Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental enfrentarão o desafio de debater sobre um tema polêmico atual relacionado ao meio ambiente, como a importância da reciclagem ou a redução do uso de plásticos. Divididos em dois grupos com pontos de vista opostos, antes do debate, cada grupo planejará seus argumentos, pesquisará informações para fundamentá-los e discutirá a melhor forma de organizá-los em um texto. A partir disso, será promovido um debate estruturado, no qual os alunos terão a oportunidade de apresentar seus argumentos e contra-argumentar os pontos levantados pelo grupo oposto. Após o debate, cada grupo redigirá um texto argumentativo, no qual deverão empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais adquiridos, como a concordância e a pontuação adequada, para expressar seus pontos de vista de maneira clara e respeitosa. Esta atividade almeja não só o desenvolvimento de habilidades argumentativas e linguísticas mas também a promoção da conscientização ambiental entre os estudantes.
O objetivo desta atividade é duplo: por um lado, visa promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, com ênfase na argumentação, pesquisa e escrita. Por outro lado, almeja sensibilizar os alunos para temas ambientais atuais, estimulando uma postura crítica e reflexiva sobre a importância da reciclagem e a redução do uso de plásticos. Através desta atividade mão-na-massa, os alunos praticarão a pesquisa de informações, o planejamento de argumentos e a redação de textos argumentativos, aplicando conhecimentos linguísticos e gramaticais como concordância e pontuação.
Dar aos alunos as ferramentas necessárias para construir argumentos sólidos e apresentá-los de forma eficaz é o centro desta atividade. Através de debates sobre temas ambientais controversos, eles aprenderão a organizar seus pensamentos, pesquisar informações que sustentem suas opiniões e expressar seus argumentos, tanto oralmente quanto por escrito. Essas habilidades são fundamentais no desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos.
Na concepção desta atividade, priorizamos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', envolvendo os alunos ativamente na aprendizagem através de debates e da redação de textos argumentativos. Inicialmente, haverá uma fase de planejamento e pesquisa, seguida de debates para testar e refinar os argumentos. Por fim, os alunos consolidarão seus aprendizados redigindo textos argumentativos, aplicando conhecimentos linguísticos e gramaticais.
Esta atividade será realizada em uma aula de 90 minutos. A primeira parte focará no planejamento dos argumentos e na pesquisa. Na sequência, os alunos participarão do debate. A última parte da aula será dedicada à redação dos textos argumentativos.
A avaliação será baseada tanto no desempenho dos alunos durante o debate quanto na qualidade dos textos argumentativos produzidos. Serão considerados critérios como a clareza dos argumentos apresentados, a relevância e precisão das informações utilizadas, a correta aplicação das regras gramaticais e a capacidade de trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista. Exemplos específicos de comportamentos ou trechos de textos exemplares podem ser utilizados para ilustrar os padrões esperados.
Os recursos necessários incluem acesso a materiais impressos e digitais para pesquisa, um espaço adequado para o debate e materiais para anotação e redação dos textos. Também será útil ter à disposição alguns exemplos de textos argumentativos de qualidade para inspirar e orientar os alunos.
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