Acordes e Versos: Análise de Letras Musicais

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Textual

Nesta atividade prática, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a riqueza expressiva da linguagem poética presente nas letras de música. Divididos em grupos, eles receberão uma seleção variada de letras de músicas abrangendo diversos gêneros, indo do pop ao sertanejo, do rap à MPB. O principal objetivo será identificar e interpretar o uso de recursos expressivos sonoros, como rimas e aliterações, e semânticos, como metáforas e metonímias, explorando como esses elementos contribuem para o significado conotativo das palavras em oposição ao seu significado denotativo. Cada grupo, após a análise, apesentará suas descobertas, destacando como a escolha de palavras e construções linguísticas específicas enriquece o texto, conferindo-lhe camadas adicionais de significado e emoção. Esta atividade tem como meta não só desenvolver habilidades analíticas em relação à linguagem e à leitura, mas também promover uma apreciação mais profunda da arte e da poesia intrínsecas às letras de música, fomentando assim um maior interesse pela literatura em suas mais diversas formas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover o desenvolvimento de competências e habilidades analíticas em relação à linguagem, com foco particular na identificação e interpretação de recursos expressivos e semânticos em textos poéticos. Através da análise de letras de músicas, os alunos aprenderão a apreciar a complexidade e a beleza da construção poética, entendendo como a escolha de palavras e o emprego de elementos sonoros e figuras de linguagem contribuem para o jogo de significados que caracteriza a poesia. Além disso, espera-se incentivar uma atitude de apreciação crítica em relação à literatura e às artes em geral, enriquecendo a experiência de leitura dos estudantes e ampliando sua capacidade de expressão e compreensão linguística.

  • Identificar recursos expressivos sonoros e semânticos em letras de música.
  • Interpretar o significado conotativo e denotativo das palavras em contextos poéticos.
  • Desenvolver habilidades de análise textual.
  • Promover a apreciação da linguagem poética.
  • Fomentar habilidades de expressão e argumentação.

Conteúdo Programático

Esta atividade envolve a análise detalhada de letras de música, considerando-as como obras poéticas. Desta forma, os estudantes serão introduzidos às características específicas da linguagem poética, incluindo o uso de figuras de linguagem, recursos sonoros, e a construção de sentido através da conotação. Por meio da análise de textos de gêneros musicais diversos, os alunos terão a oportunidade de observar como diferentes artistas exploram a linguagem para expressar emoções, críticas sociais, histórias e visões de mundo, incentivando assim uma ampla apreciação e entendimento de diferentes formas de expressão cultural e artística.

  • Recursos expressivos sonoros (rimas, aliterações, etc).
  • Recursos expressivos semânticos (metáforas, metonímias, etc).
  • Análise de significado conotativo vs. denotativo.
  • Figuras de linguagem.
  • Estilos e gêneros musicais diversos.

Metodologia

Adotando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade envolverá os alunos de maneira prática e interativa, estimulando a aprendizagem por meio de 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os grupos trabalharão em conjunto para dissecar as letras de música atribuídas, utilizando ferramentas de análise textual e compartilhando insights em discussões guiadas. A interatividade será enfatizada com a criação de jogos de interpretação e quizzes sobre as canções analisadas, reforçando o aprendizado de forma lúdica e engajante.

  • Análise colaborativa em grupo de letras de música.
  • Discussão guiada sobre elementos de linguagem identificados.
  • Jogos de interpretação de texto.
  • Quizzes sobre conteúdo das músicas analisadas.
  • Apresentação grupal das conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas de carga horária. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos e introdução ao projeto, seguida de uma explicação dos objetivos e da metodologia. Nas duas aulas seguintes, os grupos realizarão a análise das letras, com momentos para pesquisa e discussões em grupo. A última aula será destinada às apresentações e à discussão geral sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Análise das letras de música em grupos.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e discussão geral.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo analítico empregado pelos alunos quanto nas apresentações finais. Serão avaliados a profundidade e a pertinência das análises feitas, a habilidade de identificar e explicar o uso de recursos expressivos e semânticos, e a capacidade de relacionar as escolhas linguísticas à construção de sentido na letra da música. A apresentação será um momento crucial para avaliar a capacidade dos alunos de comunicar efetivamente suas descobertas, valorizando também a criatividade na demonstração do entendimento das canções. Será incentivada a reflexão crítica e a capacidade de argumentação, com pontos extras para as análises que conseguirem estabelecer conexões com temas transversais, como questões sociais e culturais.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar uma variedade de letras de músicas de gêneros diversos, que podem ser acessadas online ou em formato impresso. Além disso, será útil contar com acesso à internet para pesquisas complementares e para a utilização de aplicativos de música, que podem enriquecer a análise com o contexto sonoro das composições. lousa e marcadores serão úteis para o registro das análises e discussões em grupo. Materiais como papel, canetas, e talvez tablets ou computadores, também poderão ser necessários para a pesquisa e apresentação dos resultados.

  • Letras de música impressas ou acesso online.
  • Acesso à internet para pesquisa complementar.
  • Aplicativos de música.
  • Lousa e marcadores para anotações grupais.
  • Papel, canetas, tablets ou computadores para pesquisa e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo