Marília: Ontem e Hoje

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História local e compreensão do presente

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a história da cidade de Marília desde o seu surgimento até os dias atuais. Divididos em grupos, os estudantes serão encarregados de pesquisar e apresentar uma época específica da história da cidade, focando em aspectos como arquitetura, educação, infraestrutura e vida cotidiana. Utilizando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade favorece a colaboração, o engajamento e a criatividade. Os alunos recorrerão a recursos diversificados como fotografias antigas, entrevistas com moradores antigos, buscas em livros e fontes online para compilar informações. Cada grupo desenvolverá uma seção da linha do tempo, que ao final será unida às demais para criar um panorama colaborativo da evolução de Marília. Esta abordagem permite não apenas o aprendizado sobre a história local, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é habilitar os alunos a compreender a história local de Marília, destacando a importância da memória coletiva e dos registros históricos na construção da identidade de um lugar. Por meio da pesquisa colaborativa, os estudantes aprenderão a identificar e valorizar os marcos históricos, compreender as transformações sociais, econômicas e culturais ao longo do tempo, e refletir sobre como o passado influencia o presente. A atividade também tem como propósito desenvolver competências como pensamento crítico, habilidades de pesquisa e expressão oral e escrita, além de estimular a curiosidade e a apreciação pela história local.

  • Compreender a história e a evolução de Marília.
  • Identificar marcos históricos e pontos de transformação na cidade.
  • Valorizar a memória coletiva e os registros históricos locais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
  • Estimular a expressão oral e escrita por meio da apresentação de descobertas.

Conteúdo Programático

A atividade abordará tópicos essenciais para a compreensão da cidade de Marília, como sua fundação, os principais eventos históricos, mudanças na infraestrutura e no modo de vida de seus habitantes. Ao destacar as diferenças e semelhanças entre o passado e o presente, a linha do tempo criada pelos alunos servirá como um recurso visual poderoso para promover a reflexão sobre a evolução da cidade e a importância de cada época estudada na formação de sua identidade atual.

  • Fundação e crescimento inicial de Marília.
  • Principais transformações sociais, culturais e econômicas.
  • Desenvolvimento da arquitetura local e mudanças na paisagem urbana.
  • Evolução do sistema educacional e da vida cotidiana dos habitantes.
  • Importância dos registros históricos e da memória coletiva.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade instiga a curiosidade e o engajamento dos alunos através de um processo de descoberta e colaboração. Cada grupo ficará responsável por uma era específica, e deverá utilizar jogos de pesquisa e de construção de conhecimento para explorar os recursos disponíveis e compilar as informações encontradas. As apresentações finais das partes da linha do tempo serão feitas em formato de exposição, onde os alunos poderão interagir com as criações dos colegas, proporcionando um ambiente rico em aprendizagem e troca de conhecimentos.

  • Divisão da turma em grupos, cada um com uma época específica para pesquisar.
  • Pesquisa em fontes diversificadas como fotos, livros, internet e depoimentos.
  • Desenvolvimento de seções da linha do tempo utilizando ilustrações e textos.
  • Montagem da linha do tempo colaborativa com contribuições de todos os grupos.
  • Realização de uma exposição coletiva para apresentação dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 30 minutos cada, distribuídas em duas semanas. Inicialmente, haverá uma introdução ao projeto e à formação dos grupos. As sessões seguintes serão dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento dos segmentos da linha do tempo. A última aula será reservada para a montagem final da linha do tempo e para as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e coleta de material pelos grupos.
  • Aula 3: Desenvolvimento das seções da linha do tempo.
  • Aula 4: Montagem e apresentação da linha do tempo completa.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e na clareza das informações apresentadas nas seções da linha do tempo. Além disso, será considerada a capacidade de trabalhar em equipe, o engajamento com a atividade e a apresentação oral. Pontuação extra poderá ser atribuída pela utilização de recursos inovadores ou pela realização de entrevistas com residentes antigos da cidade. A avaliação final contemplará tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, ressaltando a importância do esforço colaborativo e do desenvolvimento de habilidades.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos materiais e recursos para a realização da atividade, tais como acesso à internet para pesquisas, fotografias antigas da cidade, livros de história local e material para artes como papel, lápis de cor, canetas e cola. Também será incentivada a interação com a comunidade, por meio de entrevistas com moradores mais antigos, possibilitando aos alunos uma experiência imersiva na história de Marília.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Fotografias antigas de Marília.
  • Livros e publicações sobre a história da cidade.
  • Material para artes (papel, canetas, lápis de cor, cola).
  • Gravador ou caderno para anotações de entrevistas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo