Alfabeto Móvel

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Alfabeto Móvel' foi projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem lúdica e interativa do alfabeto. Utilizando letras móveis confeccionadas em materiais variados como feltro, papelão ou plástico, os alunos terão a oportunidade de tocar, manipular e organizar as letras para formar palavras. A atividade será ambientada em uma sala onde imagens diversas estarão expostas, relacionando visualmente os objetos e seres a suas representações escritas. Os alunos serão estimulados a utilizar as letras para reproduzir palavras correspondentes às imagens, facilitando o reconhecimento da relação entre som e grafia. Além disso, um grande painel será disponibilizado para que possam organizar as letras na sequência correta do alfabeto, promovendo a compreensão da ordem alfabética e da estrutura do sistema de escrita alfabética. Esta atividade prática é essencial para o desenvolvimento da habilidade leitora e escritora, reforçando a identificação das letras, suas diferenças em relação a outros sinais gráficos e o reconhecimento de sua função representativa dos sons da fala.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central instigar nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a curiosidade e o interesse pela escrita e pela leitura, partindo da manipulação física das letras até a formação de palavras completas. Busca-se possibilitar a identificação e diferenciação das letras do alfabeto de outros sinais gráficos, reforçando a natureza alfabética de nosso sistema de escrita como um representante dos sons da fala. Além disso, mira-se em ensinar e fixar a ordem correta das letras no alfabeto, elemento fundamental para a organização e busca lexicográfica futura, assim como a base para o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura eficientes.

  • Estimular a familiarização com as letras do alfabeto.
  • Promover a compreensão do sistema de escrita alfabética como representativo dos sons da fala.
  • Auxiliar no reconhecimento e diferenciação entre letras e outros sinais gráficos.
  • Fixar a ordem alfabética das letras.
  • Incentivar o raciocínio lógico e a associação som-imagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

A abordagem desta atividade contempla a exploração da alfabetização numa perspectiva ampla, cobrindo desde a identificação visual e tátil das letras, passando pela associação fonética até a compreensão da estrutura sequencial do alfabeto. O conteúdo programático foi pensado para desenvolver competências intrínsecas à leitura e escrita, fundamentado no reconhecimento dos caracteres alfabéticos, na diferenciação destes em relação a outros signos gráficos e na aprendizagem da sequencialidade alfabética, essencial para a consulta em dicionários e outras práticas cotidianas de leitura e escrita.

  • Identificação das letras do alfabeto.
  • Reconhecimento da representação simbólica dos sons da fala.
  • Diferenciação entre letras e outros sinais gráficos.
  • Ordem alfabética.
  • Associação entre imagens e palavras.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada na premissa de Atividades Mão-na-massa, buscando uma abordagem prática e interativa de ensino. Os alunos serão guiados a experimentar diretamente com as letras, manipulando-as para formar palavras e organizá-las em sequência alfabética. O professor atuará como facilitador, introduzindo as imagens e incentivando as crianças a explorar o som de cada letra enquanto trabalham para combinar letras e imagens. Esse processo ativo de aprendizado visa entrelaçar o conhecimento teórico com a aplicação prática, garantindo uma compreensão mais profunda e memorável do conteúdo.

  • Manipulação de letras móveis.
  • Associação entre imagens e palavras formadas.
  • Organização das letras em sequência alfabética em um grande painel.
  • Discussões dirigidas sobre as diferentes letras e seus sons.
  • Jogos educativos para reforçar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está prevista para ocorrer em quatro sessões de 0,5h cada, totalizando 2h de duração. Será iniciada com uma introdução ao alfabeto e importância das letras, seguida pela manipulação de letras para formar palavras simples. Depois, os alunos serão desafiados a organizar as letras no painel alfabético. Por fim, revisões e jogos educativos serão conduzidos para consolidar o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto e às letras.
  • Aula 2: Formação de palavras utilizando letras móveis.
  • Aula 3: Organização das letras no painel alfabético.
  • Aula 4: Revisão e jogos educativos de fixação.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, com ênfase no processo de aprendizagem dos estudantes. Observações diretas e intervenções pontuais permitirão ao professor avaliar a habilidade de cada aluno em identificar as letras, formar palavras corretamente e memorizar a sequência alfabética. A participação e o engajamento nas atividades práticas, assim como a habilidade de realizar associações entre palavras e imagens, serão critérios importantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos aos alunos, com foco no encorajamento e na superação de dificuldades identificadas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo