, será feita uma introdução sobre o que é uma pesquisa científica e sua importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Em seguida, os alunos serão orientados a elaborar uma pergunta de partida, que servirá como guia para a pesquisa. A partir daí, discutiremos sobre os diferentes métodos de pesquisa, como a bibliográfica, de campo, entre outros, e como escolher o mais adequado ao tema escolhido. Os alunos também aprenderão a coletar dados de maneira ética e responsável, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de forma apropriada. Por fim, os estudantes serão guiados na análise dos dados coletados e na preparação para a comunicação dos resultados obtidos, seja por meio de apresentação oral ou redação de um artigo científico. Esta atividade visa desenvolver habilidades de investigação científica, pensamento crítico, uso ético das TDIC e capacidade de comunicação eficaz.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na produção de conhecimento científico de maneira autônoma e responsável, aproveitando suas curiosidades e interesses. Pretende-se desenvolver competências relacionadas à formulação de perguntas relevantes, identificação e aplicação de métodos de pesquisa adequados, coleta ética de dados, análise crítica de informações e comunicação eficiente dos resultados. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos alunos de utilizar as TDIC com responsabilidade e ética, tanto para a coleta quanto para a verificação das informações, combatendo a proliferação de notícias falsas e fortalecendo o pensamento crítico.
O conteúdo programático cobrirá introdução à pesquisa científica; tipos e métodos de pesquisa; coleta ética e responsável de dados; uso das TDIC na pesquisa; análise e interpretação de dados; e comunicação de resultados científicos. Será enfatizada a importância do pensamento crítico na avaliação de fontes e dados, além do desenvolvimento de habilidades para verificação de informações e combate à disseminação de notícias falsas.
A metodologia adotada nesta atividade será ativa e participativa, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão coletiva para a introdução dos conceitos chave, seguida de sessões de brainstorming para a escolha dos temas de pesquisa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, com base nos interesses comuns, para as etapas de planejamento e execução da pesquisa. Haverá orientações e acompanhamento contínuo do professor durante todas as fases do projeto. O uso das TDIC será integrado como recurso fundamental na coleta e na análise de dados, bem como na comunicação dos resultados. Por fim, os alunos serão incentivados a apresentar suas descobertas de modo criativo, seja em apresentações orais ou através da redação de artigos.
Esta atividade terá a duração de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na introdução à pesquisa científica, escolha do tema e planejamento da pesquisa. Na segunda aula, os alunos trabalharão na coleta, análise de dados e preparação para a comunicação dos resultados.
A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, na qualidade da pesquisa realizada (incluindo a escolha e aplicação do método de pesquisa, a coleta e análise de dados) e na eficácia da comunicação dos resultados, seja por meio de apresentação oral ou escrita. Serão considerados também a originalidade do tema escolhido, o uso ético das TDIC, e a capacidade de verificar as informações e combater notícias falsas. Feedback construtivo será dado ao longo do projeto, visando à melhoria contínua dos alunos em suas habilidades de pesquisa.
Os recursos incluirão acesso a computadores e Internet para pesquisa online, subscrições a bases de dados acadêmicas e bibliotecas, softwares para análise de dados, e plataformas de apresentação como PowerPoint ou Prezi. Também serão disponibilizadas guias e tutoriais sobre pesquisa científica, uso das TDIC e checagem de fatos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula