Viagem no Tempo Literário

Desenvolvida por: Edinil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Evolução da Literatura Brasileira

A atividade 'Viagem no Tempo Literário' é desenhada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio numa exploração criativa e educacional através da Literatura Brasileira. Utilizando a criação de quadrinhos, esta proposta visa apresentar as diversas fases da Literatura Brasileira, desde o Quinhentismo até a Contemporaneidade, de maneira interativa e dinâmica. Divididos em grupos, os estudantes serão responsáveis por ilustrar, em forma de quadrinhos, um movimento literário específico, destacando suas características principais, autores e obras marcantes. Essa abordagem permite aos alunos compreenderem melhor os contextos históricos e estilísticos de cada período, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa, representação gráfica e criatividade. O uso de quadrinhos como ferramenta pedagógica facilita a compreensão e o interesse dos alunos, tornando a aprendizagem da Literatura Brasileira uma experiência enriquecedora e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

Com a realização desta atividade, os estudantes poderão alcançar uma compreensão ampla dos diferentes movimentos literários que compõem a história da Literatura Brasileira. Objetiva-se não apenas a familiarização com os autores e obras de cada período, mas também a compreensão das características estéticas, filosóficas e culturais inerentes a cada fase. Através do processo de criação dos quadrinhos, espera-se desenvolver nos alunos habilidades de síntese, análise crítica e expressão artística, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade. Este projeto também tem como objetivo estreitar as relações entre literatura, história e artes visuais, evidenciando a interdisciplinaridade presente no estudo da Literatura Brasileira.

  • Compreender os principais movimentos literários da Literatura Brasileira.
  • Identificar autores e obras marcantes de cada período literário.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e expressão artística.
  • Estimular o trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
  • Associar os movimentos literários aos seus respectivos contextos históricos e culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Analisar e criar textos visuais, multissemióticos e suas linguagens específicas em diferentes mídias, considerando sua função social, seu tema/assunto, as condições de produção e recepção, a ordenação e natureza de seus elementos.

Conteúdo Programático

Ao abordar a Literatura Brasileira por meio de uma linha do tempo interativa criada a partir de quadrinhos, essa atividade proporciona uma visão global dos movimentos literários, desde suas origens até a contemporaneidade. Esse percurso pelo Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Modernismo e seus desdobramentos até os dias atuais permite uma compreensão integrada das transformações sociais, culturais e estéticas que influenciaram e foram influenciadas pela literatura. Através dessa perspectiva, os alunos são capazes de estabelecer conexões entre os textos literários e os contextos históricos, valorizando sua relevância no desenvolvimento cultural e social do Brasil.

  • Quinhentismo: contexto histórico e principais obras.
  • Barroco e Arcadismo: características, autores e obras.
  • Romantismo, Realismo e Naturalismo: inovações temáticas e estilísticas.
  • Modernismo Brasileiro: as fases e seus representantes.
  • Literatura Contemporânea: tendências atuais e autores de destaque.

Metodologia

A metodologia desta atividade é fundamentada na aprendizagem ativa, combinando a Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos e contextos dos movimentos literários através de uma sala de aula invertida, onde o conteúdo de estudo será acessado previamente. Posteriormente, em sala, eles partirão para a prática (Mão-na-massa), criando quadrinhos que representem o movimento literário destinado a cada grupo. Durante o processo, a dinâmica Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que explorem a pesquisa, o debate, a colaboração e a criação, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos trará elementos lúdicos para a apresentação dos projetos, estimulando a participação e o engajamento dos alunos.

  • Pesquisa e estudo prévio dos movimentos literários (Sala de Aula Invertida).
  • Criação de quadrinhos em grupos (Atividade Mão-na-massa).
  • Apresentação e debate sobre os quadrinhos criados (Aprendizagem Baseada em Projetos).
  • Gamificação da apresentação dos projetos (Aprendizagem Baseada em Jogos).

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Viagem no Tempo Literário' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos movimentos literários e o início da criação dos quadrinhos. A segunda aula será dedicada à finalização dos quadrinhos e à apresentação dos trabalhos. Este cronograma permite um equilíbrio entre a aprendizagem teórica e prática, assegurando o envolvimento e a compreensão dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos movimentos literários e início da criação dos quadrinhos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos quadrinhos.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, precisão histórica e literária, e na capacidade de síntese e expressão artística demonstradas nos quadrinhos. Será considerado também o trabalho em equipe, a participação nas discussões e o engajamento com o projeto. Os critérios específicos incluirão a adequação ao movimento literário representado, a clareza na comunicação das ideias principais, a originalidade e a qualidade artística dos quadrinhos. Além disso, as apresentações finais permitirão avaliar a capacidade dos alunos de defender e explicar seu trabalho, demonstrando compreensão profunda do conteúdo estudado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Viagem no Tempo Literário' incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação de quadrinhos (papel, lápis, canetas coloridas, tesouras, cola), projetor para as apresentações e plataformas digitais que possam auxiliar na pesquisa e no estudo prévio dos movimentos literários. A utilização desses recursos proporciona um ambiente rico em possibilidades para os alunos explorarem sua criatividade e obterem informações profundas sobre a Literatura Brasileira.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Materiais para desenho e criação de quadrinhos.
  • Projetor para apresentações.
  • Plataformas digitais para acesso ao conteúdo programático.

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