Pesquisa Científica Passo a Passo

Desenvolvida por: Duaoce… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Metodologia Científica
Temática: Desenvolvimento de Pesquisa Científica

Nesta atividade, os alunos  serão estimulados a escolher temas de interesse pessoal ou social para desenvolverem pequenas pesquisas científicas. Inicialmente, será feita uma introdução sobre o que é uma pesquisa científica e sua importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Em seguida, os alunos serão orientados a elaborar uma pergunta de partida, que servirá como guia para a pesquisa. A partir daí, discutiremos sobre os diferentes métodos de pesquisa, como a bibliográfica, de campo, entre outros, e como escolher o mais adequado ao tema escolhido. Os alunos também aprenderão a coletar dados de maneira ética e responsável, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de forma apropriada. Por fim, os estudantes serão guiados na análise dos dados coletados e na preparação para a comunicação dos resultados obtidos, seja por meio de apresentação oral ou redação de um artigo científico. Esta atividade visa desenvolver habilidades de investigação científica, pensamento crítico, uso ético das TDIC e capacidade de comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na produção de conhecimento científico de maneira autônoma e responsável, aproveitando suas curiosidades e interesses. Pretende-se desenvolver competências relacionadas à formulação de perguntas relevantes, identificação e aplicação de métodos de pesquisa adequados, coleta ética de dados, análise crítica de informações e comunicação eficiente dos resultados. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos alunos de utilizar as TDIC com responsabilidade e ética, tanto para a coleta quanto para a verificação das informações, combatendo a proliferação de notícias falsas e fortalecendo o pensamento crítico.

  • Desenvolver habilidades de investigação científica e pensamento crítico.
  • Promover o uso ético e responsável das TDIC na pesquisa.
  • Ensinar métodos de pesquisa e análise de dados.
  • Incentivar a comunicação eficaz dos resultados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LP30: Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
  • EM13LP39: Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá introdução à pesquisa científica; tipos e métodos de pesquisa; coleta ética e responsável de dados; uso das TDIC na pesquisa; análise e interpretação de dados; e comunicação de resultados científicos. Será enfatizada a importância do pensamento crítico na avaliação de fontes e dados, além do desenvolvimento de habilidades para verificação de informações e combate à disseminação de notícias falsas.

  • Introdução à pesquisa científica
  • Métodos de pesquisa (bibliográfica, de campo, etc.)
  • Coleta ética e responsável de dados
  • Uso das TDIC na pesquisa
  • Análise e interpretação de dados
  • Comunicação de resultados (oral e escrita)
  • Verificação de informações e combate a notícias falsas

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade será ativa e participativa, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão coletiva para a introdução dos conceitos chave, seguida de sessões de brainstorming para a escolha dos temas de pesquisa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, com base nos interesses comuns, para as etapas de planejamento e execução da pesquisa. Haverá orientações e acompanhamento contínuo do professor durante todas as fases do projeto. O uso das TDIC será integrado como recurso fundamental na coleta e na análise de dados, bem como na comunicação dos resultados. Por fim, os alunos serão incentivados a apresentar suas descobertas de modo criativo, seja em apresentações orais ou através da redação de artigos.

  • Discussão coletiva para introdução dos temas
  • Brainstorming para escolha dos temas de pesquisa
  • Divisão em grupos para pesquisa
  • Uso das TDIC na coleta e análise de dados
  • Orientação e acompanhamento do professor
  • Apresentação dos resultados da pesquisa

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá a duração de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na introdução à pesquisa científica, escolha do tema e planejamento da pesquisa. Na segunda aula, os alunos trabalharão na coleta, análise de dados e preparação para a comunicação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução à pesquisa científica e planejamento
  • Aula 2: Coleta, análise de dados e comunicação dos resultados

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, na qualidade da pesquisa realizada (incluindo a escolha e aplicação do método de pesquisa, a coleta e análise de dados) e na eficácia da comunicação dos resultados, seja por meio de apresentação oral ou escrita. Serão considerados também a originalidade do tema escolhido, o uso ético das TDIC, e a capacidade de verificar as informações e combater notícias falsas. Feedback construtivo será dado ao longo do projeto, visando à melhoria contínua dos alunos em suas habilidades de pesquisa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a computadores e Internet para pesquisa online, subscrições a bases de dados acadêmicas e bibliotecas, softwares para análise de dados, e plataformas de apresentação como PowerPoint ou Prezi. Também serão disponibilizadas guias e tutoriais sobre pesquisa científica, uso das TDIC e checagem de fatos.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Acesso a bases de dados acadêmicas e bibliotecas
  • Softwares de análise de dados
  • Plataformas de apresentação (PowerPoint, Prezi)
  • Guias e tutoriais sobre pesquisa científica e uso ético das TDIC

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo