Debatendo com Argumentos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Meio Ambiente

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental enfrentarão o desafio de debater sobre um tema polêmico atual relacionado ao meio ambiente, como a importância da reciclagem ou a redução do uso de plásticos. Divididos em dois grupos com pontos de vista opostos, antes do debate, cada grupo planejará seus argumentos, pesquisará informações para fundamentá-los e discutirá a melhor forma de organizá-los em um texto. A partir disso, será promovido um debate estruturado, no qual os alunos terão a oportunidade de apresentar seus argumentos e contra-argumentar os pontos levantados pelo grupo oposto. Após o debate, cada grupo redigirá um texto argumentativo, no qual deverão empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais adquiridos, como a concordância e a pontuação adequada, para expressar seus pontos de vista de maneira clara e respeitosa. Esta atividade almeja não só o desenvolvimento de habilidades argumentativas e linguísticas mas também a promoção da conscientização ambiental entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é duplo: por um lado, visa promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, com ênfase na argumentação, pesquisa e escrita. Por outro lado, almeja sensibilizar os alunos para temas ambientais atuais, estimulando uma postura crítica e reflexiva sobre a importância da reciclagem e a redução do uso de plásticos. Através desta atividade mão-na-massa, os alunos praticarão a pesquisa de informações, o planejamento de argumentos e a redação de textos argumentativos, aplicando conhecimentos linguísticos e gramaticais como concordância e pontuação.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Praticar a pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Exercitar a redação de textos argumentativos, empregando corretamente a concordância e a pontuação.
  • Promover a conscientização sobre questões ambientais importantes.
  • Estimular o trabalho em equipe e o respeito por diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Dar aos alunos as ferramentas necessárias para construir argumentos sólidos e apresentá-los de forma eficaz é o centro desta atividade. Através de debates sobre temas ambientais controversos, eles aprenderão a organizar seus pensamentos, pesquisar informações que sustentem suas opiniões e expressar seus argumentos, tanto oralmente quanto por escrito. Essas habilidades são fundamentais no desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos.

  • Estrutura de um texto argumentativo.
  • Técnicas de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Concordância verbal e nominal.
  • Uso da pontuação para estruturar argumentos.
  • Desenvolvimento da argumentação oral e escrita.

Metodologia

Na concepção desta atividade, priorizamos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', envolvendo os alunos ativamente na aprendizagem através de debates e da redação de textos argumentativos. Inicialmente, haverá uma fase de planejamento e pesquisa, seguida de debates para testar e refinar os argumentos. Por fim, os alunos consolidarão seus aprendizados redigindo textos argumentativos, aplicando conhecimentos linguísticos e gramaticais.

  • Divisão da classe em dois grupos com pontos de vista opostos.
  • Sessão de brainstorming para planejar argumentos.
  • Pesquisa em fontes confiáveis para fundamentar argumentos.
  • Debate estruturado entre os grupos.
  • Redação de textos argumentativos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 90 minutos. A primeira parte focará no planejamento dos argumentos e na pesquisa. Na sequência, os alunos participarão do debate. A última parte da aula será dedicada à redação dos textos argumentativos.

  • Aula 1: Planejamento e pesquisa (30 minutos), Debate (30 minutos), Redação de texto argumentativo (30 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no desempenho dos alunos durante o debate quanto na qualidade dos textos argumentativos produzidos. Serão considerados critérios como a clareza dos argumentos apresentados, a relevância e precisão das informações utilizadas, a correta aplicação das regras gramaticais e a capacidade de trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista. Exemplos específicos de comportamentos ou trechos de textos exemplares podem ser utilizados para ilustrar os padrões esperados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a materiais impressos e digitais para pesquisa, um espaço adequado para o debate e materiais para anotação e redação dos textos. Também será útil ter à disposição alguns exemplos de textos argumentativos de qualidade para inspirar e orientar os alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Livros e artigos sobre meio ambiente.
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Exemplos de textos argumentativos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo