Exploradores das Palavras

Desenvolvida por: Iris B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Escrita

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma emocionante jornada de exploração pela sala de aula, transformando-se em verdadeiros exploradores em busca de tesouros escondidos: as palavras. Para tal, o ambiente será preparado previamente pelo professor, que espalhará cartões contendo palavras simples acompanhadas de suas respectivas imagens. Cada estudante, equipado com uma lupa confeccionada em papelão - feita com a assistência do educador - terá a missão de encontrar um desses cartões e, ato contínuo, proferir em voz alta a palavra identificada. Após a descoberta, o grupo todo participará ativamente do processo de escrita da palavra encontrada, relacionando-a de forma direta com a imagem ilustrativa. Esta atividade está desenhada não apenas para estimular a capacidade de leitura e pronúncia das crianças, mas também para aprimorar suas habilidades de escrita de maneira espontânea e analítica, proporcionando-lhes a oportunidade de observar e comparar as escritas convencionais com as próprias produções, identificando semelhanças e diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a melhorar suas habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e engajante. Ao transformarem-se em exploradores das palavras, as crianças terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de reconhecer e articular palavras simples, além de praticar a escrita espontânea, apoiadas pela observação de cartões que relacionam texto e imagem. Este exercício visa também fomentar a habilidade crítica de comparar suas produções escritas com padrões convencionais, promovendo assim uma reflexão sobre as características da escrita alfabética. Espera-se que, através desta dinâmica interativa, os alunos possam consolidar aprendizados fundamentais da língua portuguesa, tais como o reconhecimento de palavras, a associação entre fonemas e grafemas, e a importância da escrita convencional.

  • Desenvolver habilidades de leitura, reconhecendo e articulando palavras simples.
  • Praticar a escrita espontânea, associando palavras a imagens correspondentes.
  • Comparar as próprias produções escritas com escritas convencionais, identificando semelhanças e diferenças.
  • Estimular a associação entre fonemas e grafemas.
  • Promover o entendimento sobre a importância da escrita convencional.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange aspectos fundamentais da alfabetização, focando no desenvolvimento da leitura e escrita através de atividades lúdicas e interativas. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular, procura engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio de uma metodologia ativa, em que a prática da exploração, observação e reprodução de palavras estimula o reconhecimento e domínio de letras, fonemas e sua correspondente representação gráfica. Ao relacionar imagens a palavras, os alunos trabalham a compreensão textual e visual simultaneamente, elemento crucial para o desenvolvimento de habilidades linguísticas na fase inicial da educação básica.

  • Reconhecimento de palavras simples.
  • Associação de palavras a imagens correspondentes.
  • Escrita espontânea de palavras.
  • Comparação entre escritas pessoais e convencionais.
  • Desenvolvimento da leitura e pronúncia.

Metodologia

Para esta atividade foi escolhida a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que incentiva os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem através da experimentação direta. Cada aluno se tornará um explorador, utilizando lupas de papelão para buscar cartões escondidos na sala de aula. Esta abordagem promove a aprendizagem por descoberta, onde as crianças, de maneira lúdica, desenvolvem habilidades de leitura e escrita. A interação em grupo durante a associação de palavras e imagens fomenta a colaboração e a comunicação, aspectos essenciais para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

  • Construção de lupas de papelão.
  • Exploração da sala de aula em busca de cartões com palavras e imagens.
  • Leitura em voz alta das palavras encontradas.
  • Escrita coletiva das palavras associadas às imagens.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas, com duração total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos construirão as lupas de papelão e receberão orientações sobre a atividade de exploração. A segunda aula será dedicada à busca dos cartões, leitura e escrita das palavras encontradas, e discussão das experiências vivenciadas durante a atividade.

  • Aula 1: Construção das lupas de papelão e explicação da atividade de exploração.
  • Aula 2: Busca dos cartões, leitura e escrita das palavras, discussão das experiências.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na observação contínua do envolvimento dos alunos ao longo das etapas propostas. Observar-se-á o empenho individual e a colaboração com os colegas durante a busca e descoberta das palavras, assim como a capacidade de articular as palavras encontradas e de associá-las às imagens correspondentes na escrita coletiva. A participação ativa nas discussões em grupo sobre as experiências vividas também constituirá um critério de avaliação, valorizando o processo de reflexão e compartilhamento das aprendizagens.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis: papelão para a confecção das lupas; folhas de papel ou cartolina para os cartões; canetas, lápis e marcadores coloridos para a escrita e decoração; imagens diversas relacionadas às palavras escolhidas; fita adesiva ou cola. O uso destes materiais permitirá que os alunos participem ativamente da construção do material didático (lupas), incentivando a criatividade e o envolvimento com a proposta.

  • Papelão para as lupas.
  • Folhas de papel ou cartolina para os cartões.
  • Canetas, lápis e marcadores coloridos.
  • Imagens diversas relacionadas às palavras.
  • Fita adesiva ou cola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo