Criativos e Digitais: Da Escrita à Publicação

Desenvolvida por: Izabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e uso de tecnologias digitais

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão guiados em um processo criativo e colaborativo de produção textual, que envolve desde a concepção inicial de histórias curtas ou poemas até a publicação final de um e-book coletivo. Inicialmente, será solicitado que os estudantes esbocem suas ideias em papel, explorando sua criatividade e habilidades de escrita. Em seguida, eles formarão pequenos grupos para compartilhar suas criações e receber feedback, com foco especial na ortografia, pontuação e fluidez do texto. Essa interação será facilitada por uma roda de debate, onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu texto, defender suas ideias e considerar as sugestões dos colegas para aprimoramento. Após esta etapa de revisão coletiva, os alunos utilizarão programas de edição de texto para digitar, formatar e ilustrar suas obras, praticando habilidades tecnológicas essenciais. A culminância do projeto será a compilação dos trabalhos individuais em um e-book coletivo, que será compartilhado com toda a turma, destacando a importância da produção colaborativa e da revisão textual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é engajar os alunos na prática da escrita criativa, promovendo habilidades de leitura, escrita e oralidade, enquanto fortalecem sua capacidade de receber e oferecer feedback construtivo. Adicionalmente, visa-se introduzir o uso de tecnologias digitais no processo educativo, enfatizando a edição e publicação de textos em formatos digitais. Os alunos aprenderão a valorizar o processo de revisão como uma etapa fundamental na produção textual e experimentarão a publicação de seus trabalhos, proporcionando-lhes uma sensação de realização e a compreensão do potencial de compartilhamento de suas ideias.

  • Estimular a criatividade e expressão pessoal por meio da escrita de histórias curtas ou poemas.
  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
  • Praticar a revisão textual colaborativa, focando em ortografia, pontuação e fluidez.
  • Introduzir o uso de softwares de edição de texto para formatação e ilustração de textos.
  • Vivenciar o processo de publicação digital por meio da criação de um e-book coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

Essa atividade incorpora práticas de leitura, escrita e tecnologia, essenciais no currículo do Ensino Fundamental. Os estudantes são levados a explorar textos autorais, praticar o diálogo e a revisão crítica, e avançar em competências digitais por meio do uso de ferramentas de edição de texto. Essa abordagem holística fortalece não apenas suas habilidades linguísticas, mas também sua autoconfiança como autores e editores, preparando-os para as demandas comunicativas e tecnológicas contemporâneas.

  • Escrita criativa de histórias curtas e poemas.
  • Mecanismos de feedback coletivo e revisão textual.
  • Ortografia, pontuação e construção da fluidez no texto.
  • Uso de software de edição de texto para publicação digital.
  • Elementos de design e ilustração para complementar textos.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada, Roda de Debate, fomentará a interação entre os alunos, permitindo que compartilhem ideias, críticas e sugestões de forma construtiva. Esse ambiente de aprendizagem colaborativa será o cenário onde a escrita, leitura e revisão se tornam processos dinâmicos e coletivos. A utilização de programas de edição de texto introduzirá a dimensão digital no processo criativo, incentivando os alunos a explorar novas formas de expressão e apresentação de seus trabalhos.

  • Escrita individual de histórias ou poemas.
  • Compartilhamento e feedback em pequenos grupos.
  • Roda de debate para revisão coletiva e discussão.
  • Sessões de edição digital utilizando software específico.
  • Criação coletiva de um e-book com as obras finais.

Aulas e Sequências Didáticas

Dividida em duas aulas de 60 minutos, esta atividade começa com a produção textual e avança para revisão, edição e publicação. Na primeira aula, os alunos criarão e compartilharão seus textos, recebendo feedback inicial. Na segunda aula, dedicar-se-ão à revisão baseada nos comentários recebidos e à finalização digital dos textos, culminando na criação do e-book coletivo.

  • Aula 1: Escrita e compartilhamento inicial dos textos.
  • Aula 2: Revisão, edição digital e compilação do e-book.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação ativa dos alunos em todas as etapas: desde a criação inicial até o processo de revisão e edição. O foco estará na melhoria qualitativa dos textos, levando em conta o feedback recebido e a capacidade de incorporar sugestões de maneira construtiva. Além disso, a habilidade de utilizar as ferramentas de edição de texto e contribuir para o e-book coletivo serão critérios importantes. Exemplos de sucesso incluem a clareza do argumento, criatividade, correção ortográfica e atenção às sugestões de colegas e professores.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade será necessária a utilização de papel e lápis para os esboços iniciais, computadores com software de edição de texto para a fase de edição, e projetor ou quadro interativo para as apresentações na roda de debate. Considerando o elemento digital crucial, o acesso a recursos online para publicação do e-book também é imprescindível.

  • Papel e lápis para esboços iniciais.
  • Computadores com programa de edição de texto.
  • Projetor ou quadro interativo para apresentações.
  • Acesso à internet para publicação do e-book.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo