Contação de Histórias com Fantoches

Desenvolvida por: Analic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e expressão oral

A atividade Contação de Histórias com Fantoches visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas habilidades narrativas, criatividade e expressão oral. Utilizando uma caixa de fantoches, composta por uma variedade de personagens e elementos de cenários, os estudantes, trabalhando em duplas, terão a tarefa de escolher alguns desses componentes para criar e contar uma história. Essa prática dinamiza a aprendizagem por meio de uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo a interação e permitindo que as crianças se expressem de forma individual e coletiva. Ao final, cada dupla apresentará sua narrativa para a turma, usando os fantoches como recurso visual e interativo. Essa atividade não apenas estimula a oralidade e a capacidade de recontar histórias, mas também reforça o trabalho em equipe e a capacidade de ouvir o outro.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é fomentar no aluno a capacidade de expressão oral por meio da recriação e contação de histórias, desenvolver a criatividade ao elaborar enredos e cenários com os fantoches, além de fortalecer habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pela vez e opinião do colega e a audição ativa. Essas competências são essenciais para a fluidez comunicativa e para a compreensão narrativa, componentes fundamentais no processo de aprendizagem da língua portuguesa.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades de narrativa e expressão oral.
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e respeito mútuo.
  • Aprimorar a habilidade de ouvir atentamente.
  • Incentivar a recontagem de histórias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado em narrativas e expressão oral, abrangendo desde a construção de histórias até a apresentação para os colegas. Envolve o estímulo à imaginação, criatividade, capacidade de articulação de ideias e estruturação de um enredo coerente, respeitando os elementos fundamentais de uma narrativa.

  • Elementos de uma história: personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Expressão oral e desenvolvimento da oralidade.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Respeito e valorização da escuta ativa.
  • Criatividade na construção de cenários com fantoches.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a qual permite que os alunos se envolvam diretamente na criação de suas histórias, escolhendo os personagens e elementos de cenário da caixa de fantoches. Através do trabalho em duplas, os alunos serão incentivados a discutir suas ideias, conceber um enredo e, por fim, apresentá-lo ao resto da classe. Esta abordagem promove uma aprendizagem participativa e interativa, essencial para o desenvolvimento das habilidades alvo.

  • Escolha de fantoches e elementos de cenário.
  • Criação colaborativa de histórias em duplas.
  • Apresentação das histórias para a turma utilizando os fantoches.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre as narrativas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, selecionarão os fantoches e começarão a criação das histórias. Na segunda aula, eles finalizarão suas narrativas e realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade, seleção de fantoches e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações para a turma.

Avaliação

A avaliação da atividade será qualitativa, focando no processo criativo dos alunos, na colaboração entre as duplas, na capacidade de expressar suas ideias de maneira clara e na utilização dos elementos da narrativa de forma coerente. Serão observados também o envolvimento dos alunos durante as apresentações e a forma como interagem com o enredo criado. Professores poderão utilizar rubricas para avaliar a criatividade, expressão oral, trabalho em equipe e compreensão narrativa, oferecendo feedback construtivo para cada dupla.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário uma caixa contendo uma variedade de fantoches e elementos de cenários. Estes materiais servirão como base para a criação das histórias pelos alunos, permitindo uma imersão mais profunda na atividade e incentivando a expressão criativa.

  • Caixa com fantoches de personagens diversos.
  • Elementos de cenário para complemento das histórias.
  • Espaço adequado para a apresentação das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo