Diário de Bordo da Aventura Literária

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e expressão escrita e artística

A atividade 'Diário de Bordo da Aventura Literária' tem como objetivo principal estimular a leitura reflexiva, a expressão escrita e artística entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a lerem diversos livros ao longo de um determinado período. Após a leitura de cada livro, eles deverão registrar suas impressões, sentimentos, personagens favoritos, e os aprendizados obtidos em um diário de bordo. Além da escrita, os alunos terão a liberdade de ilustrar seus diários, criando uma rica documentação de suas jornadas literárias. Cada diário de bordo será dividido em capítulos, cada um correspondendo a um livro lido, incentivando assim, a organização e a capacidade de sintetizar as informações mais importantes. Ao final do período designado para a leitura, cada estudante terá a oportunidade de apresentar seu diário para a classe, promovendo um momento de compartilhamento de experiências literárias. Esta atividade visa não apenas reforçar a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal, mas também estimular a criatividade, a autoexpressão e o respeito pelas interpretações dos outros.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivos fomentar o hábito da leitura entre os alunos, desenvolver habilidades de interpretação de texto, promover a expressão escrita e artística, estimular a capacidade de síntese e resumo, além de incentivar a habilidade de apresentação em público. Ao criar e compartilhar seus diários de bordo, os alunos praticam a reflexão sobre suas leituras, desenvolvem a criatividade ao ilustrar e organizar seus diários, e exercitam a oratória e a escuta ativa durante as apresentações. Além disso, a atividade promove a valorização das diferentes interpretações e o respeito pelas opiniões alheias, contribuindo para a formação de alunos mais críticos, reflexivos e respeitosos.

  • Fomentar o hábito da leitura
  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto
  • Promover a expressão escrita e artística
  • Estimular a capacidade de síntese e resumo
  • Incentivar a habilidade de apresentação em público

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF35LP19) Produzir textos escritos, digitais e multimodais, considerando sua finalidade e o destinatário.
  • (EF35LP04) Inferir o sentido de palavras ou expressões.
  • (EF15AR04) Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume, textura) na produção de desenhos, pinturas, colagens.
  • (EF03HI06) Identificar mudanças e permanências nas formas de registrar as experiências humanas, valendo-se da análise de pinturas, desenhos, músicas e outras expressões artísticas.
  • (EF02LP26) Planejar e produzir textos orais e escritos, em papel ou digital, considerando a situação comunicativa, a finalidade, a circulação, o objeto, o suporte, os interlocutores, a linguagem e o estilo do gênero

Conteúdo Programático

No âmbito deste projeto, o conteúdo programático abarcará leitura de diversos gêneros literários, técnicas básicas de escrita criativa e expressiva, introdução à crítica literária por meio da reflexão e opinião pessoal, elementos básicos da ilustração e da composição visual, além de práticas de oratória e apresentação em público. Os alunos aprenderão a condensar suas leituras em registros que capturam a essência das obras, a expressar suas reações e aprendizados de maneira criativa e a compartilhar suas descobertas com os colegas, fomentando assim um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Leitura de diversos gêneros literários
  • Técnicas de escrita criativa e expressiva
  • Introdução à crítica literária
  • Elementos de ilustração e composição visual
  • Práticas de oratória e apresentação em público

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e Mão-na-massa, a atividade será desenvolvida através de leituras individuais seguidas de sessões de escrita e ilustração no diário de bordo. Os alunos serão incentivados a experimentar com diferentes formas de expressão, combinando texto e imagem para documentar suas experiências de leitura. As apresentações finais oferecerão uma oportunidade de praticar a oratória, enquanto o feedback dos colegas e professores promoverá a reflexão e o aprimoramento. A colaboração será estimulada em todas as etapas, com momentos dedicados a compartilhar ideias e estratégias de escrita e ilustração.

  • Leituras individuais
  • Sessões de escrita e ilustração no diário
  • Experimentação com diferentes formas de expressão
  • Apresentações finais e prática de oratória
  • Feedback colaborativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, distribuídas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, exploração dos livros a serem lidos e início da montagem dos diários de bordo. A segunda aula será dedicada à conclusão dos diários, preparação e realização das apresentações em sala.

  • Aula 1: Introdução a atividade e começar a montagem dos diários de bordo
  • Aula 2: Conclusão dos diários e preparação/apresentação das aventuras literárias

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de desenvolvimento dos diários quanto nas apresentações finais. Cada diário será avaliado de acordo com a criatividade, a organização, a profundidade das reflexões e a qualidade das ilustrações. As apresentações serão avaliadas considerando a clareza, o engajamento com o público e a capacidade de transmitir as ideias principais dos livros lidos. Além disso, a participação ativa durante o processo de feedback colaborativo e a maneira como os alunos incorporam as sugestões recebidas em seus trabalhos finais também serão critérios importantes. Exemplos e critérios específicos serão discutidos com os alunos no início do projeto para garantir uma compreensão clara das expectativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e desenho, como lápis, canetas, papeis coloridos, tesouras e cola, além de acesso a uma biblioteca com uma variedade de livros adequados à faixa etária. Recursos digitais também podem ser incorporados, permitindo a exploração de diários eletrônicos ou apresentações online. O professor deverá fornecer uma lista de livros recomendados para incentivar uma variedade de experiências de leitura, bem como exemplos de diários de bordo e técnicas de ilustração para inspirar os alunos.

  • Materiais de escrita e desenho
  • Acesso a uma variedade de livros
  • Exemplos de diários de bordo e técnicas de ilustração
  • Recursos digitais para diários eletrônicos ou apresentações online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo