Meu Dia em Inglês

Desenvolvida por: Suhe D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Rotina Diária

Esta atividade convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorarem o inglês de uma maneira prática e significativa, detalhando sua rotina diária. Ao iniciarem o exercício, eles vão usar desenhos e anotações breves em inglês para mapear suas atividades cotidianas, desde o momento em que acordam até quando vão dormir. A finalidade é que, além de praticarem a escrita, eles possam elaborar e apresentar, oralmente, suas rotinas para a turma, empregando o vocabulário e as expressões estudadas em sala de aula. Dessa forma, a atividade será uma oportunidade não apenas para a prática da fala, mas também para a escuta ativa, incentivando-os a entender e a se expressar no idioma estrangeiro sobre aspectos reais e cotidianos de suas vidas, fomentando, assim, não apenas a aprendizagem do idioma, mas também a sua autoexpressão dentro de um novo contexto linguístico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade estão alinhados com o desenvolvimento de habilidades comunicativas em inglês, focando não apenas na capacidade de os estudantes expressarem suas rotinas diárias por meio da língua inglesa, mas também na compreensão oral durante as apresentações dos colegas. Busca-se, portanto, aprimorar a fluência verbal e a compreensão auditiva, estimulando a autoconfiança e a capacidade de se expressar criativamente no idioma. Além disso, ao compartilhar detalhes de suas vidas diárias, pretende-se criar um ambiente de aprendizado mais íntimo e significativo, onde os alunos podem aprender uns com os outros, valorizando as diferentes rotinas e culturas.

  • Desenvolver a habilidade de falar sobre a rotina diária em inglês
  • Praticar a compreensão auditiva em inglês
  • Estimular a capacidade de expressão criativa usando o idioma inglês
  • Fomentar a confiança para se apresentar e falar em público

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI05: Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordará vocabulário específico relacionado à rotina diária, incluindo atividades cotidianas, tempos e expressões de frequência em inglês. Além disso, os alunos serão introduzidos a estruturas gramaticais básicas para a construção de frases que descrevam hábitos e rotinas, estimulando a prática de falar sobre si mesmos e sobre suas preferências de maneira clara e objetiva.

  • Vocabulário de rotina diária
  • Expressões de tempo e frequência
  • Estruturas gramaticais para descrição de hábitos e rotinas

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e participativa, os alunos serão incentivados a 'colocar a mão na massa' desde o início. Após uma breve introdução ao vocabulário e às estruturas gramaticais necessárias, eles começarão a esquematizar suas rotinas diárias por meio de desenhos e anotações em inglês. Essa etapa é crucial para a preparação da apresentação oral, um momento em que cada estudante guiará a turma através de sua rotina, utilizando os conhecimentos adquiridos. Destaca-se a importância da interação entre os alunos durante as apresentações, promovendo um ambiente rico em prática auditiva e oral.

  • Introdução ao vocabulário e estruturas necessárias
  • Esquematização da rotina diária em inglês
  • Preparação e realização de apresentações orais
  • Interação e prática auditiva durante as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao conteúdo e iniciada a esquematização das rotinas. Na segunda aula, os alunos realizarão suas apresentações orais e serão incentivados a interagir com os colegas.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário e início da esquematização das rotinas.
  • Aula 2: Realização das apresentações orais e interação entre os alunos.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e esforço dos alunos em aplicar o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas durante a atividade. Além disso, será considerada a criatividade na esquematização das rotinas e a fluência durante as apresentações orais. Feedback construtivo será fornecido ao longo de todo o processo, visando sempre a melhoria contínua da compreensão e expressão no idioma inglês.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos como quadro branco e marcadores para anotações e esquemas iniciais, além de aparelhos de som para a reprodução de exemplos de rotinas faladas em inglês. Recursos digitais, como apresentações em PowerPoint e vídeos educativos, poderão ser incorporados para enriquecer a experiência de aprendizado e oferecer modelos para as apresentações dos alunos.

  • Quadro branco e marcadores
  • Aparelho de som
  • Computador e projetor para apresentações e vídeos
  • Materiais de apoio impressos com vocabulário e expressões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo