Expressões do Bem vs. Discurso de Ódio: O Que Dizemos Importa

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Liberdade de Expressão e Discursos de Ódio

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental abordarão a temática da liberdade de expressão frente aos discursos de ódio. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de uma comunicação respeitável e o impacto que as palavras podem ter na promoção da diversidade e do diálogo empático. Iniciaremos com uma breve discussão orientada pelo professor sobre a liberdade de expressão e suas responsabilidades, seguida por uma atividade prática em pequenos grupos. Estes grupos receberão coleções de recortes de diferentes mídias, que incluem exemplos de liberdade de expressão saudável e de discursos de ódio. A tarefa dos alunos será identificar e distinguir esses dois tipos de expressão. Posteriormente, cada grupo usará o aplicativo Canva para criar cartazes que almejem promover o respeito à diversidade e estimular o diálogo empático, combinando textos e imagens numa forma de expressão positiva. A atividade se culmina com uma apresentação dos cartazes criados pelos grupos, oferecendo uma plataforma para discussão e reflexão coletiva sobre o impacto duradouro das palavras na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo educacional sensibilizar os estudantes do 8º ano sobre a importância da liberdade de expressão e as implicações dos discursos de ódio. Visa instigar o pensamento crítico para diferenciar expressões saudáveis de comunicação das que propagam o ódio, além de promover a capacidade de expressão dos alunos de maneira construtiva e empática. Através da criação de cartazes digitais, os estudantes terão a oportunidade de combinar criatividade e responsabilidade social, refletindo sobre como podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. A exposição e discussão dos projetos finais incentivam a compreensão do impacto das palavras e das imagens na construção de um ambiente de respeito mútuo.

  • Diferenciar entre liberdade de expressão e discursos de ódio.
  • Compreender a responsabilidade que acompanha a liberdade de expressão.
  • Fomentar habilidades de comunicação empática e promover o diálogo intercultural.
  • Desenvolver competências de leitura crítica e interpretação de diferentes mídias.
  • Explorar a expressão criativa na promoção da diversidade e do respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
  • EF69LP32: Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na abordagem crítica à liberdade de expressão e no reconhecimento e combate aos discursos de ódio. Traduz-se em promover a competência comunicativa dos alunos para que possam expressar-se de maneira respeitosa e empática, além de desenvolver a capacidade de analisar diversificadas formas de mídia sob uma perspectiva crítica. A atividade busca integrar teoria e prática ao convidar os alunos a serem criadores de mensagens positivas, usando tecnologia digital.

  • Liberdade de expressão: definição e contexto sociocultural.
  • Identificação e análise de discursos de ódio.
  • Princípios de comunicação não-violenta e diálogo empático.
  • Uso de mídias digitais para criação e expressão.
  • Criação de campanhas visuais promovendo diversidade e inclusão.

Metodologia

Para a execução desta atividade, adotaremos uma metodologia ativa, incentivando a participação direta dos alunos no seu processo de aprendizagem. Através do diálogo inicial, estabeleceremos a base teórica e, em seguida, os alunos trabalharão em grupos para a análise de materiais e criação de cartazes digitais. Esta abordagem prática não só favorece a absorção do conteúdo de forma significativa mas também desenvolve habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e empatia.

  • Discussão orientada.
  • Trabalho em grupo para análise de conteúdo.
  • Uso do Canva para criação de cartazes.
  • Apresentação e discussão coletiva dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na discussão sobre liberdade de expressão e discursos de ódio. A segunda aula será destinada à análise de recortes de mídia e ao início do trabalho de criação dos cartazes. A terceira aula será dedicada à finalização e apresentação dos cartazes, seguida de uma reflexão coletiva.

  • Aula 1: Discussão sobre liberdade de expressão e discursos de ódio.
  • Aula 2: Análise de recortes de mídia e início da criação dos cartazes.
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos cartazes; reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na capacidade de análise e diferenciação entre liberdade de expressão e discursos de ódio demonstrada durante o trabalho em grupo, e na criatividade e coerência do cartaz produzido. Será valorizado o esforço em promover mensagens de respeito e inclusão. O processo de reflexão e feedback após as apresentações também comporá a avaliação, enfatizando a importância da autoavaliação e da capacidade de escuta.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos recortes de diversas mídias, como jornais, revistas e conteúdos digitais, selecionados pelo professor antecipadamente. O aplicativo Canva será usado para a criação dos cartazes, exigindo que os alunos tenham acesso a dispositivos conectados à Internet. Além disso, utilizaremos um data show para as apresentações finais dos cartazes, promovendo um ambiente propício para a discussão e compartilhamento das criações.

  • Recortes de mídias impressas e digitais.
  • Acesso ao aplicativo Canva.
  • Dispositivos conectados à internet (tablets, computadores).
  • Data show para apresentações.
  • Espaço para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo