Nesta atividade pedagógica, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental abordarão a temática da liberdade de expressão frente aos discursos de ódio. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de uma comunicação respeitável e o impacto que as palavras podem ter na promoção da diversidade e do diálogo empático. Iniciaremos com uma breve discussão orientada pelo professor sobre a liberdade de expressão e suas responsabilidades, seguida por uma atividade prática em pequenos grupos. Estes grupos receberão coleções de recortes de diferentes mídias, que incluem exemplos de liberdade de expressão saudável e de discursos de ódio. A tarefa dos alunos será identificar e distinguir esses dois tipos de expressão. Posteriormente, cada grupo usará o aplicativo Canva para criar cartazes que almejem promover o respeito à diversidade e estimular o diálogo empático, combinando textos e imagens numa forma de expressão positiva. A atividade se culmina com uma apresentação dos cartazes criados pelos grupos, oferecendo uma plataforma para discussão e reflexão coletiva sobre o impacto duradouro das palavras na sociedade.
Esta atividade tem como objetivo educacional sensibilizar os estudantes do 8º ano sobre a importância da liberdade de expressão e as implicações dos discursos de ódio. Visa instigar o pensamento crítico para diferenciar expressões saudáveis de comunicação das que propagam o ódio, além de promover a capacidade de expressão dos alunos de maneira construtiva e empática. Através da criação de cartazes digitais, os estudantes terão a oportunidade de combinar criatividade e responsabilidade social, refletindo sobre como podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. A exposição e discussão dos projetos finais incentivam a compreensão do impacto das palavras e das imagens na construção de um ambiente de respeito mútuo.
O conteúdo programático foca na abordagem crítica à liberdade de expressão e no reconhecimento e combate aos discursos de ódio. Traduz-se em promover a competência comunicativa dos alunos para que possam expressar-se de maneira respeitosa e empática, além de desenvolver a capacidade de analisar diversificadas formas de mídia sob uma perspectiva crítica. A atividade busca integrar teoria e prática ao convidar os alunos a serem criadores de mensagens positivas, usando tecnologia digital.
Para a execução desta atividade, adotaremos uma metodologia ativa, incentivando a participação direta dos alunos no seu processo de aprendizagem. Através do diálogo inicial, estabeleceremos a base teórica e, em seguida, os alunos trabalharão em grupos para a análise de materiais e criação de cartazes digitais. Esta abordagem prática não só favorece a absorção do conteúdo de forma significativa mas também desenvolve habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e empatia.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na discussão sobre liberdade de expressão e discursos de ódio. A segunda aula será destinada à análise de recortes de mídia e ao início do trabalho de criação dos cartazes. A terceira aula será dedicada à finalização e apresentação dos cartazes, seguida de uma reflexão coletiva.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na capacidade de análise e diferenciação entre liberdade de expressão e discursos de ódio demonstrada durante o trabalho em grupo, e na criatividade e coerência do cartaz produzido. Será valorizado o esforço em promover mensagens de respeito e inclusão. O processo de reflexão e feedback após as apresentações também comporá a avaliação, enfatizando a importância da autoavaliação e da capacidade de escuta.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recortes de diversas mídias, como jornais, revistas e conteúdos digitais, selecionados pelo professor antecipadamente. O aplicativo Canva será usado para a criação dos cartazes, exigindo que os alunos tenham acesso a dispositivos conectados à Internet. Além disso, utilizaremos um data show para as apresentações finais dos cartazes, promovendo um ambiente propício para a discussão e compartilhamento das criações.
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