Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos poemas visuais e concretos, explorando como as palavras podem criar imagens e transmitir emoções além do conteúdo escrito. Os participantes terão a oportunidade de apreciar diferentes exemplos dessa modalidade poética, selecionar um poema para análise e, inspirados pelas técnicas observadas, criar seus próprios poemas visuais. A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos mergulhem na teoria e prática dessa forma de arte literária. Durante a fase de apreciação coletiva, cada aluno terá a chance de compartilhar seu trabalho, discutir suas escolhas estéticas e a disposição das palavras, promovendo a valorização da diversidade cultural e expressiva encontrada nos poemas visuais e concretos. Este plano de aula busca desenvolver habilidades de leitura, interpretação, criatividade e apresentação oral, incentivando os estudantes a apreciar e produzir literatura de uma forma inovadora e inspiradora.
O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o conceito e a estética dos poemas visuais e concretos, estimulando a capacidade de leitura crítica e a interpretação criativa de textos. Procura-se incentivar a expressão individual por meio da criação de poemas que combinem visualidade e textualidade, além de promover o respeito e a apreciação pela diversidade das expressões culturais e artísticas. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar e criar poemas visuais, aplicando conceitos literários de forma prática e reflexiva.
Este módulo cobrirá o entendimento e a aplicação de poemas visuais e concretos, focando na maneira como os aspectos visuais dos textos contribuem para o significado geral e a experiência do leitor. Abordará a história e os elementos fundamentais dos poemas visuais e concretos, além de técnicas para análise e criação de trabalhos próprios dos alunos, conduzindo-os através de exemplos da literatura até a produção autoral.
A metodologia ativa será aplicada para envolver os alunos de maneira participativa e criativa. Compreenderá atividades de exploração e análise de poemas visuais e concretos existentes e a posterior criação de poemas pelos alunos. A aprendizagem se dará tanto individualmente quanto em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar insights e feedbacks sobre as criações uns dos outros, respeitando a diversidade de interpretações e expressões.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, focaremos na introdução e análise de poemas visuais e concretos, preparando o terreno para a criação dos poemas pelos alunos. A segunda aula será dedicada à criação, apresentação e apreciação dos poemas feitos pelos alunos, permitindo um momento rico em troca de feedbacks e apreciação artística.
A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação ativa dos alunos nas discussões, sua habilidade de interpretar poemas visuais e concretos e a originalidade e esforço demonstrados na criação de seus próprios poemas. Serão avaliadas, igualmente, as habilidades de comunicação durante as apresentações e a capacidade de oferecer e receber feedback construtivo. Os critérios incluirão criatividade, compreensão dos conceitos abordados e a habilidade de expressar ideias por meio das características únicas dos poemas visuais e concretos.
Para a execução dessa atividade, serão utilizados diversos recursos, tais como exemplos impressos ou digitais de poemas visuais e concretos, materiais para a criação dos poemas (papel, canetas coloridas, lápis, etc.), e dispositivos digitais para a pesquisa e apresentação dos poemas. Estes recursos permitirão aos alunos a exploração e criação de conteúdo de maneira rica e diversificada, proporcionando uma experiência de aprendizagem completa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula