Este plano de aula propõe uma atividade prática com duração de duas horas, onde os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental irão investigar os impactos duradouros da escravidão nas estruturas sociais contemporâneas do Brasil. A atividade começa com uma introdução feita pelo professor, seguida de trabalho em pequenos grupos. Os alunos escolherão focar em áreas específicas - cultura, economia, sociedade e política - para entender como a escravidão moldou e deixou marcas nessas dimensões. Utilizando uma variedade de fontes de informação, cada grupo coletará dados e exemplos para compor um painel ou uma apresentação digital detalhando suas descobertas. A culminância do projeto será uma exposição ou apresentação digital desses trabalhos, permitindo uma discussão enriquecida sobre a importância do reconhecimento dos legados da escravidão e o papel das ações afirmativas como iniciativas de reparação e justiça social.
O objetivo deste plano de aula é possibilitar aos alunos uma análise crítica dos legados da escravidão no Brasil, enfatizando sua influência nas estruturas sociais contemporâneas. Pretende-se que, mediante a pesquisa e elaboração de painéis ou apresentações digitais, os estudantes possam identificar e relacionar aspectos da cultura, economia, sociedade e política influenciados pela escravidão. Além disso, espera-se que a atividade propicie uma reflexão sobre a importância de reconhecer esses legados e a necessidade de ações afirmativas como medidas de reparação e fomento à justiça social.
Esta oficina de história visa promover uma compreensão profunda dos legados da escravidão no Brasil, mediante a exploração das áreas de cultura, economia, política e sociedade. Através de uma abordagem investigativa, os alunos aprenderão a correlacionar os fenômenos históricos da escravidão com as estruturas sociais contemporâneas, preparando-os para entender e debater sobre reparação histórica e justiça social.
A metodologia adotada nesta oficina é a 'Atividade Mão-na-massa', que enfatiza o aprendizado através da prática. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para realizar pesquisas em diversas fontes, com o objetivo de criar painéis ou apresentações digitais sobre os legados da escravidão no Brasil. Esta abordagem prática e colaborativa tem como meta facilitar o engajamento dos alunos com o tema, incentivando a pesquisa, a análise crítica e a criatividade.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema pelo professor e a divisão dos grupos para início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização dos painéis ou apresentações digitais e à exposição dos trabalhos para discussão coletiva.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na análise crítica dos dados coletados, na criatividade e clareza da apresentação ou do painel criado, e na participação ativa na discussão final. Será dada uma pontuação para cada um desses aspectos, totalizando uma nota final. Para garantir um processo de avaliação completo, o professor pode incluir a autoavaliação dos alunos e o feedback dos colegas como parte do processo avaliativo, promovendo assim uma reflexão profunda sobre o aprendizado individual e coletivo.
Para a realização desta oficina, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a criação das apresentações digitais, materiais para a confecção dos painéis (papel, canetas, cola, tesoura, etc.), além de projetor ou telão para a exibição das apresentações. Também é recomendável a utilização de livros didáticos, artigos e documentários como fontes adicionais de informação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula