Esta atividade propõe um mergulho na prática artística do lambe-lambe, explorando-a como uma poderosa ferramenta de expressão e intervenção urbana. Inspirados pela tradição dos lambe-lambes, os alunos do 9º ano serão estimulados a criar poemas visuais que dialoguem com temas sociais, culturais ou ambientais contemporâneos. O processo começará com o estudo de exemplos de poesia visual e lambe-lambes marcantes na história da arte e da literatura, com destaque para suas mensagens impactantes e a forma como se inscrevem no espaço urbano. Utilizando softwares de edição de texto e imagem, os estudantes aplicarão suas aprendizagens na criação de seus próprios lambe-lambes digitais. A culminância do projeto dar-se-á com a ‘colagem’ virtual dessas obras em um mapa online da cidade, permitindo que esses poemas visuais sejam compartilhados e apreciados pela comunidade escolar e além, fazendo da turma protagonistas de uma intervenção poética no espaço urbano digital.
O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes explorem e compreendam a poesia visual e o lambe-lambe como formas de expressão artística e de intervenção social, cultural e ambiental. Busca-se fomentar a criatividade, a reflexão crítica sobre o espaço urbano e os temas contemporâneos, além de desenvolver habilidades de leitura, escrita e edição de imagem. Os alunos exercitarão a capacidade de observação e interpretação da realidade, aplicando conceitos literários e visuais na criação de obras poéticas que dialoguem com o público em um contexto urbano.
Durante a atividade 'Lambe-Lambe Literário: Poesia Urbana que Cola!', os alunos serão capazes de compreender a poesia visual e o lambe-lambe como ferramentas de comunicação e expressão artística através do estudo e análise de exemplos concretos. Por exemplo, os alunos poderão estudar lambe-lambes históricos que foram utilizados como forma de protesto ou de empoderamento em uma determinada comunidade, compreendendo como a poesia visual pode ser inserida no contexto urbano para transmitir mensagens impactantes. A análise de como a arte do lambe-lambe dialoga com o espaço urbano concreto permitirá que os alunos reconheçam seu potencial como ferramenta de comunicação, expressão e intervenção. Além disso, a criação de seus próprios poemas visuais durante a atividade possibilitará que os estudantes vivenciem na prática como essa forma de expressão artística pode ser poderosa e significativa, levando-os a compreender a variedade de mensagens e temas que podem ser transmitidos por meio da poesia visual e do lambe-lambe.
Durante a atividade, os alunos irão analisar e interpretar lambe-lambes e poemas visuais, identificando elementos expressivos e mensagens sociais, culturais e ambientais por meio da discussão guiada e análise de exemplos de lambe-lambes e poesia visual. Por exemplo, os alunos poderão observar como o uso de cores, imagens e palavras específicas em um lambe-lambe pode transmitir uma mensagem de denúncia social, como na obra do artista brasileiro Mundano, que utiliza lambe-lambes para abordar questões de moradia e desigualdade. Além disso, os alunos serão incentivados a identificar elementos expressivos, como metáforas visuais, simbolismos e padrões estéticos, que comunicam aspectos culturais e ambientais. Dessa forma, ao analisar a forma e o conteúdo dos lambe-lambes e poemas visuais, os alunos irão desenvolver a habilidade de identificar as mensagens transmitidas por essas expressões artísticas, estimulando a percepção crítica e a compreensão do impacto da arte na sociedade.
Durante a atividade, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de escrita criativa por meio da criação de poemas visuais que abordem temas contemporâneos. Para alcançar esse objetivo, os estudantes serão orientados a explorar diferentes recursos poéticos, como metáforas, metonímias, aliterações, rimas, entre outros, a fim de criar mensagens impactantes e significativas em seus lambe-lambes digitais. Será incentivada a experimentação com a linguagem visual, como o uso de cores, formas, tamanhos de letras, e a combinação entre texto e imagem para transmitir a essência do poema. Além disso, a atividade proporcionará o desenvolvimento de habilidades de edição de imagens, já que os alunos utilizarão softwares específicos para compor e editar os elementos visuais de seus lambe-lambes digitais. Essa prática envolverá o aprendizado sobre técnicas de composição visual, tratamento de imagens, diagramação, e manipulação de elementos gráficos para aprimorar a estética e a mensagem poética de suas criações. Um exemplo prático dessa habilidade será a concepção de um lambe-lambe digital que combina uma imagem impactante com um breve poema sobre preservação ambiental, utilizando recursos visuais e textuais de forma integrada e expressiva.
Durante a atividade, o objetivo de aprendizagem 'Promover a reflexão sobre questões contemporâneas por meio da arte e da literatura' será alcançado por meio da análise e discussão de exemplos de lambe-lambes e poesia visual que abordam temas sociais, culturais ou ambientais. Os alunos serão estimulados a refletir sobre como essas obras se relacionam com questões atuais, como desigualdade social, preservação do meio ambiente, diversidade cultural, entre outras. Por exemplo, ao analisar um lambe-lambe que aborda a questão da poluição urbana, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da conscientização ambiental e como a arte pode ser uma forma poderosa de chamar a atenção para esse problema. Além disso, a criação dos poemas visuais também será uma oportunidade para os alunos expressarem sua visão sobre questões contemporâneas, como desafios enfrentados pela juventude, impactos da tecnologia, entre outros temas relevantes. Dessa forma, a atividade fomenta a reflexão crítica e a expressão artística como ferramentas para promover a conscientização e o diálogo sobre questões atuais, integrando a arte e a literatura ao contexto social e cultural dos estudantes.
Durante a atividade, o objetivo de aprendizagem de exercitar a capacidade de trabalhar colaborativamente na concepção e execução de um projeto artístico coletivo será alcançado através do trabalho em grupo para a criação dos poemas visuais. Os alunos serão estimulados a discutir ideias, trocar opiniões, resolver problemas e tomar decisões em conjunto. Eles terão que dividir tarefas, compartilhar responsabilidades e ajustar seus trabalhos de acordo com as contribuições do grupo. Por exemplo, um aluno pode ser responsável pela escrita do poema, enquanto outro fica encarregado da edição de imagem. Dessa forma, eles aprenderão a valorizar a diversidade de habilidades e a cooperação mútua para alcançar um objetivo comum. Além disso, a 'colagem' virtual dos poemas visuais no mapa online da cidade também promoverá a colaboração, já que os alunos terão que organizar e posicionar suas criações de forma coletiva, pensando no impacto visual e na interação das obras no ambiente digital.
A atividade será baseada no estudo da poesia visual e da técnica do lambe-lambe enquanto práticas de intervenção artística no espaço urbano. Essa abordagem permitirá aos estudantes uma imersão no mundo da literatura e da arte visual contemporâneas, estimulando a criatividade, a expressão pessoal e a reflexão crítica sobre o papel da arte na sociedade. Serão abordados conceitos chave como poesia concreta, ciberpoemas, figuras de linguagem, jogos de palavras e relações entre imagem e texto, fundamentais para a compreensão e produção de poemas visuais que sejam significativos e impactantes.
Neste tópico, os alunos serão introduzidos à história e aos conceitos fundamentais da poesia visual e do lambe-lambe como forma de intervenção urbana. Para compreender a poesia visual, os estudantes serão apresentados a exemplos históricos e contemporâneos de artistas que utilizam a linguagem visual para transmitir mensagens e reflexões. Serão abordados aspectos como a origem e evolução da poesia visual, seu papel na arte urbana e a relação entre a imagem e o texto na criação de significados. Já em relação ao lambe-lambe, será destacada a sua importância como forma de manifestação cultural e protesto, desde a sua origem até o seu impacto nos movimentos artísticos e sociais. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o papel do lambe-lambe na ocupação do espaço urbano e na comunicação de mensagens que dialogam com a contemporaneidade, promovendo a percepção da arte como agente de transformação e expressão do contexto social.
O conteúdo programático relacionado à análise de exemplos marcantes de lambe-lambes e poesia visual abordará a apresentação e discussão de obras significativas dentro desses gêneros artísticos. Serão selecionados lambe-lambes e poemas visuais que possuam forte impacto visual, mensagens sociais envolventes e que estejam inseridos em contextos urbanos relevantes. Durante as aulas, os alunos serão conduzidos a examinar elementos expressivos presentes nas obras, tais como a escolha das palavras, as imagens, as cores e a disposição de elementos no espaço. Será incentivada a reflexão sobre o papel dessas manifestações artísticas na comunicação de temas contemporâneos e na intervenção no espaço urbano. Além disso, a análise crítica e a interpretação das mensagens contidas nos lambe-lambes e poesias visuais serão estimuladas, promovendo a compreensão do impacto que a arte pode ter sobre a sociedade e suscitando debates sobre questões relevantes.
Neste tópico, os alunos serão introduzidos às técnicas de escrita criativa aplicada à poesia, com foco na criação de poemas visuais de impacto. Será abordada a importância da escolha das palavras, da estrutura poética e da capacidade de transmitir uma mensagem visualmente. O professor poderá fornecer exemplos de poemas visuais famosos, como os de artistas como Joan Brossa e Augusto de Campos, para que os alunos compreendam como as técnicas de escrita criativa podem ser utilizadas na poesia visual. Durante as aulas, os alunos serão encorajados a experimentar diferentes abordagens poéticas, explorando a sonoridade das palavras, a disposição no espaço do lambe-lambe digital e a relação entre texto e imagem para transmitir uma mensagem impactante. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de escrita criativa e compreendam como a linguagem poética pode ser potencializada em um contexto visual, estimulando a expressão artística e a reflexão sobre questões contemporâneas.
No tópico de Noções básicas de edição de texto e imagem, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da edição de texto e imagem, com foco na produção de poemas visuais. Será abordado o uso básico de softwares de edição de imagem, como o Photoshop e o Canva, para a criação e manipulação de textos, imagens e elementos gráficos. Os estudantes aprenderão sobre ferramentas de edição, como a seleção de cores, fontes, tamanhos, efeitos de texto, sobreposição de imagens, recorte e redimensionamento. Além disso, serão orientados sobre a integração de texto e imagem para a criação de composições visuais harmoniosas e impactantes. A proposta é que os alunos desenvolvam habilidades básicas de edição de texto e imagem, de forma a potencializar a expressividade e a mensagem dos poemas visuais que irão criar durante a atividade.
O item 'Projeto e execução de intervenções artísticas digitais' abordará a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da atividade pedagógica. Nesta etapa, os alunos serão orientados a colocar em prática a criação de seus próprios lambe-lambes digitais, utilizando softwares de edição de texto e imagem. Eles serão incentivados a explorar sua criatividade e a refletir sobre como suas intervenções artísticas podem dialogar com questões sociais, culturais e ambientais contemporâneas. Os estudantes terão a oportunidade de experimentar diferentes abordagens estéticas e mensagens em seus poemas visuais, sempre com o suporte e orientação do professor. A proposta é que os alunos sejam desafiados a transformar suas percepções e reflexões em expressões artísticas, exercitando assim a autonomia, a capacidade crítica e a sensibilidade estética.
A atividade será desenvolvida utilizando metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Atividade Mão-na-massa e a Sala de Aula Invertida. A abordagem permitirá aos alunos assumirem o papel central no processo de aprendizagem, desde a fase de pesquisa e estudo de referências até a criação e execução dos lambe-lambes digitais. Em um primeiro momento, será realizada uma exploração teórica e prática dos conceitos chave. Seguidamente, em grupos, os alunos aplicarão técnicas de escrita criativa e de edição de texto e imagem para elaborar seus projetos, favorecendo a experimentação, a colaboração e a autoexpressão.
A metodologia de discussão guiada e análise de exemplos de lambe-lambes e poesia visual consiste em realizar uma abordagem introdutória sobre o conteúdo, apresentando aos alunos exemplos significativos de lambe-lambes e poesia visual. Para isso, podem ser utilizadas projeções de imagens ou impressões de lambe-lambes como suporte visual para que os estudantes possam observar detalhes das obras, tais como as técnicas de composição, as mensagens transmitidas e a interação com o espaço urbano. Durante a discussão, o professor pode incentivar a participação dos alunos, provocando reflexões sobre os temas abordados, a estética das obras, o impacto das intervenções e a relação com o público. Este momento possibilita a análise crítica e a interpretação das mensagens presentes nos lambe-lambes, bem como a compreensão da linguagem visual e simbólica da poesia urbana. Além disso, estimula o desenvolvimento do senso estético e crítico dos alunos, ampliando sua percepção artística e social.
As oficinas práticas de escrita criativa e edição de imagens consistirão em atividades hands-on que permitirão aos alunos explorar e desenvolver suas habilidades artísticas e literárias. Para a escrita criativa, os estudantes serão orientados a experimentar com diferentes técnicas poéticas, como metáforas, aliterações e ritmo, a fim de criar poemas visuais impactantes e significativos. Serão propostos exercícios de brainstorming e de escrita colaborativa que estimulem a expressão individual e coletiva dos alunos. Já na edição de imagens, os alunos aprenderão a utilizar softwares de maneira acessível e intuitiva para combinar seus poemas com elementos visuais que reforcem a mensagem poética, como fotografias, ilustrações e estampas artísticas. Serão exploradas técnicas de composição visual, experimentação de cores e texturas, e a aplicação de efeitos que valorizem a estética e a impactante visualização dos lambe-lambes digitais. Os estudantes serão incentivados a exercitar a criatividade e a experimentação, buscando aprimorar suas habilidades artísticas e literárias de forma lúdica e colaborativa.
Os alunos serão divididos em grupos para a criação dos poemas visuais, visando estimular a colaboração e troca de ideias entre eles. Cada grupo terá a tarefa de discutir e definir um tema contemporâneo relevante que será abordado em seu lambe-lambe digital. Durante as oficinas práticas, os estudantes irão compartilhar referências, experimentar diferentes abordagens e técnicas de escrita criativa e edição de imagens, contribuindo assim para a construção coletiva do projeto. A atividade em grupo não apenas promoverá a socialização e a cooperação entre os alunos, mas também permitirá que desenvolvam habilidades de negociação, trabalho em equipe e resolução de problemas na construção de suas criações artísticas.
Os alunos serão orientados a utilizar um software de edição de imagem para a 'colagem' dos poemas visuais no mapa online da cidade. Será realizada uma oficina prática para apresentar e demonstrar o funcionamento do software escolhido, possibilitando que os estudantes aprendam a inserir suas criações no mapa digital. Durante essa etapa, os alunos poderão experimentar diferentes formas de disposição dos poemas visuais no mapa, considerando a relação entre o conteúdo da obra e sua localização geográfica, de modo a potencializar o impacto das intervenções artísticas. Será incentivada a participação ativa dos alunos na seleção dos locais de 'colagem' e na justificativa de suas escolhas, promovendo a reflexão sobre a interação entre a mensagem artística e o contexto urbano. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios encontrados durante o processo de 'colagem' e de receber feedback dos colegas e do professor, enriquecendo a aprendizagem coletiva.
A apresentação e compartilhamento dos trabalhos finais será realizada de forma colaborativa e interativa, promovendo a valorização e apreciação das produções poéticas visuais dos alunos. Para isso, será organizada uma exposição virtual dos lambe-lambes digitais no ambiente online da escola, onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua obra, contextualizando-a e compartilhando as reflexões e inspirações que deram origem ao poema visual. Além disso, será incentivada a interação entre os estudantes e a comunidade escolar, possibilitando comentários, trocas de experiências e debates em torno das mensagens transmitidas pelas intervenções urbanas digitais. Dessa forma, a culminância do projeto não apenas celebra a produção artística dos alunos, mas também amplia o impacto dessas criações, conectando-as ao contexto social e cultural mais amplo.
A atividade será distribuída em três encontros de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. Iniciará com um panorama teórico sobre poesia visual e lambe-lambe, seguido de análise de exemplos e discussão. Nas sessões seguintes, os alunos serão engajados em oficinas de criação, culminando na ‘colagem’ virtual dos poemas visuais e sua partilha.
Momento 1: Introdução à poesia visual e ao lambe-lambe (20 minutos)
Neste momento, será feita uma explanação sobre a poesia visual e o lambe-lambe, contextualizando sua importância como ferramentas de expressão artística e intervenção urbana. Serão apresentados exemplos significativos e marcantes na história da arte e da literatura, destacando suas mensagens impactantes e a forma como se inscrevem no espaço urbano.
Momento 2: Análise de exemplos (20 minutos)
Neste momento, os alunos participarão de uma análise e discussão orientada sobre os exemplos de poesia visual e lambe-lambes apresentados, identificando elementos expressivos e mensagens sociais, culturais e ambientais. Será estimulada a reflexão e interpretação crítica dessas manifestações artísticas, preparando o terreno para a criação dos poemas visuais pelos estudantes.
Momento 1: Oficina de escrita criativa (20 minutos)
Neste momento, os alunos serão introduzidos aos conceitos de escrita criativa, explorando técnicas de criação de poemas visuais. Serão apresentados exemplos de poemas visuais inspiradores e realizados exercícios práticos para estimular a criatividade e a expressão artística dos estudantes.
Momento 2: Oficina de edição de imagem (15 minutos)
Os alunos serão orientados a utilizar softwares de edição de imagem para criar e editar os elementos visuais de seus poemas. Serão apresentadas noções básicas de edição de imagem, como recorte, sobreposição de elementos e ajuste de cores, fornecendo as ferramentas necessárias para a criação dos poemas visuais.
Momento 3: Início da criação dos poemas visuais (15 minutos)
Neste momento, os alunos iniciarão a criação de seus próprios poemas visuais, utilizando as técnicas e conceitos abordados nas oficinas anteriores. Eles terão a oportunidade de experimentar a combinação de texto e imagem para transmitir mensagens impactantes sobre temas sociais, culturais ou ambientais contemporâneos.
Momento 1: Finalização dos poemas visuais (20 minutos)
Os alunos irão finalizar a criação dos seus poemas visuais, revisando e aprimorando os textos e as imagens. Será feita uma roda de conversa para compartilhar desafios e soluções encontradas durante o processo de criação.
Momento 2: 'Colagem' no mapa online da cidade (15 minutos)
Os estudantes utilizarão o software para realizar a 'colagem' virtual de seus poemas visuais no mapa online da cidade. O professor irá orientar e auxiliar no processo, garantindo que todos os trabalhos sejam devidamente inseridos no mapa.
Momento 3: Apresentação e compartilhamento dos trabalhos finais (15 minutos)
Cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu lambe-lambe digital, discutindo o processo criativo, as escolhas estéticas e o significado de sua obra. Ao final, será aberto um momento para perguntas e comentários da turma sobre os trabalhos apresentados.
A avaliação será processual e formativa, considerando o engajamento dos alunos nas diversas fases do projeto, desde a participação nas discussões e oficinas até a qualidade artística e expressiva dos poemas visuais criados. Será valorizado o processo criativo, a inovação, a capacidade de trabalhar em equipe e a profundidade com que os temas sociais, culturais ou ambientais forem explorados nos trabalhos. Além disso, a habilidade em utilizar as ferramentas de edição de texto e imagem e a eficácia na comunicação das mensagens pretendidas serão aspectos importantes na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, softwares de edição de texto e imagem (como Google Docs e GIMP ou Canva), bem como um espaço online para a 'colagem' dos poemas visuais, como um mapa interativo da cidade (Google My Maps, por exemplo). Além disso, material de apoio para estudo e pesquisa, incluindo exemplos de lambe-lambes e poesia visual, será providenciado para inspirar e orientar os estudantes em seu processo criativo.
Para acessar materiais de apoio para estudo e inspiração, como exemplos impressos ou digitais de lambe-lambes e poesia visual, pode-se buscar em acervos de bibliotecas, museus ou centros culturais que disponibilizem livros, revistas, catálogos ou exposições virtuais sobre arte urbana, poesia visual e intervenção artística. Além disso, é possível encontrar conteúdos relevantes em sites, plataformas de museus e galerias online, e em acervos de bibliotecas digitais. Também é válido entrar em contato com artistas, coletivos ou projetos culturais ligados à produção de lambe-lambes e poesia visual, a fim de solicitar materiais de inspiração e estudo.
Para o desenvolvimento das oficinas práticas, o professor pode buscar um espaço adequado dentro da instituição escolar, como uma sala que possa comportar os alunos confortavelmente e permitir a utilização de dispositivos eletrônicos, como computadores ou tablets, para a realização das atividades de escrita criativa e edição de imagens. Caso a escola não disponha de um espaço apropriado, é possível buscar parcerias com outras instituições ou espaços comunitários, como bibliotecas, centros culturais ou associações de bairro, que possam ceder um local para a realização das oficinas. Além disso, o professor pode considerar a utilização de ferramentas de edição de texto e imagem que permitam o trabalho remoto, possibilitando que os alunos realizem as atividades de criação de poemas visuais em um ambiente fora da escola, como em suas próprias casas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula