Caça às Sílabas Mágicas

Desenvolvida por: Ranielly (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras

A atividade 'Caça às Sílabas Mágicas' é designada para engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na formação de palavras, explorando sílabas de diferentes estruturas: CV (consoante-vogal), V (vogal), CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal). Divididos em pequenos grupos, os alunos terão a oportunidade de manipular cartões com essas sílabas, enfrentando o desafia de criar o maior número possível de palavras válidas em um período pré-estabelecido. Após esse processo criativo, cada grupo fará a apresentação de suas palavras, possibilitando um rico momento de interação e discussão sobre as construções realizadas. O professor conduzirá essa discussão, enfocando na correta aplicação das sílabas e nas regras que regem a formação de palavras na língua portuguesa, contribuindo assim para a consolidação de aprendizagens fundamentais neste ciclo de ensino. Além do foco na formação de palavras, a atividade também visa a prática da leitura e escrita tanto em letra cursiva quanto imprensa, oferecendo aos alunos oportunidades de desenvolvimento integral das habilidades de alfabetização. O uso de metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, será preponderante na dinâmica das sessões, garantindo uma experiência de aprendizado ativa, lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é habilidade dos alunos em ler e escrever corretamente palavras usando diferentes estruturas silábicas, como CV, V, CVC, e CCV, reconhecendo que todas as sílabas contêm vogais - uma competência essencial para o processo de alfabetização. Além disso, visa o aprimoramento da escrita de palavras, frases e pequenos textos tanto em letra cursiva quanto imprensa, reforçando a importância da flexibilidade e destreza na comunicação escrita. Destaca-se, ainda, o desenvolvimento do trabalho em equipe e da capacidade de argumentação e análise, à medida que os alunos discutem as palavras formadas e suas estruturas silábicas.

  • Reconhecer e utilizar corretamente sílabas em diferentes estruturas na formação de palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em letra cursiva e imprensa.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante a atividade.
  • Promover a prática de análise, seleção e argumentação ao discutir as palavras criadas.
  • Incentivar uma abordagem lúdica e ativa no processo de aprendizado.

Conteúdo Programático

A atividade se enquadra na área de Língua Portuguesa, enfatizando especialmente a alfabetização e o letramento, por meio da análise e formação de palavras com diferentes estruturas silábicas. A exploração prática e interativa de sílabas contribui significativamente para a compreensão da estrutura linguística da língua portuguesa, facultando aos alunos a oportunidade de consolidar o aprendizado de maneira divertida e significativa. A integração da leitura e escrita em diferentes estilos de letras (cursiva e imprensa) como parte da atividade fortalece o processo de alfabetização, adequando-se ao conteúdo programático do 2º ano do Ensino Fundamental.

  • Estruturas Silábicas: CV, V, CVC, CCV.
  • Formação de Palavras.
  • Leitura e Escrita em Letra Cursiva e Imprensa.
  • Análise Linguística.
  • Trabalho em Equipe e Comunicação.

Metodologia

Adotaremos uma abordagem imersiva e interativa, utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os alunos serão distribuídos em grupos e receberão cartões com sílabas para a formação de palavras. Este formato promove a experimentação direta, permitindo aos alunos manipularem fisicamente as sílabas e descobrirem novas palavras por meio da colaboração e do diálogo. A apresentação dos resultados e a discussão em classe proporcionam um rico intercâmbio de ideias e reforçam o aprendizado coletivo, além de promover a prática oral e escrita.

  • Distribuição dos alunos em pequenos grupos para fomentar a colaboração.
  • Uso de cartões com sílabas para a formação de palavras.
  • Discussão orientada pelo professor sobre as palavras formadas.
  • Prática de escrita e leitura em letra cursiva e imprensa.
  • Aplicação de metodologias ativas para engajamento dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 12 horas, divididas em 12 aulas de 60 minutos cada. No início, haverá uma introdução às estruturas silábicas e objetivos da atividade, seguida pela formação das equipes e distribuição dos materiais. As sessões práticas de criação de palavras ocuparão a maior parte do cronograma, alternadas com momentos de discussão e reflexão sobre o processo de aprendizagem, terminando com uma apresentação final das palavras criadas e suas análises.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de grupos.
  • Aulas 2-10: Sessões de criação de palavras e discussões grupais.
  • Aula 11: Preparação para a apresentação das palavras formadas.
  • Aula 12: Apresentação dos resultados e reflexão final.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de aprendizado quanto no produto final dos alunos. Cada grupo será avaliado pela quantidade e qualidade das palavras formadas, levando em conta a aplicação correta das sílabas e a criatividade. A participação individual e grupal durante as discussões e apresentações também será considerada, assim como a capacidade de argumentação e reflexão sobre o trabalho realizado. Será dada atenção especial à escrita, avaliando a correta utilização da letra cursiva e imprensa nas atividades propostas. Exemplificando, grupos que formarem palavras inovadoras, demonstrando bom entendimento das estruturas silábicas abordadas, receberão pontuações mais altas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz desta atividade serão necessários cartões coloridos com sílabas impressas em letra cursiva e imprensa, quadro negro ou branco, marcadores, folhas de papel para anotações e escrita, além de recursos didáticos complementares sobre estruturas silábicas e formação de palavras. A preparação do material deve ser feita de forma que estimule o interesse dos alunos, usando cores e texturas variadas nos cartões, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais envolvente e dinâmica.

  • Cartões coloridos com sílabas.
  • Quadro negro ou branco e marcadores.
  • Folhas de papel para anotações.
  • Recursos didáticos sobre estruturas silábicas.

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