Esta atividade convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorarem o inglês de uma maneira prática e significativa, detalhando sua rotina diária. Ao iniciarem o exercício, eles vão usar desenhos e anotações breves em inglês para mapear suas atividades cotidianas, desde o momento em que acordam até quando vão dormir. A finalidade é que, além de praticarem a escrita, eles possam elaborar e apresentar, oralmente, suas rotinas para a turma, empregando o vocabulário e as expressões estudadas em sala de aula. Dessa forma, a atividade será uma oportunidade não apenas para a prática da fala, mas também para a escuta ativa, incentivando-os a entender e a se expressar no idioma estrangeiro sobre aspectos reais e cotidianos de suas vidas, fomentando, assim, não apenas a aprendizagem do idioma, mas também a sua autoexpressão dentro de um novo contexto linguístico.
Os objetivos desta atividade estão alinhados com o desenvolvimento de habilidades comunicativas em inglês, focando não apenas na capacidade de os estudantes expressarem suas rotinas diárias por meio da língua inglesa, mas também na compreensão oral durante as apresentações dos colegas. Busca-se, portanto, aprimorar a fluência verbal e a compreensão auditiva, estimulando a autoconfiança e a capacidade de se expressar criativamente no idioma. Além disso, ao compartilhar detalhes de suas vidas diárias, pretende-se criar um ambiente de aprendizado mais íntimo e significativo, onde os alunos podem aprender uns com os outros, valorizando as diferentes rotinas e culturas.
O conteúdo abordará vocabulário específico relacionado à rotina diária, incluindo atividades cotidianas, tempos e expressões de frequência em inglês. Além disso, os alunos serão introduzidos a estruturas gramaticais básicas para a construção de frases que descrevam hábitos e rotinas, estimulando a prática de falar sobre si mesmos e sobre suas preferências de maneira clara e objetiva.
Adotando uma metodologia ativa e participativa, os alunos serão incentivados a 'colocar a mão na massa' desde o início. Após uma breve introdução ao vocabulário e às estruturas gramaticais necessárias, eles começarão a esquematizar suas rotinas diárias por meio de desenhos e anotações em inglês. Essa etapa é crucial para a preparação da apresentação oral, um momento em que cada estudante guiará a turma através de sua rotina, utilizando os conhecimentos adquiridos. Destaca-se a importância da interação entre os alunos durante as apresentações, promovendo um ambiente rico em prática auditiva e oral.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao conteúdo e iniciada a esquematização das rotinas. Na segunda aula, os alunos realizarão suas apresentações orais e serão incentivados a interagir com os colegas.
A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e esforço dos alunos em aplicar o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas durante a atividade. Além disso, será considerada a criatividade na esquematização das rotinas e a fluência durante as apresentações orais. Feedback construtivo será fornecido ao longo de todo o processo, visando sempre a melhoria contínua da compreensão e expressão no idioma inglês.
Serão utilizados recursos como quadro branco e marcadores para anotações e esquemas iniciais, além de aparelhos de som para a reprodução de exemplos de rotinas faladas em inglês. Recursos digitais, como apresentações em PowerPoint e vídeos educativos, poderão ser incorporados para enriquecer a experiência de aprendizado e oferecer modelos para as apresentações dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula