Caça às Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Beatriz (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Caça às Figuras de Linguagem' é desenhada para engajar alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em um processo ativo de aprendizagem sobre figuras de linguagem, através de uma metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Jogos. Os estudantes serão organizados em pequenos grupos e receberão conjuntos de cartões que contém textos com diferentes figuras de linguagem como metáforas, hipérboles, personificações, entre outras. Cada grupo terá o desafio de identificar e classificar essas figuras levando em conta as características que as definem. A sala de aula será transformada em várias estações, com cada estação representando uma figura de linguagem específica. Os alunos deverão discutir em equipe para decidir o posicionamento de cada cartão, explicando e justificando suas escolhas em relação à classificação das figuras de linguagem identificadas. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades analíticas, o trabalho em equipe, bem como a compreensão detalhada e prática do uso e dos efeitos das figuras de linguagem na construção textual, preparando os alunos para reconhecer e empregar estas ferramentas linguísticas de maneira eficaz em seus próprios textos e na interpretação de textos diversos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 7º ano uma compreensão aprofundada das figuras de linguagem e de seus efeitos nos textos, através de uma metodologia dinâmica e participativa. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar, classificar e justificar o uso de diferentes figuras de linguagem como metáforas, hipérboles e personificações, compreendendo o impacto que esses recursos estilísticos acrescentam à expressividade e ao significado dos textos. Além disso, busca-se fomentar habilidades de trabalho em equipe, argumentação e análise crítica, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Identificar e classificar diferentes figuras de linguagem presentes em textos variados.
  • Compreender os efeitos de sentido e a importância do uso das figuras de linguagem na construção textual.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, discussão e justificação das escolhas feitas durante a atividade.
  • Fomentar a análise crítica e aprofundada dos textos a partir do reconhecimento de recursos estilísticos.
  • Aplicar o conhecimento adquirido sobre figuras de linguagem na produção de textos próprios.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça às Figuras de Linguagem' introduz os alunos ao estudo detalhado das figuras de linguagem, uma parte essencial da língua que enriquece a expressão textual e afeta a interpretação dos leitores. Focando na análise, identificação e classificação de figuras como metáforas, hipérboles e personificações, os alunos aprendem a reconhecer a importância desses recursos na construção de significado e na expressividade de textos variados. Este conteúdo propicia uma base sólida para futuras atividades de produção textual e análise literária, destacando a relevância das escolhas linguísticas para a eficácia comunicativa.

  • Definição e identificação das principais figuras de linguagem.
  • Análise dos efeitos de sentido das figuras de linguagem nos textos.
  • Discussão sobre a importância do uso de figuras de linguagem na expressividade textual.
  • Exercícios práticos de identificação e classificação das figuras de linguagem.
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos em produções textuais próprias.

Metodologia

A metodologia adotada para a realização desta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove um ambiente de ensino-aprendizagem dinâmico, colaborativo e participativo. Os alunos são organizados em grupos e enfrentam o desafio de classificar cartões com textos diversos às respectivas figuras de linguagem, promovendo interação, debate e raciocínio crítico. Essa abordagem permite que os estudantes se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, facilitando a assimilação dos conceitos de maneira mais significativa e duradoura.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para promover a aprendizagem colaborativa.
  • Utilização de cartões com textos que exemplificam diferentes figuras de linguagem.
  • Organização da sala em estações que representam as diversas figuras de linguagem.
  • Discussão e justificação das escolhas dos grupos sobre a classificação dos cartões.
  • Aplicação dos conceitos aprendidos em exercícios de produção de texto.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito das figuras de linguagem e receberão os cartões para análise e classificação. Na segunda aula, os alunos continuarão o trabalho de classificação e discussão, finalizando com uma reflexão sobre o aprendizado e a importância das figuras de linguagem nos textos.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática, discussão das escolhas e conclusão.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa, na capacidade de análise crítica demonstrada pelos alunos durante as discussões em grupo e na precisão e justificativa das classificações feitas. Além disso, será considerada a aplicação dos conceitos aprendidos em uma breve atividade de produção textual, onde os alunos deverão empregar as figuras de linguagem estudadas. O professor deverá observar o desenvolvimento das habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários cartões preparados previamente com trechos de textos que contenham exemplos variados de figuras de linguagem. Além disso, é essencial ter espaço adequado para a organização das estações temáticas na sala de aula. Materiais adicionais incluem quadro-negro ou quadro branco, marcadores, fita adesiva para fixar os cartões nas estações e material para anotação (cadernos, lápis). A utilização de recursos digitais, como apresentações em PowerPoint para introduzir os conceitos, também pode enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Cartões com textos que contêm figuras de linguagem.
  • Espaço na sala para as estações temáticas.
  • Quadro-negro ou quadro branco e marcadores.
  • Fita adesiva para fixação dos cartões.
  • Material para anotação dos alunos.
  • Recursos digitais para suporte teórico (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo